concordo amigo p.rodrigues.
acrescento tambem que a culpa é atribuida ao pole emploi (centro de emprego frances) que oferece estes cursos cap a qualquer pessoa com carta de conduçao (licença B/D) para os retirar do estatuto de chomage (desemprego), mas que nao cumpre os requesitos para exercer funçao como taxista (apenas para serviço VTC). Neste momento é muito dificil ser-se taxista em frança(nomeadamente paris), primeiro pelo valor pedido por este cap, depois duraçao do mesmo. o que leva a esta procura por empresas como uber e entre outras... estas empresas nao sao assim tao espetaculares como dizem, pois elas nao ajudam o "funcionario" (novo) para a compra de um automovel, retem 55% da corrida do mesmo (por exemplo: 75 € de Paris ao aeroporto charles de gaule retem de imediato cerca de 40€) e nao oferece horario corrente, 7h de trabalho continuo, chega-se as vezes a ter clientes de 2h em duas horas (cliente as 9h da manha, depois 3h sem clientes, assim sucessivamente) e por volta das 2 e 3h da manha. ou seja funcionam como uma "interim" (trabalho temporario com contrato por cliente).
O problema e que estas empresas cobram mais barato os serviços para angariar mais clientes, dai esta guerra toda. Alem disso, estas empresas nao cumprem,nem passam a informacao aos trabalhadores, de que e necessario ter sempre 2 garrafas de agua para cada cliente e tambem 3 tipos de jornais atualizados. Todos os custos das manutencoes aos automoveis sao ao encargo do propriatario do veiculo(trabalhador).
como diz o ditado " uns lutam por tudo, aos outros aparece de bandeja".
Estas sao apenas algumas informacoes que consegui recolher junto a profissionais dos 2 setores. (TAXI e VTC)
confirmo estas imagens porque moro em paris e fiquei retido no transito perto da gare do nord por mais de 3 horas e com duas pequenas "recordaçoes gravadas" no meu automovel.