Portal Chamar Táxi

TDT em toda casa

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Peço desculpa estar a expor a minha situação aqui, não sei se já foi abordado o tema, mas gostava que alguém me ajudasse.

O meu problema é o seguinte:
Com o sinal analógico tinha sinal em todas as tomadas da casa "4", agoro com a TDT, nada... sinal zero.
Tenho a antena +- regulada ( "rabo" da antena )para o emissor Penamacor (+-25km linha recta) porque o da Gardunha (+-6km linha recta tenho a serra de frente), mas aí não está o problema, porque mais volta menos volta apanho o sinal numa TV LED ligada ao amplificador interior Televés 5528 - 3 saidas, uma delas directa à tv e apanho +-, com alguns cortes, mas apanho, no resto da casa nada....

Já ouvi tanta coisa que não sei o que fazer..... trocar as tomadas ..... trocar o cabo ..... dividir o circuito 2+2 com um cabo mini-duplo.....
Já alguém teve este problema????

Como resolver este caso, aceito sugestões!!!!!

Obrigado pela compreensão...

JP

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Peço desculpa estar a expor a minha situação aqui, não sei se já foi abordado o tema, mas gostava que alguém me ajudasse.

Com o sinal analógico tinha sinal em todas as tomadas da casa "4", agoro com a TDT, nada... sinal zero.
Tenho a antena +- regulada ( "rabo" da antena )para o emissor Penamacor (+-25km linha recta) porque o da Gardunha (+-6km linha recta tenho a serra de frente), mas aí não está o problema, porque mais volta menos volta apanho o sinal numa TV LED ligada ao amplificador interior Televés 5528 - 3 saidas, uma delas directa à tv e apanho +-, com alguns cortes, mas apanho, no resto da casa nada....

Já ouvi tanta coisa que não sei o que fazer..... trocar as tomadas ..... trocar o cabo ..... dividir o circuito 2+2 com um cabo mini-duplo.....

JP

Não é facil de informar a resulução do problemas sem analizar a situação.
Uma coisa é certa não tens sinal nas tomadas porque o sinal está ou baixo ou com erros.
poderá ser das tomadas, como poderá não ser, o sinal digital nada tem a ver com o analogico
poderá ser do cabo, do amplificador e ate da antena
Só medindo os sinais é que se tira conclusoes
Tás a dizer que tens o rabo da antena para o emissor,... não se deve virar o rabo para lado nenhum...., por acaso não tens a antena ao contrario

Última edição:

angelblue

GF Prata
Entrou
Dez 16, 2009
Gostos Recebidos
0
Cara amigo a tua instalação ou solução é das mais simples e basicas da TDT , as pessoas antes de andarem a por defeitos em tudo quanto é TDT e sinal digital deveria começar pelo basico do funcionamento!

1º- verifica se a antena é compativel com a emissão TDT (UHF canal 56)
2º - pega um medidor de campo vai ao telhado e liga o medidor direto a antena orienta a mesma nos niveis de sinal adequados e possiveis na tua zona numa escala de 0 a 100 se tivers menos de 60% deveras usar um amplificador de sinal! ( na falta do medidor usa uma tv com descofificador mpg4 ou um pc...etc)
3º- após os niveis de sinal correctos e dentro dos padrões da tua instalação , usa um derivador de 4 saidas visto que tens 4 tomadas de tv, se usaste amplificador em norma o alimentador tem 2 saídas portanto usa 2 derivadores de 2 saidas cada.
4º- mete um cabo directo de cada saida a cada tomada TV ( cabo há barato nas lojas chinesas mas só serve para ter na parteira arrumado!) compra cabo coaxial amolgado!
Muita atenção na aplicação da antena , se for o caso e em situações difíceis , faz um estudo dos emissores que puderao chegar a tua zona e usa a antena para o que tiveres melhor campo livre, que nem sempre é o mais perto, neste caso deves colocar a antena " abrigada" escondida dos outros emissores muitas vezes até a antena atrás de uma chaminé ou na varanda é muito melhor que num mastro de 3 ou 6 metros em cima do telhado....
Se isto tudo que acabas-te de lêr é chinês... ou impensável de executar... contacta um técnico certificado de preferência com cursos RIC, e veras que a TDT até funciona........

