• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tdt Portuguesa Testada Em Chaves

transponder

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Primeiro contacto com a TDT portuguesa na cidade de Chaves. Eram 14 e 30 quando sou informado que iria arrancar a titulo definitivo o multiplex encarregue de distribuir o sinal dos canais generalistas.
Primeiro as boas noticias, apesar do secretismo da PT, é-me confirmado que o emissor encarregue de irradiar digital é o já conhecido leiranco que até aqui nos trazia analógico.
Desfeita assim a primeira dúvida,não é necessário, re-orientar a antena para ter acesso a digital ou usar 2 para ter acesso a ambos(digital e analógico).
Termino o almoço com uma garfada final e dirijo-me ao explorer 2 da promax,para um primeiro teste. Por sorte está a carregar perto de uma tomada de tv pelo que só tenho de encaixar os conectores a tomada e equipamento,como estou numa casa servida por instalação colectiva com central banda larga com passagem de todo o sinal em uhf, e ter dois receptores TDT espanhol(multiplex 66,67,68,69...imagine-se),sei com toda a certeza que a minha instalação está preparada(em condições normais),para receber este último. A primeira coisa que me vem á cabeça, é que ao selecionar o 67 não vou ter nem pt nem espanhóis(as frequências são iguais),surpresa das surpresas tenho espanhóis mas nada de PT. Faço então o primeiro teste; como não me posso guiar pelo sinal do 67, vejo o sinal em analógico dos 2,a saber pt canal 56-72.9(frequência mais alta) espanhóis-64-67.2(f. mais alta). Com o tempo a passar,vou a caminho do trabalho a pensar no assunto...Será que o individuo da pt me meteu uma grande peta e afinal ainda não temos digital,ou será que ando assim tão desactualizado e afinal 2 frequências iguais podem co-existir,haverá parâmetros de transmissão capazes de fazer isso? Será? Não vou ficar com a dúvida muito tempo,preparo o material para uma instalação de antenas terrestres(portugueses e espanhóis),ao contrário de tantos outros dias levo para o telhado só uma antena de uhf e um amplificador. Aponto a antena e lá estão eles...são 5,um deles em HD(hoje era o dia da tvi),confirmo o ber(um pouco alto para o meu gosto),apesar de estar numa zona sem obstáculos e com boa recepção analógica,tento uma melhor orientação da antena para melhorar o ber sem sucesso. Antes de continuar com a instalação,permito-me mais um teste,amplificar o sinal da antena,mas sem misturar(por enquanto) com espanhóis,como já calculava perdi de imediato sinal dos pt,creio saber que ao amplificar estava a trazer também sinal do 67...espanhol,confirmo por isso que sinal dos espanhóis é que estou a trazer...mais uma vez faço-o em analógico,pelas razões já explicadas...uns 37 dbs...míseros dirão muitos,mas o suficiente para deitar abaixo o sinal do 67 pt ,perco mais algum tempo com afinações e chego a ter a ideia absurda de usar um borra-trampas para cortar o 67 espanhol...pois mas n posso ao fazê-lo estou a cortar os PT afinal a antena está apontada ao nosso emissor. Penso então que em digital...e não só,nem sempre a orientação mais lógica é a que prevalece(os tão importantes ecos), com ajuda deste último e do ber tento uma melhor afinação,mas quando mais ando mais pioro. Como já se faz tarde,continuo a minha instalação,afino o sinal para analógico, e para descargo de consciência faço uma última tentativa,desta vez e nesta localização nem 67 pt nem 67 es. Durante todo este processo o telefone toca umas 3 vezes com clientes a perguntarem se a La Sexta(67)deixou emitir e se volta no fim-de-semana(querem ver a fórmula 1) sou obrigado a mentir-deve ser problema de emissão-digo.
E agora?-pergunto eu-Faço uma instalação com dois cabos em cada tomada? Repensamos o ITED,e em vez de uma zona ZAP com 2 tomadas numa divisão,passamos a ter um ITED para zonas fronteiriças com 8 ZONAS ZAP? Investimos dinheiro em transmoduladores para alterar canal de saída em colectivas,e mesmo assim sem dar garantias aos clientes?
 

