• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tarifa Social Energia

corpina

GF Prata
Entrou
Abr 4, 2012
Mensagens
195
Gostos Recebidos
25
Caros amigos alguém me pode tirar uma duvida?
É o seguinte:
Desde que o meu pai faleceu a minha mãe passou a ter direito á tarifa social de energia, até aqui tudo bem porque esse beneficio foi-lhe atribuído assim que o pedido foi formulado.
O problema está no desconto do IVA a que a minha mãe tem direito nos primeiros 100 kwh cada Mês, trata-se disto:
No ano passado (salvo erro), houve uma redução do IVA dos 13% para os 6%.
Valor que incide sobre os primeiros 100 kWh de energia elétrica consumidos em cada mês, desde que a potência contratada não supere os 6,9 kVA.


A minha mãe está no mercado Regulado (SU Electricidade), recebe a Factura de dois em dois Meses, tem uma potencia contratada abaixo dos 6,9 KVA.
Porém a empresa quando envia a Factura que é referente a dois Meses só faz o desconto de IVA nos primeiros 100 kwh hora, como se a factura fosse apenas de um Mês quando é de dois e o desconto deveria ser sobre os 200 kwh (tendo em conta que se trata de dois Meses).

Vou dar um exemplo:
Uma Factura que tenha um período de facturação de 14 de Dezembro de 2022 a 14 de Fevereiro de 2023, houve um consumo de 210 kwh. Segundo a lei o desconto do Iva de 13% para 6% deveria incidir sobre os primeiros 200kwh (já que a Factura é inerente a 2 Meses), mas a SU Electricidade aplica a tal redução de IVA apenas nos primeiros 100 kwh como se a Factura fosse apenas de um Mês.
Alguém me sabe dizer o que fazer para que a empresa cumpra a lei?
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366
Boa tarde, não vou esclarecer o colega até porque não tenho conhecimentos para tal, mesmo assim concordo com o exposto, mas como vivemos num país que apoia e ajuda quem nada faz, ao contrário de dever ajudar quem necessita e que ao longo da vida contribuiu com os seus impostos para a economia desta republica, o facto é que se dão benesses de milhares e milhões a quem nem sabe o que é trabalho e dificuldades e em contrapartida anunciam-se muitas medidas que na maior parte dos casos ou não saem do papel, ou são executadas a belo prazer de quem tem o dever de as executar, basta ver os lucros de quem tem o dever de executar tais medidas, para ficar bem na fotografia europeia, dá-se tudo a quem não se devia e nada se dá a quem precisa e teria todo o direito a receber.

Não tendo nada contra quem escolhe o nosso país para viver por diversos motivos, reconheço que muitos são tratados muito melhor que grande parte dos portugueses, para uns há tudo, ou quase tudo no entanto quantos milhares de sem abrigo que existem por cá ninguém se preocupa em resolver o problema, não seria prioritário acima de qualquer emergencia resolver os problemas internos de fome e habitação, politicos e mais politicos, se não houvesse por lá muito dinheiro, ninguém lá estaria, como há muito dinheiro são familias inteiras que sempre estão por lá, uns herdam os lugares dos outros, simplesmente vergonhoso mas é o que temos e aquilo em que os portugueses votam.

Por vezes até penso, por que é que se queixam, quando têm o poder de mudar, votam no mesmo e depois queixam-se, claro que reconheço que todos eles apenas querem é tacho.

É preciso mudar, acabar com estes parasitas que nada sabem fazer a não ser administrar os dinheiros publicos a seu belo prazer.


Peço desculpa por ter fugido em pouco ao tema, mas isto, irrita-me.




By Kok@s
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,263
Gostos Recebidos
2,362
Boas,

De facto não domino muito essa matéria.

Mas já tentou enviar alguma reclamação para a firma que lhe fornece o serviço?

Se não pode experimentar o portal da entidade reguladora de serviços energéticos e colocar um pedido de ajuda:



Espero ter ajudado.

Abraço
 
Topo