Boa noite,

JP

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Não é facil de informar a resulução do problemas sem analizar a situação.
Uma coisa é certa não tens sinal nas tomadas porque o sinal está ou baixo ou com erros.
poderá ser das tomadas, como poderá não ser, o sinal digital nada tem a ver com o analogico
poderá ser do cabo, do amplificador e ate da antena
Só medindo os sinais é que se tira conclusoes
Tás a dizer que tens o rabo da antena para o emissor,... não se deve virar o rabo para lado nenhum...., por acaso não tens a antena ao contrario

Bom dia,
Obrigado, mas apanho TDT ligado directamente à tv, só não apanho nas tomadas.
Quanto ao "rabo" da entena,. é uma forma de explicar, porque é para o lado que apanha melhor... Pelo que sei a antena deve estar voltada mais uma vez "rabo" para o emissor e com as "grelhas" ao contrário no final para recuperar o sinal.
O sinal sai do amplificador a 80/90%, medido no aparelho medidor com leds,,, nas tomadas é 0%..
Será o cabo?
Será da tomada??

JP

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Cara amigo a tua instalação ou solução é das mais simples e basicas da TDT , as pessoas antes de andarem a por defeitos em tudo quanto é TDT e sinal digital deveria começar pelo basico do funcionamento!

2º - pega um medidor de campo vai ao telhado e liga o medidor direto a antena orienta a mesma nos niveis de sinal adequados e possiveis na tua zona numa escala de 0 a 100 se tivers menos de 60% deveras usar um amplificador de sinal! ( na falta do medidor usa uma tv com descofificador mpg4 ou um pc...etc)
3º- após os niveis de sinal correctos e dentro dos padrões da tua instalação , usa um derivador de 4 saidas visto que tens 4 tomadas de tv, se usaste amplificador em norma o alimentador tem 2 saídas portanto usa 2 derivadores de 2 saidas cada.
4º- mete um cabo directo de cada saida a cada tomada TV ( cabo há barato nas lojas chinesas mas só serve para ter na parteira arrumado!) compra cabo coaxial amolgado!
Muita atenção na aplicação da antena , se for o caso e em situações difíceis , faz um estudo dos emissores que puderao chegar a tua zona e usa a antena para o que tiveres melhor campo livre, que nem sempre é o mais perto, neste caso deves colocar a antena " abrigada" escondida dos outros emissores muitas vezes até a antena atrás de uma chaminé ou na varanda é muito melhor que num mastro de 3 ou 6 metros em cima do telhado....
Se isto tudo que acabas-te de lêr é chinês... ou impensável de executar... contacta um técnico certificado de preferência com cursos RIC, e veras que a TDT até funciona........

Bom dia amigo angelblue,
Obrigado pela informação.

1º- verifica se a antena é compativel com a emissão TDT (UHF canal 56), a antena apanha TDT ligado directamente na TV c/descodificador
3º- após os niveis de sinal correctos e dentro dos padrões da tua instalação , usa um derivador de 4 saidas visto que tens 4 tomadas de tv, se usaste amplificador em norma o alimentador tem 2 saídas portanto usa 2 derivadores de 2 saidas cada. Tenho o alimentador Televes 5528, ligado para 1 tomada e outra saida para as outras 4 tomadas do resto do circuito.
Quanto ao cabo não consigo colocar um directo em cada tomada porque não cabe no tubo, a ligação é em série e vou tentar colocar um micro-duplo a ensaiar.
O cabo dos chineses também já comprei para outra instalação analógica anteriormente e fui lá devolve-lo... chinesisesss.... Mas como era barato... depois saiu caro...

JP

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Gostos Recebidos
0

DOS MELHORES POSTs QUE VI SOBRE O TEMA.

