Portal Chamar Táxi

Tipo de Sangue!

aerodeck

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
o meu é..............

O RH-
D-

é bom ou mau?

marigold

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 27, 2007
Gostos Recebidos
0
Tipo de sangue

:Espi54:

Também sou dadora e o meu tipo de sangue é A RH +

Tixa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2006
Gostos Recebidos
0
o meu tipo de sangue é O-

antonio55

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 4, 2006
Gostos Recebidos
0
Tipo de sangue

Um bom post. Sou dador desde 1998 e sou O RH+ .

Pinhão

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
O meu é O+

mestreze

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
o meu é O Rh +
ja fui dador , mas infelizmente agora ja nao posso , os meus diabretes nao deixam .

shark20

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
o meu é A Rh+. não sou dador mas caso alguém precise é só dizer...
cumps:spi70[1]:

kady

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Gostos Recebidos
0
sou dador de sangue desde 1978 e é o tipo A rh D positivo

(lisboa)

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
O tipo do meu sangue é: ARH+. Não sou dador

AlfaGama

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Bom o meu é A RH- !

Não sou dador, mas em caso de urgência lá estarei!

AlfaGama

666_666_666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 14, 2006
Gostos Recebidos
0
O meu é: O negativo... não sou dador... se desse quem ficasse com ele apanhava grande moca... á borla... rofl mas agora a sério é uma boa iniciativa e devia ter mais destaque...

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
O meu tipo de sangue é O. Ou seja o meu organismo não aceita sangue do tipo A,B ou AB. Em relação ao factor Rh, o meu sangue tem-no, portanto é Rh+ e dessa forma posso receber sangue do tipo O com ou sem Rh, ou seja, O+ ou O-, respectivamentes.

Resumo acerca dos sistemas ABO:

- Os glóbulos vermelhos (hemácias) podem, ou não, possuir nas suas membranas 2 tipos de aglutinogénios que irão definir o tipo de sangue do indivíduo.
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo A têm sangue tipo A
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo B têm sangue tipo B
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo A e B têm sangue tipo AB
- Organismos com hemácias sem aglutinogénios têm sangue tipo O
- No organismo, mais especificamente no plasma sanguíneo, podem, ou não, existir 2 anticorpos denominados de aglutininas.
- Organismos com sangue tipo A produzem aglutininas Anti-B. Daí não se poder doar sangue tipo B a uma pessoa com sangue tipo A.
- Organismos com sangue tipo B produzem aglutininas Anti-A.
- Organismos com sangue tipo AB não produzem aglutininas. Daí serem receptor universais.
- Organismos com sangue tipo O produzem aglutininas Anti-A e Anti-B. Daí serem receptores difíceis. Mas em contrapartida são doadores universais porque este sangue não possui aglutinogénios e, portanto, as aglutininas do organismo que o receber não vão reagir.

Resumo acerca do factor Rh:

- Os glóbulos vermelhos (hemácias) podem, ou não, possuir nas suas membranas o factor Rh. Se possuirem diz-se que o sangue é Rh+, caso contrário Rh-.
- Organismos que não tenham este factor produzem anticorpos para o combater. Daí organismos com factor Rh (Rh+) poderem receber sangue com ou sem este factor. Pelo contrário organismos sem este factor (Rh-) apenas podem receber sangue sem o mesmo.

Quadro de compatibilidades:
biosistemaabowm6.png

Última edição:
T

TIN

Visitante
O meu tipo de sangue é O. Ou seja o meu organismo não aceita sangue do tipo A,B ou AB. Em relação ao factor Rh, o meu sangue tem-no, portanto é Rh+ e dessa forma posso receber sangue do tipo O com ou sem Rh, ou seja, O+ ou O-, respectivamentes.

Resumo acerca dos sistemas ABO:

- Os glóbulos vermelhos (hemácias) podem, ou não, possuir nas suas membranas 2 tipos de aglutinogénios que irão definir o tipo de sangue do indivíduo.
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo A têm sangue tipo A
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo B têm sangue tipo B
- Organismos com hemácias com aglutinogénios tipo A e B têm sangue tipo AB
- Organismos com hemácias sem aglutinogénios têm sangue tipo O
- No organismo, mais especificamente no plasma sanguíneo, podem, ou não, existir 2 anticorpos denominados de aglutininas.
- Organismos com sangue tipo A produzem aglutininas Anti-B. Daí não se poder doar sangue tipo B a uma pessoa com sangue tipo A.
- Organismos com sangue tipo B produzem aglutininas Anti-A.
- Organismos com sangue tipo AB não produzem aglutininas. Daí serem receptor universais.
- Organismos com sangue tipo O produzem aglutininas Anti-A e Anti-B. Daí serem receptores difíceis. Mas em contrapartida são doadores universais porque este sangue não possui aglutinogénios e, portanto, as aglutininas do organismo que o receber não vão reagir.

Resumo acerca do factor Rh:

- Os glóbulos vermelhos (hemácias) podem, ou não, possuir nas suas membranas o factor Rh. Se possuirem diz-se que o sangue é Rh+, caso contrário Rh-.
- Organismos que não tenham este factor produzem anticorpos para o combater. Daí organismos com factor Rh (Rh+) poderem receber sangue com ou sem este factor. Pelo contrário organismos sem este factor (Rh-) apenas podem receber sangue sem o mesmo.

Quadro de compatibilidades:
biosistemaabowm6.png

Apontamento Excelente e propositado amigo!
Aproveito para relançar mais uma vez este tópico.
Um abraço.
Tin.

T

TIN

Visitante
Amigos,
Só para não deixar adormecer este post.
Um abraço.
Tin.

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
Acho que seria interessante e eventualmente útil postar aqui os tipos de sangue dos Membros deste Forum.
Eu sou dador desde 1983 e o meu tipo de sangue é: O RH -
Quem sabe se criarmos aqui uma corrente vasta não virá a ajudar alguém que necessite com urgência?
Um Abraço.

Gosta de louvar seu post Tintin, uma grande iniciativa!!!! Parabems por este post!:36_2_51:

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
Olá a Todos!

Sou B Rh+, e também sou possivel dadora de medula.
Queria informar que todos nós podemos ser dadores de medula, e não custa nada é só ir aos centros de Dadores de Medula e aí fazem uma recolha de sangue que irá para uma base de dados e se por acaso existir alguém compativel contigo (dador) és contactado, e só tens que dar sangue.
Infelizmente muitas pessoas, principalmente crianças morrem de leucemia e outros cancros que poderiam ser melhorados com um transplante de medula.

CEDACE, Registo Português de Dadores de Medula Óssea
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 LISBOA
Tel. 21 750 41 00
Fax. 21 750 41 41

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Pcta Prof. Mota Pinto - Edf.São Jerónimo, 4º Apartado 9041
3001-301 Coimbra
Tel: 239480700/719

Centro de Histocompatibilidade do Norte
R.Roberto Frias - Pavilhão Maria Fernanda
4200-467 Porto
Tel. 22 51 9102 ou 22 557 3470

Não tenhas medo!
Sê Dador de Medula!!

Beijos
Satpa

T

TIN

Visitante
Amigos,
Só para relembrar aos membros este tópico de extrema importância.
Aos mais recentes participem.
Um abraço.
Tin.

VND 1948

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 24, 2007
Gostos Recebidos
0
O meu tipo de sangue é o O RH+, sou dador desde 2003.

Infelizmente só acordei para este problema, quando um familiar muito próximo necessitou de efectuar uma transfusão em 2003 , pelo que fui dar sangue.

Desde então tornei-me dador de sangue.

Abraços!