- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,085
- Gostos Recebidos
- 481

Sociedade de Pneumologia e Fundação Champalimaud assinam protocolo
O diagnóstico precoce do cancro do pulmão é uma das áreas de cooperação entre a Sociedade Portuguesa de Pneumologia e a Fundação Champalimaud no âmbito de um protocolo entre as duas entidades que é hoje assinado em Tróia.
«É um protocolo que vai incidir sobretudo em duas áreas: em aspectos de natureza científica, em trabalhos de investigação, designadamente no diagnóstico precoce do cancro do pulmão, e na área da formação pós-graduada», disse à Lusa Carlos Robalo, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
«Associámo-nos a uma instituição como a Fundação Champalimaud, que tem prestígio e capacidade instalada, quer de equipamento quer de recursos humanos, para assim potenciarmos o trabalho de ambas as instituições», acrescentou.
Carlos Robalo e Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, assinam o protocolo entre as duas instituições esta sexta-feira, no primeiro dia do XXVIII Congresso de Pneumologia, que reúne mais de 600 profissionais de diversas áreas da saúde respiratória no Complexo Turístico de Tróia.
O XXVIII Congresso de Pneumologia conta com as participações de Cristina Barbara, directora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias (PNDR), Francesco Blasi, Presidente da European Respiratory Society (ERS) e representantes das principais sociedades científicas Espanholas e Latino-Americanas.
«Lugar marcado para o conhecimento» é o mote do encontro em que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia também pretende lançar um desafio para a «referenciação de doenças respiratórias em Portugal».
Fonte: Lusa/SOL