Portal Chamar Táxi

Informação Sinais de que o seu fígado está com problemas, alerta hepatologista

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
51,106
Gostos Recebidos
1,239
naom_6996e6989ed64.webp


O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano ao acumular mais de 500 funções, entre elas a desintoxicação do organismo, a regulação da coagulação do sangue, entre outras.


Em declarações ao jornal Metrópoles, a hepatologista Liz Marjorie referiu que o corpo dá sinais importantes em como o fígado está comprometido.


Estes sinais, importa sublinhar, tendem a surgir em fases mais avançadas de adoecimento do órgão.


A médica realça que o mais comum é o inchaço nas perdas e na zona abdominal, além do cansaço em excesso que não melhora, mesmo com descanso. Em casos mais sérios poderá ainda ocorrer confusão mental, quadro classificado como encefalopatia hepática.


"Esta condição indica falência na função de desintoxicação do fígado", realça ainda.


É importante fazer exames de rotina uma vez que as doenças hepáticas são "silenciosas no início". "As alterações aparecem primeiros nos exames de sangue, antes mesmo do surgimento de sintomas", alerta a hepatologista.


Fígado gordo: o que é?


Em Portugal, conforme realça a CUF, cerca de 15% dos adultos sofrem de fígado gordo, doença também conhecida com esteatose hepática e que se caracteriza pela acumulação de gordura nas células do fígado.


Os sintomas mais comuns são:


  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vómitos;
  • Icterícia;
  • Febre;
  • Ascite (distensão do abdómen por acumulação de líquido).

Já as causas são:


  • Medicamentos (amiodarona, estrogénios, corticoides, tamoxifeno, antiretrovirais, tetraciclinas);
  • Certas doenças metabólicas genéticas;
  • Perda de peso rápida;
  • Formas artificiais de nutrição;
  • Ingestão de toxinas (produtos químicos e cogumelos).

"A gordura que é ingerida é metabolizada no fígado e noutros tecidos. Se ela for excessiva, fica armazenada no tecido adiposo. Daí pode ser transferida para outros locais e também para o fígado. Noutros casos, a gordura acumula-se neste órgão que se revela incapaz de a transformar para ser eliminada", realça o website.


A melhor forma de prevenir esta doença passa por adotar e manter um estilo de vida saudável, praticando regularmente exercício físico e consumindo álcool com moderação.


"Deve-se ainda preferir o peixe e as carnes magras às carnes vermelhas e à carne de porco. É igualmente útil suplementar a dieta com substâncias capazes de prevenir esta doença e melhorar a função do fígado como: a vitamina E e C, o selénio, o ómega-3 e o ginseng, entre outros", completa o referido website.

IN:NM
 
Topo