Parabens.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Andas a chamar nomes "rabo" e "grelhas" a elementos das antenas que o pessoal conhecedor nao conhece. as antenas são compostas por reflectores, directores e dipolo.
Quanto ás tomadas, 4 em serie, não sei o comprimento que tens de cabo mas se for muito acho que tens que falar com um pedreiro. As tomadas existem de passagem (ou melhor existiam porque actualmente já não sao homologadas) e terminais

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

Poderá ser uma vantagem mas se não tiveres sinal suficiente do emissor pretendido ou seja se tiveres obstaculos que cortem sinal não chegas lá assim.

Última edição:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1

desculpem la o offtopic, mas um cabo amolgado ainda é pior que o dos chineses....
homologado
certissimo

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Atenção que há tomadas antigas serie56.. que na saida vai-se o sinal mas se os tubo de passagem der para passar 4 cabos finos que na primeira são 4 na segunda já só são 3 e por ai adiante com um amplificador e um derivador de duas saidas fica o caso resolvido se mesmo assim não conseguires resolver chama um tecnico que de certeza ele te resolve isso e depois veras que até era facil não há nada que não se resolva só para a morte é que não há solução

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
As tomadas existem de passagem (ou melhor existiam porque actualmente já não sao homologadas) e terminais
Essa não sabia. Já não são homologadas porquê?

DX2

Última edição:

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Andas a chamar nomes "rabo" e "grelhas" a elementos das antenas que o pessoal conhecedor nao conhece. as antenas são compostas por reflectores, directores e dipolo.
Quanto ás tomadas, 4 em serie, não sei o comprimento que tens de cabo mas se for muito acho que tens que falar com um pedreiro. As tomadas existem de passagem (ou melhor existiam porque actualmente já não sao homologadas) e terminais

Peço desculpa, mas é o tipo calão... e as antenas também não se chateia de lhes chamar nomes..... se não já tinha "morrido".....
Quanto ao comprimento, também não é muito...
1ª 3m, 2ª +3.5, 3ª +3.5m e 4ª +3.5m.
Já não há tomadas de passagem?? Quais as que vieram a substituir???

JP

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Nos tubos não cabem 4 cabos... o max3 finos, mas não acredito porque fica quase à medida o cabo coaxial no tubo que tenho.

JP

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Então é assim

O novo regulamento ited não é homologado as tomadas de passagem embora ainda existam por enquanto á venda.
Portanto cada tomada tem que ter um cabo para o ati.
assim como o cabo de rede categoria 5 já não é homologado, agora só o categoria 6

Agora para o colega JP_gforum

faz uma serie de 2 tomadas com cabo fino, assim só vais ter necessidade de passar mais um cabo coloca uma tomada de passagem e outra final

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Peço desculpa, mas é o tipo calão... e as antenas também não se chateia de lhes chamar nomes..... se não já tinha "morrido".....
Quanto ao comprimento, também não é muito...
1ª 3m, 2ª +3.5, 3ª +3.5m e 4ª +3.5m.
Já não há tomadas de passagem?? Quais as que vieram a substituir???

JP

Não é uma questão de nomes, é uma questão do pessoal te entender, é que por aquilo que dizes parece-me que tens a antena virada a 180 graus do emissor

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Então é assim

O novo regulamento ited não é homologado as tomadas de passagem (...)
Ah, é por causa disso? Pensei que fosse por outra coisa.

(...) embora ainda existam por enquanto à venda.
E nem vão acabar. Já pensaste na quantidade de instalações que há por esse país fora que têm tomadas de passagem resistivas, antigas ou mesmo recentes e que podem precisar de ser futuramente substituídas? Lá porque as normas ITED obrigam a meter um ramal independente para cada tomada* não quer dizer que as tomadas de passagem deixem de ser precisas.

*- O que eu acho uma estupidez porque não faz sentido algum levar 4, 5, 6 cabos num tubo quando se pode deixar só um e meter um splitter na caixa I3 por onde eles passam todos.

DX2

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Ah, é por causa disso? Pensei que fosse por outra coisa.

