O amigo PSonic tinha razão, é mesmo da velocidade de transmissão de dados!!!! Acabei de ligar todos os aparelhos por cabo e vi um stream fantastico, imagem fluida, 5 estrelas... Resta saber se com o powerline o problema fica resolvido... Tenho mais uma questão, tenho obrigatoriamente de ver o que canal que o aparelho está a transmitir ou existe algum soft que possibilite stream de outros!!!? Deus te pague...
se queres meter powerline ficas com o problema resolvido, recomendo sistemas acima de 200mbps. Meti uma coisa dessas (Kit de 2 + 1) na casa de uma amigo q é antiga e grande q o wifi nao conseguia chegar a todo lado e onde chegava nao tinha grande velocidade. Está la a funcionar já quase à 2 anos sem problemas. No link que mostrei da tp-link ha varios modelos e uns q até ja wifi integrado. No teu caso podes aproveitar o AP q tens para levar um 2º sinal wifi para mais longe (o modo repeater nao presta pq perde mto, é melhor sempre o modo AP), o powerline é como se fosse uma normal ficha de rede e podes ligar directo onde queres, pcs, routers, switchs, APs, etc.
qt à 2ª questao podes ver 2 ou mais canais em simultaneo desde q esteja tudo na mesma frequencia (boxes com apenas 1 tuner, em boxes com 2 ou mais tuners é à vontade). Dou-te o exemplo como fazer com 2 canais em simultaneo, no equipamento remoto (pc,tablet, etc) mudas para o canal q queres e começas a fazer stream. Qd a imagem começar a dar no aparelho remoto na box abre a lista de canais, aí ja vais ver que mtos canais ficaram mais escuros (nao podem ser escolhidos pq estão em outra frequencia) e tens outros à cor normal q podes escolher na box e assim consegues um canal no aparelho remoto e outro na TV.
Qd andei a brincar mais com isso até conseguia ver as 4 SportTv ao mesmo tempo (só na Zona pq estão todas no mesmo TP) e como fazia perguntas tu.
Pelo webif descarregava os files de cada SportTV e renomeava para "sp1", "sp2" e "sp3". Depois com os files no desktop abria tres players e carregava cada file e cada player começa a dar o seu canal, na tv metia na sporttv4 e pronto. Tinha no pc 3 canais da sporttv e na tv outro, isto sim requer velocidade de rede!!!!

Em aparelhos moveis é igual, por exemplo no teu tlm (com o TiMote pois possibilita escolher o stream sem mudar o canal na box) escolhes o canal a fazer stream, em outro tlm/pc/tablet escolhes outro stream e na tv outro canal e tudo funciona impecavel.
Mas tudo isto como disse só é possivel entre canais na mesma frequencia, nesse aspecto acho a Zona melhor pq costuma ter na mesma frequencia os canais do mesmo tipo. Na Miau no caso da sporttv so consegues ver em simultaneo 2 dos 4 canais (isto foi antes da ultima actualização de canais, nao sei como ficou agora)