Portal Chamar Táxi

TT - Todo o Terreno

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Números cor-de-rosa para 450cc e autos T2

b0888700.jpeg

Pode ter passado despercebido a muita gente, mas não a alguns atentos adeptos argentinos, que questionaram concorrentes das motos relativamente à razão do fundo do número inscrito no seu dorsal ser cor-de-rosa.



A razão é simples e prende-se pelo facto de ser mais fácil identificar os motards que participam com motos de cilindrada inferior a 450cc, e também, os pilotos com carros que competem na categoria T2.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
João Rosa: "O pó tem sido a nossa principal dificuldade"

0745c7a3.jpeg

João Rosa (Yamha WR450F) voltou a sentir alguma dificuldades com o muito pó com que se deparou no terreno, mas ainda assim realizou o 62.º registo nos 237 quilómetros cronometrados, baixando três lugares na classificação geral.

O motard luso foi ainda penalizado em 1m23s por velocidade excessiva numa zona de radar: "O pó tem sido a nossa principal dificuldade, apesar de também estar muito calor, o que ajuda a deteriorar os pneus mais depressa. Como o meu número de inscrição era muito alto, nestas primeiras etapas vou apanhar muito pó na ultrapassagem aos pilotos mais lentos. Também tenho de poupar a mecânica da minha Yamaha porque este percurso, com longas rectas e sem grandes dificuldades técnicas, é mais talhado para as motos de maior cilindrada, como as KTM" comentou o piloto de Viana do Castelo que, aos 42 anos, está a fazer a sua estreia no Dakar.

Amanhã os pilotos enfrentam uma tirada entre Puerto Madryn e Jacobacci, com uma das especiais cronometradas mais longas, de 551 quilómetros. Pelo meio, têm 143 quilómetros de ligação.

Classificações:
Segunda etapa:
Frans Verhoven (KTM) 2h14m48s... 62.º João Rosa (Yamaha) a 43m04s

Geral
1.º Marc Coma (KTM) 5h13m32s... 57.º João Rosa (Yamaha) a 1h29m52s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Nasser Al Attiyah enganou-se no percurso

0f2d00e8.jpeg

Nasser Al Attiyah e Tina Thorner venceram a rapidíssima etapa de ontem, mas a verdade é que os pequenos erros se pagam caro e foi o que sucedeu hoje com a dupla da BMW. Enganaram-se no percurso, e tiveram que dar meia volta para recuperar local de passagem obrigatória, ficando a partir desse momento a rodar atrás de Carlos Sainz.

O piloto do Qatar decidiu, provavelmente bem, não atacar o espanhol, já que teria de arriscar bastante para o passar, e com isso ter oportunidade de reduzir o tempo perdido, mas com isso perdeu cerca de cinco minutos descendo ao quarto posto da classificação geral.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Nunca se sabe o que vai acontecer de um dia para o outro"

d2547149.jpeg

A segunda etapa do Dakar Argentina - Chile teve duas fases distintas para os pilotos da equipa Bianchi Prata/CIN que conseguiram conquistar algum terreno e tempo, na fase inicial, mas na segunda tiveram alguns problemas. Luis Ferreira é 49º da geral, enquanto Pedro Bianchi Prata roda na 66ª posição:

Luís Ferreira: "Cada dia é diferente e de ontem para hoje, o tipo de piso mudou muito. Melhorei a minha classificação, andei rápido no inicio mas depois na zona fora de pista optei por ter mais atenção à navegação até porque houve algumas dunas e areia. Cheguei ao fim da especial sem gasolina, por lapso, não se encheu o depósito completamente e com variantes de piso como houve hoje, gastou-se mais. Mas em geral está a correr bem. Estou a gostar muito da prova, do ambiente. É um privilegio estar aqui."

