Portal Chamar Táxi

Taxistas paralisam Paris em protesto contra Uber

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
ng4373025.jpg

Profissionais denunciam "competição selvagem" do serviço UberPop, em que qualquer pessoa com uma viatura pode realizar um serviço. Há carros incendiados e acessos cortados na capital francesa.
Carros incendiados, barricadas e concentrações juntos dos aeroportos e das estações de comboio. Este é o cenário vivido esta manhã na capital francesa. Os taxistas protestam em Paris contra a Uber e acusam a empresa norte-americana de "competição selvagem" por causa do serviço UberPop, em que qualquer pessoa com um carro pode realizar o transporte de passageiros.

dn

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
A contestação contra a Uber em França e noutros países não é nova, mas agora atingiu um novo patamar.

Os taxistas franceses não só iniciaram uma greve, como bloquearam o acesso a auto-estradas, aeroportos e estações de caminhos-de-ferro de Paris, Marselha e Aix-en-Provence, pelo menos. Na manhã desta quinta-feita, só era possível entrar e sair dos aeroportos de Paris através de comboio.

Nalguns casos, o protesto tornou-se violento. Taxistas atacaram viaturas ao serviço da Uber e agrediram alguns condutores, obrigando à intervenção da força antimotim da polícia francesa. Imagens vindas de Paris mostram carros virados ou a arder, e estradas bloqueadas com pneus e outros objetos incendiados. Nalguns locais, a polícia foi obrigada a usar gás lacrimogénio para dispersar os taxistas e evitar mais violência.

A fúria dos taxistas franceses deve-se à expansão da Uber, uma empresa norte-americana que oferece um serviço de transporte automóvel alternativo aos táxis. Graças a uma aplicação para telemóvel, qualquer pessoa pode pedir transporte a um condutor particular, que normalmente o fornece a um preço mais baixo do que aquele que é praticado pelos taxistas.
Os profissionais do setor acusam a Uber de concorrência desleal, e uma lei de 2014 deu-lhes razão ao proibir os clientes de usar condutores sem licença para este tipo de serviço. A Uber não aceitou à decisão, que vai ser agora analisada pelo Tribunal Constitucional francês.

Os taxistas é que não estão dispostos a esperar mais e partiram para a ação nesta quinta-feira. O responsável de uma empresa de táxis ouvido pela estação de televisão BFM TV foi taxativo:

"Somos confrontados com uma provocação permanente da Uber, para a qual só pode haver uma resposta: firmeza total na apreensão de sistemática dos veículos infratores".
550

877x658

877x658

tvi24

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
Esta concorrência desleal já se sentiu aqui em Portugal, com o protesto dos taxistas portugueses. Estão a tirar o ganha-pão de profissionais que trabalham duramente neste sector.

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Não sei se sabem mas eu posso informar: para exercer a profissão é necessário o CAP... é algo que custa dinheiro e tempo! Ora os motoristas da Uber fazem o mesmo serviço sem este CAP... mais sem o licenciamento exigido às empresas tradicionais do sector...

Tiago_boy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Gostos Recebidos
0
concordo amigo p.rodrigues.

acrescento tambem que a culpa é atribuida ao pole emploi (centro de emprego frances) que oferece estes cursos cap a qualquer pessoa com carta de conduçao (licença B/D) para os retirar do estatuto de chomage (desemprego), mas que nao cumpre os requesitos para exercer funçao como taxista (apenas para serviço VTC). Neste momento é muito dificil ser-se taxista em frança(nomeadamente paris), primeiro pelo valor pedido por este cap, depois duraçao do mesmo. o que leva a esta procura por empresas como uber e entre outras... estas empresas nao sao assim tao espetaculares como dizem, pois elas nao ajudam o "funcionario" (novo) para a compra de um automovel, retem 55% da corrida do mesmo (por exemplo: 75 € de Paris ao aeroporto charles de gaule retem de imediato cerca de 40€) e nao oferece horario corrente, 7h de trabalho continuo, chega-se as vezes a ter clientes de 2h em duas horas (cliente as 9h da manha, depois 3h sem clientes, assim sucessivamente) e por volta das 2 e 3h da manha. ou seja funcionam como uma "interim" (trabalho temporario com contrato por cliente).