transponder

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Só para esclarecer que o teste foi realizado ontem,e confirmado sinal digital com os mesmos parãmetros hoje de manhã,o que dá a indicação que os trabalhos no emissor do leiranco foram terminados,e este é já sinal definitivo.
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
sinceramente ainda não entendi porque metem o mesmo canal a emitir no TDT portugues junto a fronteira sabendo que o TDT Espanhol tambem os utilisa
com tanto canal disponivel tem de meter os mesmos??????

é verdade que os canais do canal 67 Espanhois no momento não estou a ver a pesar de me dar sinal
 
Última edição:

lando21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 5, 2009
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
sinceramente ainda não entendi porque metem o mesmo canal a emitir no TDT portugues junto a fronteira sabendo que o TDT Espanhol tambem os utilisa
com tanto canal disponivel tem de meter os mesmos??????

é verdade que os canais do canal 67 Espanhois no momento não estou a ver a pesar de me dar sinal

Boas, ten toda a raisão, e so para lixar o peseoal e ficar a ver navio.
:espi28:
 

transponder

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Novo contacto com TDT portuguesa,com os parâmetros de instalação já referidos noutro tópico. A assinalar pela positiva a razoável compressão conseguida no canal 2 da RTP com qualidade aceitável para um SD comprimido em mpeg 4,pela negativa a muito fraca qualidade da sic. De referir ainda os testes realizados no canal HD a emitir desde as 4 horas da tarde o SCI-FI, em rodapé podia ler-se; teste HD PT, pelo que deverá sofrer alterações na qualidade de imagem,e por isso me escuso a comentar os resultados obtidos.
Amanhã deverá arrancar oficialmente em mais localidades,pelo que pedia que postassem os resultados obtidos.
Abraço,Tranponder
 
Última edição:

petric

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
amigo transponder comecei no inicio do mês a ver alguns canais da TDT Espanhola e adoro o canal La Sexta por causa do futebol e da F1.
O que acabaste de dizer é q qd na minha zona de residência começar a TDT PT alguns canais ES vão à vida, e entre eles o La Sexta?

fico que nem posso...prefiro o La Sexta aos 4 canais portugas!

que fazes nestes casos para continuar a ver os Espanhois?

Abraço.
 

transponder

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas amigo petric,em primeiro lugar o tópico só faz sentido para ti se viveres numa zona fronteiriça,independentemente da zona do país em que vivas, porque ao contrário do sinal analógico os canais nacionais são transmitidos numa RFU(rede de frequência única), depois devo dizer-te que depende de instalação para instalação e caracteristicas da mesma. Ou seja depende da intensidade de sinal dos pt e dos espanhóis.
Posso dizer-te que até aqui e baseado nas experiências em casa de clientes,já tive de tudo situações em que não entrava o 67 es ou pt, e outras em que ao entrar um entrava o espanhol. Mais que a potência de sinal terá com toda a certeza a ver com o ber, o que estiver mais baixo,e a ter que entrar algum entrará aquele que tiver o ber mais baixo. Certo certo é que as 2 frequências misturadas na mesme rede/cabo nunca funcionarão em conjunto.
 
Última edição:

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
A que distância chega a emissão...

...apenas se conseguem ver na cidade, os canais portugueses ou chega a outras localidades? Se alguém souber, por favor informem.
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Desculpem...