Pedro Bianchi Prata: "Gostei muito mais da especial de hoje. Houve mais navegação e pistas diferentes de areia com algumas dunas. Muito pó mas decidi arriscar um pouco mais do que ontem. Estava a correr bem mas perto do fim da especial numa parte de vegetação serrada tive um problema com a moto e perdi algum tempo, cerca de 15 minutos. Este inicio não está a ser fácil. Ontem arranquei muito atrás e por causa do muito pó não consegui ultrapassar os que estavam à frente. Hoje perdi algum tempo, mas mesmo assim subi na classificação. Amanhã há mais e estou confiante. Isto é o Dakar, um verdadeiro desafio em que nunca se sabe o que vai acontecer de um dia para o outro." AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Paulo Gonçalves é o melhor português

789be321.jpeg

A etapa de hoje apesar de ser a mais longa do rali não era considerada uma das mais difíceis. Contudo era recomendada muita atenção, sobretudo na leitura da informação dada pelo material de navegação, que se mostrava crucial no final da etapa.

O dia de hoje estava a ser um dia bastante positivo para Paulo Gonçalves, mas já quase no final da etapa, quando rolava entre os dez primeiros, um pequeno deslize fez com que Paulo Gonçalves perdesse alguns lugares. "A etapa de hoje foi muito longa, foi um dia bastante cansativo e desgastante em termos físicos. A prova estava a correr muitíssimo bem, mas um pequeno erro de navegação quase no final fez-me perder algum tempo e isso levou a uma consequente descida na tabela classificativa".

Apesar de tudo, o "Speedy" mantem-se em prova como o melhor português, estando neste momento na 19ª posição da classificação da geral. Amanhã o piloto tentará "rolar novamente entre os primeiros e fazer uma corrida regular para que no final do dia possa contabilizar uma subida na tabela classificaiva", rematou o piloto.

A etapa de amanhã ligará Puerto Madryn a Jacobacci e será um dia marcado por uma mudança significativa no tipo de terreno que os concorrentes irão encontrar.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto na 18ª posição

bdade694.jpeg

Depois de um bom arranque, Elisabete Jacinto continua a ter neste Dakar 2009 uma boa prestação, ainda que hoje tenha sofrido alguns percalços, que a fizeram baixar na classificação geral, para a 18ª posição.

"A etapa de hoje era muito diferente da de ontem. Era muito mais sinuosa e tinha aquela vegetação típica das bordas do deserto. De início havia uma zona bastante complicada onde ficaram vários carros mas conseguimos passar bem", referiu Elisabete Jacinto, que acrescenta:

"Até meio da etapa correu tudo bem. Depois tivemos alguma dificuldade numa subida e foram necessárias várias tentativas para a ultrapassar e mais adiante numa zona com bastante vegetação a estrada estreitava e percebemos que não estamos a ir pela zona mais indicada. Já perto do final nova zona muito complicada e muitos carros atascados com bastante dificuldade em sair. Os camiões conseguiram encontrar uma passagem alternativa e safaram-se", salientou a piloto.

Classificação após a 2ª etapa
1º De Rooy (Ginaf), 5h36m51s; 2º Kabirov (Kamaz), a 3m58s; 3º Van Vliet (Ginaf), a 8m36s; 4º Chagin (Kamaz), a 12m52s; 5º Mardeev (Kamaz), a 20m06s; ...15º Sugawara (Hino), 1º -10 litros, a 1h06m32s; 16º Tomecek (Tatra), a 1h06m51s; 17º Stacey (MAN), a 1h12m40s; 18º Elisabete Jacinto (MAN), 2º - 10 litros, a 1h15m21s.


AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues: "Andei com cuidado para evitar problemas"

3aa3ec50.jpeg

Hélder Rodrigues concluiu no 20º lugar a segunda etapa do Rally Dakar Argentina-Chile, depois de ter conhecido, ontem, problemas de pneus que o impediram de terminar mais bem classificado.