O problema e que estas empresas cobram mais barato os serviços para angariar mais clientes, dai esta guerra toda. Alem disso, estas empresas nao cumprem,nem passam a informacao aos trabalhadores, de que e necessario ter sempre 2 garrafas de agua para cada cliente e tambem 3 tipos de jornais atualizados. Todos os custos das manutencoes aos automoveis sao ao encargo do propriatario do veiculo(trabalhador).

como diz o ditado " uns lutam por tudo, aos outros aparece de bandeja".

Estas sao apenas algumas informacoes que consegui recolher junto a profissionais dos 2 setores. (TAXI e VTC)

confirmo estas imagens porque moro em paris e fiquei retido no transito perto da gare do nord por mais de 3 horas e com duas pequenas "recordaçoes gravadas" no meu automovel.

Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Quanto custa a obtenção do CAP de táxi em França? E quanto tempo demora a formação? Já não me lembra quanto tempo demorou a minha formação inicial mas deve andar pelas 200h e perto das 100 já se pode conduzir...

Deve rondar os € 800 neste momento mas não sei... Mas falas em dois CAPs aí em França, é isso?

28gxetx.jpg

Este é o cartão que atesta que o motorista de táxi tem que ter no tablie da viatura... este é o meu anterior que já foi renovado mas que ainda não digitalizei.

Uma das entidades que representa o sector é a ANTRAL.

Tiago_boy

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Gostos Recebidos
0
sim aqui em frança.

fica aqui um testemunho daquilo que falei.

"Pour ma formation professionnelle vtc, le prix était de l'ordre de 2500€ mais j'ai obtenu un financement par Pole emploi (Fongecif ou OPCA ça marche aussi). L'attestation est valable 5 ans puis il faut suivre un module de formation continue d'une journée pour se voir renouveler l'attestation 5 autres années. J'ai apprécié notamment les cours d'anglais qui me sont très utiles au quotidien. Une voiture de tourisme avec chauffeur, c'est en effet l'occasion de transporter des clients étrangers et la maitrise de l'anglais est quasi obligatoire. Il faut juste avoir le permis depuis au moins 3 ans."

traduzido para portugues

"Pela minha formação vtc, o preço estava em torno de € 2.500, mas eu tenho financiamento do Pole Emploi (OPCA ou Fongecif funciona também). O certificado é válido por 5 anos, então você tem que seguir um módulo de educação continuada de um dia para ver renovado o certificado de 5 anos. Eu gostei especialmente as aulas de inglês que são muito úteis para mim todos os dias. Um carro de turismo com motorista, é de facto uma oportunidade para levar os clientes estrangeiros e domínio do Inglês é quase obrigatório. Você apenas tem a licença para pelo menos 3 anos."

ou seja, um explicaçao rapida, para taxista e necessario os dois certificados, para empresas raiz de vtc (viaturas de turismo/luxo para clientes estrangeiros ou estrelas(jet 7)no caso).
Existe tambem a vertical da pole emploi de oferecer um curso de vtc gratuito (para viaturas de turismo ex. c5 C6 Panalmera Q7 entre outros) + 2° lingua (universal: ingles) para combater a alta taxa de desemprego e ganhar com isso, empurrando assim para empresas como a uber... No fundo é tudo um negocio que, a meu ver, o estado frances nao esta a conseguir gerir bem.

Atençao amigo p.rodrigues, eu estou a falar em relaçao as medidas/regras de frança. Em portugal desconheco este assunto.

cumprimentos
:38::38:Cerveja Gforum

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Em Portugal está a "nascer" ou pelo menos é uma ideia, que é a dos "taxistas de gravata"... o taxista usa uma gravata e um carro mais tipo "VIP" e, claro, outros preços. Se vai ou não ser necessária uma licença suplementar ao CAP não sei...

Mas eu não estou no "meio"... apenas possuo o CAP. Sim todos os certificados são válidos por cinco anos... o mesmo acontece com a carta de condução para as categorias C e/ou D.

Por acaso, hoje, estive a falar com alguém que trabalha aí em França e confirma-se que os preços das formações são muito superiores aos por cá praticados, entre outras situações... se calhar será por isso que essa pessoa está a renovar um determinado CAP....

Só há pouco vi as imagens dos "motins"... somos, infelizmente, um povo pacífico...

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Gostos Recebidos
11
p.rodrigues estás com medo de mostrar a cara a malta. És assim tão feio?:Hee:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Gostos Recebidos
0
É uma das razões... a outra será com receio de levar uma coça de algum membro que se encontre chateado comigo...