E nem vão acabar. Já pensaste na quantidade de instalações que há por esse país fora que têm tomadas de passagem resistivas, antigas ou mesmo recentes e que podem precisar de ser futuramente substituídas? Lá porque as normas ITED obrigam a meter um ramal independente para cada tomada* não quer dizer que as tomadas de passagem deixem de ser precisas.

*- O que eu acho uma estupidez porque não faz sentido algum levar 4, 5, 6 cabos num tubo quando se pode deixar só um e meter um splitter na caixa I3 por onde eles passam todos.

DX2

Tens N de coisas em casas antigas, com 40 ou 50 (que até não são muito antigas) ou mais anos que queres substituir e hoje não se fabricam, e em varios ramos, eléctrico, carpintaria, etc.
portanto nada te garante que daqui a 20 ou 30 anos se fabriquem tomadas tv/radio de passagem

Já deves ter tido problemas em circuitos de rf com 4, 5, 6, e ás vezes mais tomadas em serie, há situações em que na terceira tomada já não tens o nivel de sinal normal, imagina agora o sinal digital
Não concordo contigo quando dizes que é uma estupidez um cabo para cada tomada, alias o tubo não leva 4 ou 5 cabos, vai um cabo no seu respectivo tubo para cada tomada

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Tens N de coisas em casas antigas, com 40 ou 50 (que até não são muito antigas) ou mais anos que queres substituir e hoje não se fabricam, e em varios ramos, eléctrico, carpintaria, etc.
portanto nada te garante que daqui a 20 ou 30 anos se fabriquem tomadas tv/radio de passagem
Então, pela tua ordem de ideias, no futuro (não tão longínquo) quem tem instalações com tomadas de passagem terá que fazer obras para alterar a instalação toda para ficar só com tomadas de terminal? Não me parece.

Já deves ter tido problemas em circuitos de rf com 4, 5, 6, e ás vezes mais tomadas em serie, há situações em que na terceira tomada já não tens o nivel de sinal normal, imagina agora o sinal digital
Sim, apanhei bastantes casos em que um cabo corre a casa toda, principalmente instalações feitas por electricistas de fora, porque os daqui da zona foram "instruídos" por mim acerca da maneira correcta de fazer uma instalação de TV numa casa. Ainda recentemente alterei uma instalação dessas para o digital e bastou-me trocar as tomadas resistivas que lá estavam pelas tomadas indutivas que uso (Alcad BM-200), e todas as 5 tomadas de passagem ficaram com sinal digital em condições. E não foi uma questão de sorte, é preciso conhecer o material que se usa.

Não concordo contigo quando dizes que é uma estupidez um cabo para cada tomada, alias o tubo não leva 4 ou 5 cabos, vai um cabo no seu respectivo tubo para cada tomada
Eu afirmei que não concordo com um cabo para cada tomada mas a partir do ATI.
Um tubo não leva 4 ou 5 cabos? Então devias vir para esta zona. É rara a instalação ITED que tem um tubo directo do ATI para cada tomada. Se numa parte da casa houver mais de 3 tomadas, o projectista manda pôr um tubo de 40 até uma caixa I3 ou C_ e só daí é que saem os tubos individuais para cada tomada, que habitualmente não são individuais porque levam também o cabo de telefone. Agora imagina o que é às vezes um tubo com 8, 10 ou 12 cabos, 4, 5 ou 6 coaxiais mais 4, 5 ou 6 de telefone.

DX2

Última edição:

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Amigo DX2.

A instalação que tenho é a seguinte:
Antena UHF - Canais 21 a 69
Misturador Televes 4041
+6m Amplificador interior Televes 5528
+3m tomada Ikusi 251
+ 3.5 tomada Ikusi 251
+3.5m tomada Ikusi 251
+3.5m tomada Ikusi 051.

