• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tijolo anti -terramoto que reduz danos a edifícios

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0

attachment.php

Protótipo do tijolo anti-terramoto.
[Imagem: Ruvid/UPV]

Tijolo à prova de terramotos

Para construir casas e prédios à prova de terramotos, a melhor técnica é começar do jeito certo desde o princípio, mais precisamente desde o tijolo.
Engenheiros da Universidade Politécnica de Valência em Espanha, criaram uma nova classe de tijolos que isola sismicamente as paredes divisórias da estrutura principal do edifício.
O tijolo, batizado de Sisbrick, reduz significativamente a tensão entre as vigas e pilares e as paredes, reduzindo muito os danos causados pelo sismo.
Esta é uma inovação fundamental, na medida em que hoje, os cálculos estruturais levam em conta os efeitos sísmicos apenas sobre a estrutura do edifício, não considerando as paredes divisórias.

Tijolos sísmicos

A chave para a inovação foi a combinação de diferentes materiais para obter simultaneamente dois efeitos, como sejam a absorção dos movimentos horizontais gerados pelo terramoto e a manutenção da carga suportada verticalmente, para preservar a integridade do edifício o máximo possível.
"Os tijolos sísmicos efectivamente servem como uma barreira de isolamento, evitando transferir a carga desses elementos divisórios para a estrutura principal.
Dessa forma, o impacto que o terramoto impõe sobre a integridade estrutural é grandemente reduzida," explica Luis Pallarés, um dos idealizadores do tijolo anti-terramoto.
O tijolo foi devidamente patenteado, e agora a Universidade está a procurar parceiros na indústria para a sua fabricação e comercialização.
SIT
 

Anexos

  • GForum-tijolo-anti-terramoto.jpg
    GForum-tijolo-anti-terramoto.jpg
    30.9 KB · Visualizações: 30
Topo