• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

SIC vai mudar para formato 16:9 a partir das eleiçõe

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A única diferença é que eu vi a RTP Memória da Nos e essa é Meo mas o canal é partilhado e portanto uma das indicações está mal e não é a minha ....

Se eu for à Nos é igual aqui.... como escrevi, deve ter que existir outra forma de ver isto.... acabo de confirmar que a Solo2 "diz" que está tudo em 16:9...

Mas mexendo aqui nas definições da box visualizo, por exemplo, a TVI em 4:3 e com as mesmas definições vejo a RTP Memória em 16/9.
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
hxEAEnv.png

Como escrevi, não sei como chegar a uma conclusão que seja a correcta....

Normalmente não é difícil ver se a emissão é em 16/9 real ou 4/3

nesse caso da RTP Memoria até é fácil de ver ,
esse programa em causa é dos anos 90 princípios dos 2000 e gravado em 4/3 e sendo a emissão da RTP memoria em real 16/9 a mesma imagem mesmo em sistema auto da tv apareceria sempre em 4/3 o que não é o caso porque aparece na totalidade do ecram e por isso um 16/9 forçado.

Quando temos em autodetecção uma emissora real em 16/9 ao emitir um programa em 16/9 naturalmente aparece a imagem na totalidade do ecram ,quando a mesma emite um programa em 4/3 ele aparece tipo ao meio do ecram na tal formato 4/3 com as tais barras pretas nas laterais .

Quando uma emissora 4/3 emite um programa 16/9 aparecem as tais barras pretas horizontais .
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
E se não conheces o programa, como é que saberias se era um 16:9 "forçado"?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
a sic está novamente em 16:9

devem estar a mudar aos poucos
 

Anexos

  • sic16_9.jpg
    sic16_9.jpg
    32.9 KB · Visualizações: 19

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Que coisa estranha, na Meo dá outro valor no tamanho da imagem a comparar com a NOS. Fiz isto remotamente, não estou junto da tv para ver se existe alguma diferença na imagem da novela, se na NOS vemos a imagem real e na Meo com algum scale, ou vice-versa
 

Anexos

  • sicmeo.jpg
    sicmeo.jpg
    29.2 KB · Visualizações: 13

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Eu confio plenamente na informação que a Dream de dá acerca dos canais
Essa diferença 720 para 704 existe em quase todos os canais SD Nos/Meo
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
falta é ver no TDT mesmo como está agora a SIC (sendo esse o assunto do topico)
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
ja voltou ao 4:3
 

Anexos

  • updatesic.jpg
    updatesic.jpg
    29 KB · Visualizações: 11

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eh pá, vocês estão a fazer tudo mal! É nos televisores que se vê qual o formato da emissão, não nas box!
E a nova novela não está a ser emitida em 16:9 porque eu experimentei a por o formato em Original no meu LG e a imagem ficou em 4:3.

DX2
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Eh pá, vocês estão a fazer tudo mal! É nos televisores que se vê qual o formato da emissão, não nas box!
E a nova novela não está a ser emitida em 16:9 porque eu experimentei a por o formato em Original no meu LG e a imagem ficou em 4:3.

DX2
Ontem também testei lol ainda é cedo lol
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Eh pá, vocês estão a fazer tudo mal! É nos televisores que se vê qual o formato da emissão, não nas box!
E a nova novela não está a ser emitida em 16:9 porque eu experimentei a por o formato em Original no meu LG e a imagem ficou em 4:3.

DX2

Aqui posso colocar em "just scan" no LG que tudo o que sai da box a informação que é dada é que está em 16:9.... e faça o que fizer na box! Agora o que está em 4:3, se retirar o "modo de escala" na box aparece nesse formato no LG....

A SIC neste momento está em 4:3... o Canal Parlamento e o "canal" HD em 16:9.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O que eu quis dizer é que só na TDT é que se consegue saber ao certo o formato dos canais porque não existe a "interferência" das configurações do receptor, que podem "enganar" o televisor.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O que eu quis dizer é que só na TDT é que se consegue saber ao certo o formato dos canais porque não existe a "interferência" das configurações do receptor, que podem "enganar" o televisor.

DX2

Sim é basicamente isso... apesar de não perceber a razão... as informações que coloquei em #33 foram obtidas com o televisor com o sinal TDT.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas na #33 não te estavas a referir ao que vem da box?

Aqui posso colocar em "just scan" no LG que tudo o que sai da box a informação que é dada é que está em 16:9.... e faça o que fizer na box! Agora o que está em 4:3, se retirar o "modo de escala" na box aparece nesse formato no LG....


DX2
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
A Box não engana mas as LG não sei
Claro que é melhor comprar TVs a sério tipo Philips, Panasonic ou Sharp
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Se puderam dar o feedback sobre a transmissão do jogo que vai já dar, não era mau....

Estou em TDT e isto ora está com barras ora sem barras... aqui não consigo a função "just scan", defini "original".
 
Topo