• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

tdt + satelite

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,
sou um bocado novato nisto.
Actualmente tenho uma skybox f5s ligada directamente ao lnb orientado para a hispasat.
Agora pretendia ter mais 2 box's para 2 tv's, para não ter que fazer alterações na parabolica e passar cabo queria injectar o sinal na rede ja existente de tdt mas quando fui ao sotao ver como estavam as ligacoes deparei-me com isto:
h**p://postimg.org/image/4enpkhuc1/

Isto já é uma ligação com 20 anos, vi que para misturar o sinal de tdt + satelite tinha que ser misturado depois do amplificador. qual é a melhor opção para mim nesse caso e que material usar?

Obrigado a todos
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
attachment.php

Isto, meu amigo, é o que chama "um trabalho de *****".

Para fazeres o que pretendes e ficar tudo em condições terás que comprar:

- 1 LNB Quad (4 saídas).
- 2 combinadores satélite-terrestre.
*- 2 tomadas TV/Sat (isto partindo do princípio que as tomadas existentes são tão antigas como a instalação. Se, por acaso, já forem adequadas, salta este passo e o 7 da execução).
- 1 splitter de 2 saídas.
- 1 splitter de 3 ou 4 saídas.
- Fichas tipo F q.b.

Depois fazer o seguinte:

1- Trocar o LNB simples pelo de 4 saídas (Quad).
2- A saída actual fica como está e de duas das outras saídas do LNB envias 2 cabos para o sítio onde está essa salgalhada.
3- Identifica os dois circuitos para onde pretendes enviar o sinal de TDT + satélite e separa-os do resto.
4- Liga cada um deles à saida de cada um dos combinadores.
5- Liga os dois cabos que vêm do LNB nas entradas de sinal de satélite de cada um dos combinadores.
6- De uma das saídas da fonte de alimentação Televés liga o cabo ao splitter de 2 saídas e de cada uma destas saídas liga um cabo à entrada de sinal terrestre de cada um dos combinadores.
*7- Na ponta de cada uma das saídas dos combinadores coloca uma tomada TV/Sat.
8- Liga a outra saída da fonte de alimentação ao splitter de 3 ou 4 saídas e nele as restantes saídas de sinal de TDT.


Desculpa a explicação ser longa mas é que eu sou muito mau a desenho. :]


DX2
 

Anexos

  • IMG_0496_1.jpg
    IMG_0496_1.jpg
    241.3 KB · Visualizações: 159
Última edição:

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
attachment.php

Isto, meu amigo, é o que chama "um trabalho de *****".

Para fazeres o que pretendes e ficar tudo em condições terás que comprar:

- 1 LNB Quad (4 saídas).
- 2 combinadores satélite-terrestre.
*- 2 tomadas TV/Sat (isto partindo do princípio que as tomadas existentes são tão antigas como a instalação. Se, por acaso, já forem adequadas, salta este passo e o 7 da execução).
- 1 splitter de 2 saídas.
- 1 splitter de 3 ou 4 saídas.
- Fichas tipo F q.b.

Depois fazer o seguinte:

1- Trocar o LNB simples pelo de 4 saídas (Quad).
2- A saída actual fica como está e de duas das outras saídas do LNB envias 2 cabos para o sítio onde está essa salgalhada.
3- Identifica os dois circuitos para onde pretendes enviar o sinal de TDT + satélite e separa-os do resto.
4- Liga cada um deles à saida de cada um dos combinadores.
5- Liga os dois cabos que vêm do LNB nas entradas de sinal de satélite de cada um dos combinadores.
6- De uma das saídas da fonte de alimentação Televés liga o cabo ao splitter de 2 saídas e de cada uma destas saídas liga um cabo à entrada de sinal terrestre de cada um dos combinadores.
*7- Na ponta de cada uma das saídas dos combinadores coloca uma tomada TV/Sat.
8- Liga a outra saída da fonte de alimentação ao splitter de 3 ou 4 saídas e nele as restantes saídas de sinal de TDT.


