Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

Steve Jobs pensou criar uma operadora aquando do lançamento do primeiro iPhone em 2007, revelou um antigo executivo do sector das telecomunicaçõesA revelação foi feita por John Stanton, fundador da antiga operadora norte-americana Western Wireless, que mais tarde deu origem à actual T-Mobile, durante um evento que decorreu nos EUA, avança o portal Network World.
Segundo Stanton, considerado um dos pioneiros do sector das telecomunicações, Steve Jobs abordou-o por diversas vezes entre 2005 e 2007 para saber se seria possível criar uma nova operadora para o iPhone que utilizasse espectro WiFi não licenciado.
O fundador da Western Wireless acrescentou que o objectivo do recentemente falecido líder da Apple era ter um maior controlo sobre o smartphone, em detrimento das operadoras, mas a estratégia de Jobs acabou por não avançar e o iPhone foi lançado em 2007 em parceria com a AT&T, depois de Jobs desistir da ideia.
Apesar de o plano de Steve Jobs não ter saído do papel, John Stanton acredita contudo que a chegada do iPhone ao mercado acabou por alterar o panorama, pois garantiu à fabricante um maior controlo sobre as receitas do dispositivo.
Citado pelo Network World o empresário afirma que «se eu tivesse uma operadora, estaria preocupado com esta mudança de poder dramática que ocorreu», aludindo ao facto de tanto a Apple como a Google, com o Android, estarem a lucrar com aplicações que poderiam estar sob a alçada das operadoras.
SOL