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GF Ouro
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[h=2]Sobe até aos 743 metros de altura até à vila de Stoos. Percurso chega a apresentar inclinações de 48º. Foi inaugurado esta sexta-feira e será aberto ao público este domingo.[/h]
É uma viagem que nem todos se sentirão à vontade para fazer, não só pela altura a que sobe mas também pelas elevadas inclinações. O funicular de Schwyz-Stoos, nos Alpes suíços, foi inaugurado pela presidente Doris Leuthard na sexta-feira e passou a ser o funicular mais íngreme do mundo, revela o The Guardian.
Atinge os 143 metros de altura, mas o que mais impressiona no percurso é a inclinação. Há partes onde chega aos 48 graus, o que corresponde a uma inclinação de 110%. Só para se ter uma ideia, a rua mais íngreme do mundo, a Baldwin Streeet, na Nova Zelândia, tem uma inclinação de 19º, cerca de 35%.
Mas nem estes números demoveram a presidente suíça de fazer a subida. Doris Leuthard assumiu que tem medo de alturas mas disse que o trajeto é “verdadeiramente emocionante”.
Com um custo de 44,6 milhões de euros, o funicular é visto como um exemplo do triunfo da tecnologia. As carruagens são cilíndricas e imitam o formato de barris. Com uma função que permite manter o nível de inclinação no interior das carruagens, os passageiros mantêm-se sempre de pé, quer seja a subir ou a descer.
O novo funicular vai substituir o antigo, que datava já de 1933.
nm
É uma viagem que nem todos se sentirão à vontade para fazer, não só pela altura a que sobe mas também pelas elevadas inclinações. O funicular de Schwyz-Stoos, nos Alpes suíços, foi inaugurado pela presidente Doris Leuthard na sexta-feira e passou a ser o funicular mais íngreme do mundo, revela o The Guardian.
Atinge os 143 metros de altura, mas o que mais impressiona no percurso é a inclinação. Há partes onde chega aos 48 graus, o que corresponde a uma inclinação de 110%. Só para se ter uma ideia, a rua mais íngreme do mundo, a Baldwin Streeet, na Nova Zelândia, tem uma inclinação de 19º, cerca de 35%.
Mas nem estes números demoveram a presidente suíça de fazer a subida. Doris Leuthard assumiu que tem medo de alturas mas disse que o trajeto é “verdadeiramente emocionante”.
Com um custo de 44,6 milhões de euros, o funicular é visto como um exemplo do triunfo da tecnologia. As carruagens são cilíndricas e imitam o formato de barris. Com uma função que permite manter o nível de inclinação no interior das carruagens, os passageiros mantêm-se sempre de pé, quer seja a subir ou a descer.
O novo funicular vai substituir o antigo, que datava já de 1933.
nm