kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

A cripta onde foram descobertos dez túmulos. Entre eles, deverá estar o de Nicolau Nasoni
As obras que decorreram em 2014 na Igreja dos Clérigos puseram a descoberto uma cripta do século XVIII com pelo menos 20 corpos.
Investigadores da Universidade de Coimbra iniciam esta semana trabalhos na cripta descoberta na Igreja dos Clérigos, no Porto, para tentar descobrir se uma das sepulturas ali existentes é a do arquiteto italiano Nicolau Nasoni.
As obras que decorreram em 2014 na Igreja dos Clérigos puseram a descoberto uma cripta do século XVIII e o presidente da Irmandade, Américo Aguiar, admite que uma delas seja do arquiteto Nicolau Nasoni.
Em declarações à Lusa, a coordenadora do projeto, Eugénia Cunha, do departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, afirmou que o trabalho "é muito mais complexo do que aquilo que se previa", tendo em conta que existem "pelo menos 20 corpos" na cripta, alguns de homens.
Aquando da descoberta, em dezembro do ano passado, a Irmandade dos Clérigos referiu terem sido descobertos pelo menos dez corpos, mas agora, após uma primeira avaliação feita pelos investigadores de Coimbra ao local, o número duplicou.
Segundo Eugénia Cunha, além de existirem muito mais sepulturas, "a qualidade do ar [na cripta] é má", porque "há uma grande carga fúngica", o que dificulta também o trabalho, cujo arranque está previsto para esta semana.
dn