... a pergunta anterior mas não estava a ver onde era o Leiranco, consultei o Google e já tenho uma ideia das localidades que poderão receber o sinal (Da serra do Leiranco até Chaves)!
 

petric

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
amigo transponder vivo mesmo pertinho da fronteira e de ti, e neste momento só apanho 9 canais espanhois, mas prefiro continuar a ver esses 9 que os 4 tugas!

já percebi que só podemos ver uns ou outros, mas se tivermos só uma antena virada para o emissor espanhol e directamente ligada ao receptor TDT Mpeg 2 ainda vai haver interfencias de canais?
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Boas amigo petric,em primeiro lugar o tópico só faz sentido para ti se viveres numa zona fronteiriça,independentemente da zona do país em que vivas, porque ao contrário do sinal analógico os canais nacionais são transmitidos numa RFU(rede de frequência única), depois devo dizer-te que depende de instalação para instalação e caracteristicas da mesma. Ou seja depende da intensidade de sinal dos pt e dos espanhóis.
Posso dizer-te que até aqui e baseado nas experiências em casa de clientes,já tive de tudo situações em que não entrava o 67 es ou pt, e outras em que ao entrar um entrava o espanhol. Mais que a potência de sinal terá com toda a certeza a ver com o ber, o que estiver mais baixo,e a ter que entrar algum entrará aquele que tiver o ber mais baixo. Certo certo é que as 2 frequências misturadas na mesme rede/cabo nunca funcionarão em conjunto.
esta assunto já eu tinha referido há algum tempo aqui no fórum ,alias cheguei a fazer a participação há anacom e quando os senhores se deslocaram há minha zona ficaram de boca aberta pois diziam desconhecer que Espanha estava a emitir nestes canais (esta gente não deve ter net ) , mas bem me garantiram que nas zonas de fronteira os muxs iriam ser alterados
 

transponder

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 23, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
A ideia é mesmo essa amigo petric,separar o sinal não o misturar, na maior parte dos casos irá resolver o problema levar cabo directo da antena com rede(amplificação) ou não dependendo das necessidades e irradiação de sinal recebida.
É claro que há casos em que apesar de termos a antena apontada numa direcção continuamos a receber sinal de outro que nos fará aumentar o nivel de ber e bloqueio de imagem. Depois temos ainda outra situação digna de realce a intensidade de sinal não é sempre constante variando com factores como a temperatura,posso dizer-te por exemplo que há relatos de recepção da tdt espanhol no mux 69 em períodos de tropos em...Aveiro(imagine-se)! O mesmo é dizer que esta situação irá afectar muita mais gente que aquilo que se calcula.
Posso dizer-te que depois do primeiro teste na segunda-feira chegou-se á conclusão que a potência do painel reflector não era suficiente para cobrir com eficiência a população alvo, terça o mesmo foi trocado por de superior alcance e temos relatos em Verin de dificuldades na recepção do mux 67.
É claro que a situação se vai tornar incomportável qd entrarem os mux dos codificados, 66,68,69 que também coincidem com os espanhóis.
Quanto a soluções é claro que as há para todos os gostos, dois cabos para cada divisão(o ited só prevê uma zona com 2 tomadas em casa(ZAP),centrais com CAG(controlo automático de ganho),transmoduladores COFDM para alterar canal de saída e manter em digital,ou ainda borra trampas para cortar 67 espanhol(sendo esta última uma SOLUÇÃO QUE NOS TIRA UM MUX ONDE ESTÁ O LA SEXTA OU O CUATRO em condições normais teríamos acesso)!!
Agora é lógico que tudo isto custa dinheiro e irá atrasar a adesão á digital e ao inevitável apagão analógico!!
Curioso é a pt dizer que estamos em condições de desligar o analógico primeiro que os nossos vizinhos espanhóis,quando estes entraram com as primeiras emissões há 10 anos, e têm informado devidamente as populações desde então, ao contrário de nós!!
Como se não bastasse o modo de compressão adoptado(mpeg4) que encarece o preço das caixas descodificadoras e atrasa ainda mais o processo, a mais valia introduzida só a pude verificar no canal 2 da rtp, no outro extremo está a sic com uma qualidade de imagem que deixa muito a desejar.
Para uma solução que terá de ser adoptada por todo o país(principalmente pelos que não podem pagar a um operador),parece-me muito descarada a verdadeira intenção do operador que implementa o TDT em portugal, tendo vantagens óbvias para o mesmo ao conseguir disponibilizar o seu sinal DVBS-2 em DVB-T(codificado) sem grandes artefactos,quem acaba por pagar a factura somos todos nós.
Abraço,Transponder
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Amigo transponder...