Com o 19º lugar registado no primeiro check-point do dia, Hélder Rodrigues continuou a rodar num bom ritmo, chegando mesmo a ocupar a 12ª posição ao quilómetro 73, mas o piloto de Sintra
preferiu jogar pelo seguro e evitar excessos, num rali que está longe de terminar. Na geral o piloto português ocupa igualmente a 20ª posição.

Após a segunda etapa, ainda em terras argentinas, Hélder Rodrigues comentou: "A minha classificação de hoje era de certa forma previsível, pois andei com cuidado, depois do desgaste no pneu traseiro que me atrasou bastante ontem. O rali ainda vai no começo e quero, por enquanto, evitar qualquer problema que me possa fazer perder terreno na classificação geral".

Classificação da segunda etapa (motos)
1.º Franz Verhoeven, em 2h 14min 48s
2.º Cyril Despres, a 41s
3.º David Frétigné, 1 min 4s
4.º Jordi Viladoms, a 1 min 33s
5.º Jonah Street, a 1 min 51s
20.º Hélder Rodrigues, a 15min 37s

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Adelio Machado foi 74º...mas o melhor português

e8227b95.jpeg
Terminar uma etapa na 74ª posição e ainda assim ser o melhor representante luso diz bem do que foi esta segunda etapa para os concorrentes nacionais: "A parte final era de loucos! Com muitos carros enterrados e em dificuldade. Ainda reboquei o Francisco Inocêncio e o Martine Pereira que estavam em grande dificuldade, para além de duas equipas francesas.

O Dakar também vive de grande espírito de entre ajuda, são estas razões que também me levam a aceitar este grande desafio" contou Adélio Machado, algo exausto antes de partir para os derradeiros! 600 quilómetros que o levam até ao bivouac em Puerto Madryn"

Depois de detectada a falta de rendimento do Toyota Land Cruiser na etapa de ontem: "o tampão do gasóleo estava coberto por fita americana para não ser violado e, quando partimos não o descobrimos. Resultado, não havia circulação de ar e o depósito não "respirava" reduzindo a entrada do combustível e a perda de rendimento, não passava dos 130km/h".

Melhor português na etapa

Nesta segunda etapa do Dakar Argentina - Chile, Adélio Machado cotou-se como o melhor piloto português ao concluir a especial na 74ª posição da geral entre os automóveis. Depois da especial rápida do dia de ontem, os pilotos hoje, sentiram grandes dificuldades com o terreno, bastante mole, provocando os primeiros atascanços em catadupa: "não foi nada fácil desembaraçar-nos de algumas situações mais complicadas.

Os primeiros quilómetros da etapa eram bastante rápidos, mas, rapidamente nos deparamos com as primeiras dificuldades com terra e areia muito mole, para além de muita vegetação "fech-fech". A passagem dos carros da frente provocaram muitos trilhos. Foi a primeira verdadeira especial do Dakar" afirmou no final.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Portugueses atascam e afundam-se na geral

26544191.jpeg

A comitiva lusa dos autos teve hoje um dia para esquecer! Muitas dificuldades passaram a generalidade dos pilotos lusos, de tal forma que Adélio Machado foi o melhor, terminando apenas na 74ª posição esta segunda etapa.
Portugueses atascam e afundam-se na geral -

Os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio foram dos últimos a chegar ao final da especial de hoje, respectivamente nos 104º e 103º lugares, depois de ficarem atascados na fase final do percurso. Martine Pereira, desceu 13 posições para o 82º da geral, enquanto o mais azarado de todos foi Ricardo Leal dos Santos, apenas 92º, e caindo 28 lugares lugares à geral, depois de vários atascanços e sustos. Até um camião lhes arrancou uma porta!AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ricardo Leal dos Santos desceu ao "inferno"

9ead3d0e.jpeg

Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, tiveram hoje um dia muito complicado, com a segunda etapa do Dakar a mostrar-se madrasta para o Pioneer Desert Team Delta Q. Numa jornada marcada por inúmeros atascanços, em vários pontos do percurso, o piloto assume que era difícil fazer melhor.

