Portal Chamar Táxi

Notícias "Situação terrível": Tempestade provoca deslizamento de terras e deixa centenas de casas em perigo na Sicília

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
60,468
Gostos Recebidos
1,775
"Situação terrível": Tempestade provoca deslizamento de terras e deixa centenas de casas em perigo na Sicília

img_531x354uu2026-01-27-12-50-21-2262837.jpg


Autarca de Niscemi teme que o centro histórico possa ser engolido. Mais de 1.500 pessoas foram retiradas de casa.

Mais de 1.500 pessoas tiveram que ser retiradas das suas casas na cidade de Niscemi, na Sicília, em Itália, na sequência da tempestade Harry, que provocou no domingo um enorme deslizamento de terras numa encosta, deixando centenas de habitações em perigo. As imagens são impressionantes.

O autarca da cidade diz que "a situação é terrível" e que o deslizamento de terras estendeu-se por cerca de quatro quilómetros. Massimiliano Conti acrescentou que a cratera continua a aumentar e ameaça engolir o centro histórico da cidade.

"Ninguém pode ficar indiferente a uma situação destas. Felizmente, não houve feridos, apenas danos nas casas”, disse.

Imagens e vídeos mostram casas à beira do desabamento. Salvatore Cocina, diretor-geral da Defesa Civil da Sicília, afirmou na noite de segunda-feira que "todas as habitações num raio de 50 a 70 metros correm o risco de desabar."

As escolas estão fechadas esta terça-feira e a estrada que liga Niscemi à cidade costeira de Gela foi interditada.

Niscemi tem uma população de cerca de 25.000 habitantes. Muitos das pessoas retiradas estavam nas suas casas e centenas passaram as duas últimas noites numa arena desportiva disponibilizada pela câmara da cidade.

"A situação é crítica, sobretudo porque as derrocadas continuam, e a chuva não está a ajudar. Estamos a acompanhar a situação ao minuto", acrescentou o diretor-geral da Defesa Civil da Sicília.

O Governo italiano declarou, na segunda-feira, estado de emergência nacional nas regiões da Calábria, Sicília e Sardenha devido à passagem da tempestade Harry, que não causou vítimas mortais, mas provocou avultados prejuízos.

Correio da Manhã
 
Topo