... a confirmar-se isto "temos relatos em Verin de dificuldades na recepção do mux 67" seria importante que os espanhóis fizessem chegar as suas reclamações aos responsáveis pela TDT Galicia e se alguém, em Portugal, tem interferências devido à TDT espanhola fazê-las chegar à PT e ANACOM!
Eu vivo na zona de Vila Pouca e ainda consigo apanhar o mux 67 espanhol mas a qualidade de recepção diminuiu um pouco, neste momento é inferior à do 68, quando há dias era ao contrário!
Um abraço!
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
A ideia é mesmo essa amigo petric,separar o sinal não o misturar, na maior parte dos casos irá resolver o problema levar cabo directo da antena com rede(amplificação) ou não dependendo das necessidades e irradiação de sinal recebida.
É claro que há casos em que apesar de termos a antena apontada numa direcção continuamos a receber sinal de outro que nos fará aumentar o nivel de ber e bloqueio de imagem. Depois temos ainda outra situação digna de realce a intensidade de sinal não é sempre constante variando com factores como a temperatura,posso dizer-te por exemplo que há relatos de recepção da tdt espanhol no mux 69 em períodos de tropos em...Aveiro(imagine-se)! O mesmo é dizer que esta situação irá afectar muita mais gente que aquilo que se calcula.
Posso dizer-te que depois do primeiro teste na segunda-feira chegou-se á conclusão que a potência do painel reflector não era suficiente para cobrir com eficiência a população alvo, terça o mesmo foi trocado por de superior alcance e temos relatos em Verin de dificuldades na recepção do mux 67.
É claro que a situação se vai tornar incomportável qd entrarem os mux dos codificados, 66,68,69 que também coincidem com os espanhóis.
Quanto a soluções é claro que as há para todos os gostos, dois cabos para cada divisão(o ited só prevê uma zona com 2 tomadas em casa(ZAP),centrais com CAG(controlo automático de ganho),transmoduladores COFDM para alterar canal de saída e manter em digital,ou ainda borra trampas para cortar 67 espanhol(sendo esta última uma SOLUÇÃO QUE NOS TIRA UM MUX ONDE ESTÁ O LA SEXTA OU O CUATRO em condições normais teríamos acesso)!!
Agora é lógico que tudo isto custa dinheiro e irá atrasar a adesão á digital e ao inevitável apagão analógico!!
Curioso é a pt dizer que estamos em condições de desligar o analógico primeiro que os nossos vizinhos espanhóis,quando estes entraram com as primeiras emissões há 10 anos, e têm informado devidamente as populações desde então, ao contrário de nós!!
Como se não bastasse o modo de compressão adoptado(mpeg4) que encarece o preço das caixas descodificadoras e atrasa ainda mais o processo, a mais valia introduzida só a pude verificar no canal 2 da rtp, no outro extremo está a sic com uma qualidade de imagem que deixa muito a desejar.
Para uma solução que terá de ser adoptada por todo o país(principalmente pelos que não podem pagar a um operador),parece-me muito descarada a verdadeira intenção do operador que implementa o TDT em portugal, tendo vantagens óbvias para o mesmo ao conseguir disponibilizar o seu sinal DVBS-2 em DVB-T(codificado) sem grandes artefactos,quem acaba por pagar a factura somos todos nós.
Abraço,Transponder


pois
não acredito que os senhores da PT já não soube sem que na zona de fronteira ia existir este problema
até porque não continuo a entender se os Espanhois já estão a utilizar os mesmos canais da PT
e já a uns bons meses nesta zona
o porque a PT não meteu outros canais para não existir estes problemas tanto do lado Espanhol como Português junto a fronteira !!!!
sera que querem medir força? em qualidade de canais dúvido até porque os mesmos tem 26 canais e muitos de qualidade e interesse
 
Topo