Portal Chamar Táxi

Tentativa de fuga em prisão mexicana faz 22 mortes

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Pelo menos 22 homens, entre eles 13 detidos e nove guardas, morreram num motim e tentativa de fuga de uma prisão Gómez Palacio, no estado de Durango, norte do México, informaram esta quarta-feira as autoridades.

A Secretaria de segurança pública (SSP) de Durango indicou através da rede social Twitter que o último balanço aponta para "22 mortos, 13 detidos e nove guardas prisionais" no Centro de reinserção social 2 em Gómez Palacio, 990 quilómetros a norte da capital.

A SSP precisou que "existem vários feridos em estado grave", na sequência dos disparos ocorridos na tarde de terça-feira entre os reclusos e os guardas durante a tentativa de fuga.

No exterior do estabelecimento penal, uma força militar contribuiu para impedir a fuga e permitir que as autoridades penitenciárias recuperassem o controlo das instalações.

Os responsáveis oficiais referiram que os presos dispararam em direcção às torres de vigia. De acordo com a versão oficial, “o motim foi desencadeado quando os guardas descobriram um plano de evasão”.

Os presos utilizaram armas, facas e pedras contra os guardas, mas a causa da morte dos detidos não foi especificada.

Na véspera do motim e da tentativa de evasão tinha sido concluída a transferência de 137 detidos, acusados de narcotráfico e delinquência organizada, para outras prisões federais.

Durante uma posterior inspecção às celas e pátios, a polícia federal detectou diversos telemóveis e armas artesanais.

A maioria dos guardas foi morta a tiro, ou na sequência de ferimentos provocados por armas brancas.

cm
 
Topo