Boas.
Para começares, leva os documentos que tens do carro, vai à alfandega, lá, eles conseguem-te calcular o valor do IA (Imposto Automóvel) a pagar, mas como o carro tem mais de 10 anos, a esse impostos deduz-se acho que à 60%, neste momento não tenho aqui a legislação à mão para consultar, até, porque com a entrada em vigor do novo código do imposto único de circulação, as legalizações ficaram mais caras desde o dia 01/01/2009 do que anterior.
Depois de verificares se vale mesmo a pena a legalização, ou seja, se o carro no final fica mais barato legalizado do que o seu valor, vai ter que fazer uma inspecção extra-ordinária, assim como, teres um documento de homologação por parte da marca cá em Portugal, no final de tudo, no IMTT da tua área de residência, vais acabar por receber as matriculas atribuídas.
Não seu qual a tua zona de habitação, mas eu recomendo-te a alfandega de Aveiro, caso seja próximo de ti, se não, terás que procurar uma que fique perto da tua residência.
Eu acho que um carro desses neste momento deverá valer para ai uns 1500€ no máximo, já com matricula Portuguesa, por isso, se a legalização for superior a esse valor (no meu calculador deu => 1.405,08€+20% IVA), só mesmo se tiveres gosto no carro. Atenção que no final, o nosso Portugalito comete uma ilegalidade fiscal, que é o cobrar um imposto sobre outro, ou seja, no final, ainda levas com 20% de IVA em cima do IA. A União Europeia continua a multar Portugal por esta ilegalidade, mas eles, não a deixam de fazer, deve dar lucro e muito.
Eu já ouvi dizer que para o próximo ano, as legalizações dos veículos vão ficar ais em conta novamente, por tanto, é tudo uma questão de te informares.
Link's úteis, acho eu:
Site da DGAIEC - Página Inicial
Calculo do IA:
Cálculo do Imposto Automóvel
Simulador online ISV 2008/2009 importados usados - Simulador online ISV/IUC importados usados - Imposto Sobre VeÃculos e Imposto Único de Circulação
Calculo do ISV:
Site da DGAIEC - Perguntas Frequentes Regularização Fiscal
Diversos:
Imposto Sobre VeÃculos e Imposto Único de Circulação