O que acontece é o seguinte, ligo tv directamente no amplificador (5528) tenho TDT com +-90%, 35/40 canais Espanha+4 Portugal, depois nas tomadas tenho 0% sinal, apanho 7 canais Espanha e 0 Portugal.
Qual a solução?
- Alterar as tomadas de passagem para Alcad BM-200
- Mudar o cabo coaxial, para o micro coaxial e dividir o circuito, visto que na tubagem não cabe + de um cabo.

Aceito ajudas de resolução....

JP

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Amigo DX2.

A instalação que tenho é a seguinte:
Antena UHF - Canais 21 a 69
Misturador Televes 4041
+6m Amplificador interior Televes 5528
+3m tomada Ikusi 251
+ 3.5 tomada Ikusi 251
+3.5m tomada Ikusi 251
+3.5m tomada Ikusi 051.

O que acontece é o seguinte, ligo tv directamente no amplificador (5528) tenho TDT com +-90%, 35/40 canais Espanha+4 Portugal, depois nas tomadas tenho 0% sinal, apanho 7 canais Espanha e 0 Portugal.
Qual a solução?
- Alterar as tomadas de passagem para Alcad BM-200
- Mudar o cabo coaxial, para o micro coaxial e dividir o circuito, visto que na tubagem não cabe + de um cabo.

Aceito ajudas de resolução....

JP

No entendo!!
Tens uma antena e um misturador?
- para misturar o quê?
- Qual o modelo da antena?

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Então, pela tua ordem de ideias, no futuro (não tão longínquo) quem tem instalações com tomadas de passagem terá que fazer obras para alterar a instalação toda para ficar só com tomadas de terminal? Não me parece.

Sim, apanhei bastantes casos em que um cabo corre a casa toda, principalmente instalações feitas por electricistas de fora, porque os daqui da zona foram "instruídos" por mim acerca da maneira correcta de fazer uma instalação de TV numa casa. Ainda recentemente alterei uma instalação dessas para o digital e bastou-me trocar as tomadas resistivas que lá estavam pelas tomadas indutivas que uso (Alcad BM-200), e todas as 5 tomadas de passagem ficaram com sinal digital em condições. E não foi uma questão de sorte, é preciso conhecer o material que se usa.

Eu afirmei que não concordo com um cabo para cada tomada mas a partir do ATI.
Um tubo não leva 4 ou 5 cabos? Então devias vir para esta zona. É rara a instalação ITED que tem um tubo directo do ATI para cada tomada. Se numa parte da casa houver mais de 3 tomadas, o projectista manda pôr um tubo de 40 até uma caixa I3 ou C_ e só daí é que saem os tubos individuais para cada tomada, que habitualmente não são individuais porque levam também o cabo de telefone. Agora imagina o que é às vezes um tubo com 8, 10 ou 12 cabos, 4, 5 ou 6 coaxiais mais 4, 5 ou 6 de telefone.

DX2

Os electricistas (alguns) aqui trabalham bem melhor. Parece que na tua zona nao existe a certiel

Não é necessario fazer obras para substituir uma tomada de rf mas obriga a inventar, repara que se qualquer produto que seja fabricado e não tenha vendas desejadas é um incentivo a deixar de ser fabricado, mas ainda vai ser daqui a muitos anos

Última edição:

JP_Gforum

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 10, 2009
Gostos Recebidos
0
No entendo!!
Tens uma antena e um misturador?
- para misturar o quê?
- Qual o modelo da antena?

A antena penso que seja ANTENA C21-69 42E ALUM. -BLU420- FRACARRO.
Misturador, já lá estava, para ligar 2 antenas antigamente, a antena FRACARRO para um emissor (TVI), outra para outro emissor (RTP1,RTP2,SIC).

JP

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
A antena penso que seja ANTENA C21-69 42E ALUM. -BLU420- FRACARRO.
Misturador, já lá estava, para ligar 2 antenas antigamente, a antena FRACARRO para um emissor (TVI), outra para outro emissor (RTP1,RTP2,SIC).

JP

Pois

tens que tirar o misturador e ligar a antena ao amplificador. Essa antena o que tem de melhor é a relação frente/tras quanto a ganho de sinal é muito pobre