- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,146
- Gostos Recebidos
- 1,249
Um jovem soldado francês morreu depois de ter sido baleado na cabeça quando participava num jogo com outros soldados durante uma festa. A notícia foi avançada pela imprensa francesa, que dá ainda conta de que se trata de Alexandre Lanckbeen, de 20 anos, e que o incidente ocorreu no passado sábado.
O brigadeiro ficou ferido de forma crítica durante a festa, que envolvia álcool, no Hospital Militar de Ensino Percy, em Clamart, a oeste de Paris.
Segundo os procuradores franceses, foi descarregada uma arma durante o que foi descrito como um jogo entre os soldados e uma das balas atingiu Lanckbeen na cabeça.
O governador militar de Paris, Loïc Mizon, disse, esta sexta-feira, que foi com "profunda tristeza" que ficou a saber da morte do jovem como resultado dos ferimentos. "Desejo expressar a minha profunda compaixão para com a família e os entes queridos e garantir-lhes que têm o total apoio das forças armadas", referiu numa publicação na rede social X.
O soldado servia no 35.º Regimento de Artilharia de Paraquedistas e foi destacado como parte da Operação Sentinelle, uma operação de segurança interna de longa duração.
Mas como aconteceu?
Segundo os procuradores encarregues do caso, durante a noite de sábado, quatro soldados alojados no Hospital Percy começaram a jogar um jogo que consistia em tentar desarmar um colega e inutilizar a sua arma. A arma geralmente está descarregada durante o jogo, mas este não foi o caso naquela ocasião.
Durante o jogo, um tiro foi disparado e atingiu Lanckbeen na cabeça.
Três soldados que faziam parte da mesma operação foram presentes a um tribunal de Paris, na terça-feira, devido ao tiroteio. Segundo relata a imprensa local, um dos soldados foi acusado de "violência com arma resultando em incapacidade permanente e de desobedecer a ordens devido ao consumo de álcool".
Os outros dois soldados terão alegadamente sido acusados de "lesão corporal involuntária que resultou em incapacidade para trabalhar por mais de três meses, por meio de violação manifestamente deliberada da obrigação regulamentar de segurança ou cautela".
Foram também acusados de "adulterar uma cena de crime para obstruir o curso da justiça".
Depois de Lanckbeen ter morrido, é esperado que as acusações sejam reajustadas. A investigação foi entregue ao serviço de investigação criminal de Hauts-de-Seine.
IN:NM