Desculpa a explicação ser longa mas é que eu sou muito mau a desenho. :]


DX2
boas, já percebi como fazer, obrigado pela explicação!
realmente quem fez a instalação era poupado!

tenho que ir as compras :espi28:
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,140
Gostos Recebidos
81
poupado e nao só era muito badalhouco isso nao é instalaçao que se faça
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
update: 1º passo está completo, mandei vir um quad lnb mas com a falta de tempo e com o mau tempo que esteve nao foi possivel trocar mais cedo.
Resultado: com o lnb antigo estava com 70% de qualidade de sinal agora tenho sempre acima de 80% mesmo nos canais HD!!

agora estou a espera de receber os splitters para finalizar, depois posto aqui se ficou tudo ok
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Ora muito bem fazendo o desenterro...
update: Coloquei o quad LNB da GT-SAT em que liguei uma das saidas ao misturador de sinal que também já tem o sinal TDT saido do splitter.
Coloquei uma tomada de passagem(esquema actual da rede coaxial tem que ser uma de passagem) TV+SAT se não estou em erro da EFAPEL o resultado é ter nos canais SD uma variação de sinal entre os 65-75% acho normal, mas os HD's nao passa os 30%, a minha questão é se posso colocar um amplificador de linha daqueles que é só conectar á linha, isso vai melhorar o sinal?
Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Colocar um amplificador de linha não vai resolver nada e perdes o sinal da TDT (o amplificador só deixa passar a banda de satélite).
Se esses valores são os indicados pela box não os podes levar muito em conta porque a realidade pode não ter nada a ver com eles. No entanto é normal que num circuito onde haja sinal de satélite com tomadas de passagem a atenuação seja maior. Ligaste os cabos (entrada e saída) nos sítios correctos? Se estiverem trocados a atenuação é ainda maior. Essas tomadas da EFAPEL não são grande coisa, as da Televés são melhores mas são difíceis de encontrar porque agora com os ITEds ninguém mais usa tomadas de passagem normais, quanto mais de sat-terrestre.

DX2
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Colocar um amplificador de linha não vai resolver nada e perdes o sinal da TDT (o amplificador só deixa passar a banda de satélite).
Se esses valores são os indicados pela box não os podes levar muito em conta porque a realidade pode não ter nada a ver com eles. No entanto é normal que num circuito onde haja sinal de satélite com tomadas de passagem a atenuação seja maior. Ligaste os cabos (entrada e saída) nos sítios correctos? Se estiverem trocados a atenuação é ainda maior. Essas tomadas da EFAPEL não são grande coisa, as da Televés são melhores mas são difíceis de encontrar porque agora com os ITEds ninguém mais usa tomadas de passagem normais, quanto mais de sat-terrestre.

DX2
Segundo a tomada normal que estava anterior penso que está na posição correcta, mas vou trocar para ver, vou ver também se encontro essas tomadas, vi umas no aki da metronic será que também são boas?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Segundo a tomada normal que estava anterior penso que está na posição correcta, mas vou trocar para ver
Atenção que a posição da entrada e da saída nas tomadas de TV não é normalizada! Tens que ver na própria tomada qual é qual. Geralmente tem umas setas a indicar.



vou ver também se encontro essas tomadas, vi umas no aki da metronic será que também são boas?
A que me refiro é a refª. 5228. Essa da Metronic não conheço as características.

Uma pergunta: tens o receptor ligado na tomada de passagem ou na de terminal?

DX2
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boas, tive a ler isto praticamente tudo e não percebi estas ligações. Mas sei que existe à Venda em PT LNBs com uma entrada TDT, que leva o sinal TDT no mesmo cabop coaxial. Não sei se esta opção iria ou não facilitar aainstalação.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Mas sei que existe à Venda em PT LNBs com uma entrada TDT, que leva o sinal TDT no mesmo cabop coaxial. Não sei se esta opção iria ou não facilitar aainstalação.

