• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Shih-Tzu

M

MMAD

Visitante
O Shih-Tzu é uma raça de cães originária do Tibet. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso_Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.

Aparência

Seu porte altivo é a sua característica principal. A pelagem é comprida e sedosa com um bom sub-pêlo. É chamado de cão crisântemo por causa do aspecto de sua cara. Sua cabeça é redonda e os olhos bem separados. O focinho é quadrado e curto não possuindo rugas. A altura do Shih-Tzu varia entre 20 e 28 cm e seu peso fica normalmente entre 4 e 7,5 kg. O rabo é muito peludo, elevado e encurvado sobre o dorso.

Os Shih Tzu existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares tenham uma marca branca na cabeça.

Fator Genético

Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se cruzarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês, do que o Shih-Tzu.

Tal característica é perceptível a partir dos 2 meses de idade e não é bem recebida, sendo que exemplares deste tipo devem ser proibidos de reproduzir (mas nunca abandone ou maltrate um cão, é anti-ético além de ser crime!). Acredita-se que esta característica genética seja herança do Spaniel do Tibete, que teria participado na formação do Shih Tzu, dando origem aos smooth coat. Algo semelhante acontece também com os Lhasa Apsos.

Temperamento

Os cães da raça Shih-Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas convivência em apartamentos ou áreas similares. São bastante educados com relação à suas necessidades fisiológicas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades; adoram beber água; adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem); adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito.

História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.

Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

A raça Shih-Tzu também sofre de "Coprofagia", prática de comer fezes. Ocorre em algumas espécies de animais, como cães e gatos, insetos e aves.

250px-Shih-Tzu.JPG
 

LalaBelfo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Olá. O meu nome é Cláudia e tenho um Shih-Tzu com pouco mais de um ano de idade.
Ele é muito traquina e brincalhão, é também muito meigo e carente. Mas mais do que isto, é teimoso!

Desde sempre que tento ensiná-lo a fazer as necessidades nos sítios certos. Quando veio para minha casa ainda bebé, ensinei-o a fazer no jornal, o que de pouco serviu porque raramente ele lá fazia. Depois experimentei tirar o jornal e deixá-lo no quintal num sítio certo para ele se habituar a fazer só ali, tal como o outro cão que tenho, com o qual nunca tive problemas em relação a isto.

Nada resulta. O meu quarto é no sótão, onde o Balú (Shih-Tzu) passa a maior parte do tempo e às vezes, mesmo depois de ele fazer xixi lá fora no quintal, vem fazê-lo também no sotão. Quando isto acontece eu mostro-lhe o xixi, dou-lhe com o chinelo no lombo e ponho-o de castigo.

Aqui em casa já experimentámos de tudo, mas não há nada que resulte! Alguém me pode ajudar? Ele faz xixi e cocó em todo o lado. Nas paredes, nos sofás (não em cima, mas de lado alçando as patas), nas portas, nos armários, .... não sei mais o que fazer!

Agradecia ajuda e conselhos.


Obrigada
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Olá. O meu nome é Cláudia e tenho um Shih-Tzu com pouco mais de um ano de idade.
Ele é muito traquina e brincalhão, é também muito meigo e carente. Mas mais do que isto, é teimoso!

Desde sempre que tento ensiná-lo a fazer as necessidades nos sítios certos. Quando veio para minha casa ainda bebé, ensinei-o a fazer no jornal, o que de pouco serviu porque raramente ele lá fazia. Depois experimentei tirar o jornal e deixá-lo no quintal num sítio certo para ele se habituar a fazer só ali, tal como o outro cão que tenho, com o qual nunca tive problemas em relação a isto.

Nada resulta. O meu quarto é no sótão, onde o Balú (Shih-Tzu) passa a maior parte do tempo e às vezes, mesmo depois de ele fazer xixi lá fora no quintal, vem fazê-lo também no sotão. Quando isto acontece eu mostro-lhe o xixi, dou-lhe com o chinelo no lombo e ponho-o de castigo.

Aqui em casa já experimentámos de tudo, mas não há nada que resulte! Alguém me pode ajudar? Ele faz xixi e cocó em todo o lado. Nas paredes, nos sofás (não em cima, mas de lado alçando as patas), nas portas, nos armários, .... não sei mais o que fazer!

Agradecia ajuda e conselhos.


Obrigada

utilize um jornal em vez do chinelo, vai ter mais medo, e quando se corrige algo tem de ser no acto para o animal compreender a razao de ser :espi28:repreendido
 

LalaBelfo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
utilize um jornal em vez do chinelo, vai ter mais medo, e quando se corrige algo tem de ser no acto para o animal compreender a razao de ser :espi28:repreendido

Nós já usámos o jornal enrolado para lhe dar no lombo antes de o meter de castigo. Já usámos vários tipos de castigo, deixando-o fechado em sítios mais pequenos ou não... Já tentámos de tudo! Mas a teimosia dele prevalece sempre.. Melhora um dia ou outro mas depois volta a fazer xixi e cocó pela casa. Não sabemos mais o que fazer.

Já li em vários sítios que esta raça é dificil de aprender, leva algum tempo exactamente pela teimosia, mas ele já tem um ano e não há maneira de aprender. Começamos a ficar desesperados porque nunca o podemos deixar andar em lado nenhum, temos de estar sempre preocupados se ele anda onde não deve e se fez xixi em algum lado.

Já era tempo de ele aprender e não há meio! O que é que eu faço?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Nós já usámos o jornal enrolado para lhe dar no lombo antes de o meter de castigo. Já usámos vários tipos de castigo, deixando-o fechado em sítios mais pequenos ou não... Já tentámos de tudo! Mas a teimosia dele prevalece sempre.. Melhora um dia ou outro mas depois volta a fazer xixi e cocó pela casa. Não sabemos mais o que fazer.

Já li em vários sítios que esta raça é dificil de aprender, leva algum tempo exactamente pela teimosia, mas ele já tem um ano e não há maneira de aprender. Começamos a ficar desesperados porque nunca o podemos deixar andar em lado nenhum, temos de estar sempre preocupados se ele anda onde não deve e se fez xixi em algum lado.

Já era tempo de ele aprender e não há meio! O que é que eu faço?
A paciência é uma virtude.... se ele se portar bem leva um doce, senão jornalinho terá de ser assim até fazer no sitio certo :espi28:
 

LalaBelfo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
A paciência é uma virtude.... se ele se portar bem leva um doce, senão jornalinho terá de ser assim até fazer no sitio certo :espi28:

E como é que eu o faço entender que se portou bem em não fazer xixi e cocó por exemplo durante a noite, no meu quarto? Ele dorme no meu quarto e há noites em que faz xixi e cocó e outras que não faz nada. Não lhe vou dar "prémio" quando ele não faz certo? Ele não vai perceber...
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
E como é que eu o faço entender que se portou bem em não fazer xixi e cocó por exemplo durante a noite, no meu quarto? Ele dorme no meu quarto e há noites em que faz xixi e cocó e outras que não faz nada. Não lhe vou dar "prémio" quando ele não faz certo? Ele não vai perceber...

quando ele fizer o "serviço" no sitio certo recebe uma recompensa com o tempo ele ira compreender o sitio certo, mas os animais nao sao de ferro, se tiverem mesmo com vontade, têm de fazer seja onde for, tipo se for com ele a rua de manha e a tarde/noite ele ja nao irá fazer em casa percebe?
 
Topo