• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Transmissão de dados por UHF 446Mhz

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boa tarde pessoal!

Gostaria de expor uma questão aos amigos radioamadores ou entendidos neste assunto! Existe alguma forma de transmitir dados e imagens através do UHF de forma automatica!?

Tenho um projecto para este Verão e necessitaria de receber alguns dados em tempo real através de onda de rádio, mas como não tenho licença de radioamador, era preferêncial que fosse na banda livre dos 446 UHF.

O que necessito:

-Transmissão de dados: imagem, coordenadas gps, temperatura etc num raio de 30 Km com linha de vista
-Transmissão periódica e autónoma recorrendo a um pc
-Transmissor e receptor


Será que alguém me dá uma ajuda?

73´s 51's
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Alem de outros contras que deves ter em consideração

Com a largura de banda permitida a transmissão de imagens e por ocupar muitos bytes vai ficar muito lenta
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Boa tarde pessoal!

Gostaria de expor uma questão aos amigos radioamadores ou entendidos neste assunto! Existe alguma forma de transmitir dados e imagens através do UHF de forma automatica!?

Tenho um projecto para este Verão e necessitaria de receber alguns dados em tempo real através de onda de rádio, mas como não tenho licença de radioamador, era preferêncial que fosse na banda livre dos 446 UHF.

O que necessito:

-Transmissão de dados: imagem, coordenadas gps, temperatura etc num raio de 30 Km com linha de vista
-Transmissão periódica e autónoma recorrendo a um pc
-Transmissor e receptor


Será que alguém me dá uma ajuda?

73´s 51's


Para transmitires dados e imagem em UHF, podes faze-lo com um simples amplificador de uhf.
Podes usar uma daquelas centrais de banda larga usada nos prédios , nas antenas colectivas, no pc ou outro sistema teras de "trabalhar" os dados e imagem que queres transmitir e "modular" isso na frequencia que queres transmitir (446Mhz).
O modo de fazer a transmisão é simples ...
O sinal modulado , ligas na "central" (amplificador) na entrada de UHF depois na saída da central ou amplificador ( onde seria suposto ligar a rede de cabo coaxial) ligas uma antena de UHF com bom "ganho" na frequencia que queres transmitir e colacas a antena num ponto (alto de preferencia) com "vista" para o local onde queres receber....
do outro lado usas o sistema convencional de recepção , tal como se estiveses a "captar" um canal de tv em UHF .
Um amplificador "central" de 500mA (1/2 W) date cerca de 30 Km (em campo aberto) em boas condições.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Para transmitires dados e imagem em UHF, podes faze-lo com um simples amplificador de uhf.
Podes usar uma daquelas centrais de banda larga usada nos prédios , nas antenas colectivas, no pc ou outro sistema teras de "trabalhar" os dados e imagem que queres transmitir e "modular" isso na frequencia que queres transmitir (446Mhz).
O modo de fazer a transmisão é simples ...
O sinal modulado , ligas na "central" (amplificador) na entrada de UHF depois na saída da central ou amplificador ( onde seria suposto ligar a rede de cabo coaxial) ligas uma antena de UHF com bom "ganho" na frequencia que queres transmitir e colacas a antena num ponto (alto de preferencia) com "vista" para o local onde queres receber....
do outro lado usas o sistema convencional de recepção , tal como se estiveses a "captar" um canal de tv em UHF .
Um amplificador "central" de 500mA (1/2 W) date cerca de 30 Km (em campo aberto) em boas condições.


Amigo, isso não é assim
1-Esses amplificadores nem fazem essa frequência (446mhz). A frequencia deles começa nos 470MHZ
2- Se usar uma frequencia que o amplificador funcione é proibido por lei
3- Mesmo que seja possivel alterar o amplificador a largura de banda é muito maior que a permitida e por conseguinte iria "parar" todos os PMR que estivessem ao alcance dessas antenas
 
Última edição:

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Atenção que o importante aqui é perceber o conceito!

Sei que existem leis que proíbem esse tipo de actividades e defendo na integra que assim seja.

No entanto a minha opção poderia passar por envolver um rádio amador no projecto, para que estivesse licenciado a controlar tal operação. Esta operação teria uma duração máxima de três horas.

Gostaria de tentar perceber qual a melhor forma de fazer essa transmissão de dados, recorrendo às ondas rádios, visto todos os outros meios de comunicação estarem descartados por não estarem presentes no local onde a actividade "irá" decorrer!

Os dados essenciais seriam em formato texto, em caso de existir a possibilidade de imagem, gostaria de transmitir uma imagem de 5 em 5 minutos.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
o sinal pode ser transmitido em RS422, RS232,LAN...? a transmissão é ponto a ponto? a tait tem rádios para varias soluções.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
o sinal pode ser transmitido em RS422, RS232,LAN...? a transmissão é ponto a ponto? a tait tem rádios para varias soluções.

Sim a transmissão será ponto a ponto.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Basicamente numa fase inicial em necessitaria de transmitir dados em formato texto.

Estive a vasculhar a net e parece que encontrei a solução perfeita para o meu caso.


XBee pro 868 que opera nos 868Mhz, que facilmente preenche as minhas necessidades em termos de distância.
 
Topo