Nunca tinha "ouvido" esta... tens a certeza? A existir era algo muito útil.. Podes colocar por cá o link de tal LNB?
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Boas,

Não querendo, ser inoportuno, mas penso que com um Multiswitch é bem mais Fácil, Simples e Limpa a Instalação!
Pode ser mais caro? Sim deve ser, mas fica á disponibilidade e critério de cada um...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas, tive a ler isto praticamente tudo e não percebi estas ligações.
Pois, se tivesses que lidar com situações como esta quase todos os dias perceberias logo. ;)


Mas sei que existe à Venda em PT LNBs com uma entrada TDT, que leva o sinal TDT no mesmo cabop coaxial. Não sei se esta opção iria ou não facilitar aainstalação.
Não iria facilitar muito porque os sinais serem misturados no LNB ou num misturador seria a mesma coisa, já que teriam que ser separados na mesma no fim. Misturar ambos os sinais não é o problema, tanto que ele já o fez e já tem tudo a funcionar. O problema agora é haver tomadas de passagem num circuito com sinal de satélite, o que é pouco recomendável, mas a ter que ser tem que ser muito bem executado. Não nos podemos esquecer que estamos a lidar com frequências muito mais altas do que as da televisão terrestre e com passagem de corrente pelo circuito.


DX2
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não iria facilitar muito porque os sinais serem misturados no LNB ou num misturador seria a mesma coisa, já que teriam que ser separados na mesma no fim. Misturar ambos os sinais não é o problema, tanto que ele já o fez e já tem tudo a funcionar. O problema agora é haver tomadas de passagem num circuito com sinal de satélite, o que é pouco recomendável, mas a ter que ser tem que ser muito bem executado. Não nos podemos esquecer que estamos a lidar com frequências muito mais altas do que as da televisão terrestre e com passagem de corrente pelo circuito.


DX2

Mas isto existe mesmo DX2 (este tipo de LNBs)? Se sim, são compatíveis com multi-satélite? Por exemplo, duas antenas, uma com este tipo de LNB, que depois vai se "juntar" à outra e no fim é possível separar os sinais (TDT e sat)? E se a antena está a ser "alimentada" por um amplificador? O sinal vai para o LNB antes de ser amplificado ou antes?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas isto existe mesmo DX2 (este tipo de LNBs)? Se sim, são compatíveis com multi-satélite? Por exemplo, duas antenas, uma com este tipo de LNB, que depois vai se "juntar" à outra e no fim é possível separar os sinais (TDT e sat)? E se a antena está a ser "alimentada" por um amplificador? O sinal vai para o LNB antes de ser amplificado ou antes?
A minha busca por esse tal LNB foi infrutífera, mas mesmo que ele exista a instalação e as ligações seriam exactamente iguais às actuais onde se pretende misturar satélite e terrestre com LNBs normais e misturadores, ou seja, o sinal da TDT só poderia ir para o LNB a partir do alimentador do amplificador ou de qualquer ponto de distribuição de sinal.

Se esse LNB existir, coloca-se logo uma questão que inviabiliza à partida a sua utilização num sistema multi-satélite: imaginemos o habitual sistema Astra, Hotbird e Hispasat, ligado num comutador pela ordem A-B-C e com o sinal da TDT ligado só no LNB da porta C. Se o receptor estiver a seleccionar a porta A não há sinal de TDT para ninguém.

DX2
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Atenção que a posição da entrada e da saída nas tomadas de TV não é normalizada! Tens que ver na própria tomada qual é qual. Geralmente tem umas setas a indicar.




A que me refiro é a refª. 5228. Essa da Metronic não conheço as características.

Uma pergunta: tens o receptor ligado na tomada de passagem ou na de terminal?

DX2

Está ligada na tomada de passagem pois é onde quero colocar a box, esta tomada faz passagem de sinal da sala para o quarto, no quarto tem a tomada normal e o TDT nessa tomada está tudo ok
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
chegou hoje a nova box, comprei cabos rg6 já com as fichas feitas, liguei e fiz uma nova pesquisa dos canais e aparentam estar todos com 85% de sinal!! no entanto vejo que no quarto deixei de ter ligação TDT mesmo sem a box ligada na tomada, o que poderá ser?
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Outra questão, agora na box principal onde está ligada directamente ao lnb estou com paragens em alguns canais HD nos canais da "NOZ" nos da "MEU" dão todos bem
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Chegaste a trocar as ligações na tomada?

DX2
 

R0b3rt0

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2009
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
sim, troquei, testei das duas maneiras e a box recebe o sinal do satélite em ambas as posições, TDT não passa
Cá para mim isto precisa é de uma instalação toda nova de raiz
 
Topo