"O tempo que perdemos ontem, com o problema de turbo, acabou por ser fatal e hoje condicionou toda a nossa corrida", explica Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: "O facto de partirmos atrás de diversos camiões, fez com que apanhássemos a pista muito mais cavada e quando se chegava a uma zona de fesh fesh a zona já estava num caos. Em África isto é comum, mas temos alternativas. Aqui só havia vegetação. De uma vez fiquei trancado entre dois camiões. Noutra um camião deu-me cabo da porta. A certa altura, a areia fina já me chegava aos joelhos. Nem dava para ver os pedais do carro. Noutra, foram os macacos que deixaram de funcionar. Na parte final, onde estavam mais de duas dezenas de carros, a solução foi atirar o BMW, qual elefante desembestado, contra a vegetação, para passar de qualquer maneira, por cima dela. Pelo meio ainda houve alguma cooperação entre equipas e acabei por ceder a nossa cinta ao Francisco Inocêncio, que teve de ser rebocado por um camião. É também isto que é o Dakar na sua parte menos agradável".

Com uma especial de mais de 600 km, os competidores entram amanhã na estrada da Patagónia que vem acompanhada de uma troca significativa de terreno. A paisagem é mais ondulada e positiva para os que gostam de grandes curvas. Devem-se orientar pelos lagos que cercam o caminho e pela grande quantidade de flamingos rosas presentes no local.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Marc Coma segue inalcançável

a408ac4c.jpeg

O espanhol Marc Coma continua a imprimir um forte ritmo no Dakar Argentina-Chile. O piloto da KTM passou ao km 47 da terceira etapa, que liga Puerto Madryn a Jacobacci, já com mais de três minutos (3m02s) de avanço sobre o segundo, que é Francisco Lopez.
Marc Coma segue inalcançável -

O espanhol tem adoptado um ritmo impressionante, não dando hipóteses aos seus adversários. Lopez, também com uma moto austríaca perdeu três minutos ao passo que o terceiro, Alain Duclos estava já a 4m05s.

Em quarto estava o norueguês Per-Anders Ullevaleseter, já a quase cinco minutos. De notar a boa tirada até agora de Hélder Rodrigues, que passou naquele ponto na sexta posição, a 5m14s do líder.

Aliás, tirando Marc Coma, todos os outros pilotos rodam em distâncias relativamente curtas, sendo que entre o segundo e o décimo há menos de três minutos de intervalo, diferença menor do que aquela que se verifica entre primeiro e segundo.

Paulo Gonçalves colocou a sua Honda no 14º posto, a 6m31s de Coma, mas perto dos seus principais adversários. Luís Ferreira, da equipa Bianchi Prata, passou em 36º, a 10m03s, enquanto que Bianchi Prata estava situado no 45º lugar, a 11m28s. João Rosa era 47º, a 11m34s.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Argentina - Chile Dakar 2009 - VÍDEO 2ª Etapa

 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Esteve Pujol regressa ao Dakar em carro automático

47ae2912.jpeg

Antigo piloto oficial da KTM, Isidre Esteve Pujol está de regresso ao Dakar para marcar presença na caravana automóvel, indiferente às suas limitações físicas.
Esteve Pujol regressa ao Dakar em carro automático -

Com o apoio da SsangYoung e da Prossegur, o piloto espanhol viabilizou um projecto válido para os próximos três anos que lhe permitirá competir no Campeonato de Espanha e nas próximas edições do Dakar ao volante de um SsangYoung Kyron 270Xdi Automático, especialmente adaptado à sua condição pela catalã Tot Curses.

Ex-companheiro de Cyril Desprès no Team Gauloises, Pujol viu a sua carreira desportiva quase comprometida após uma violenta queda sofrida em Março de 2007 durante o Rali de Almeria, prova do campeonato vizinho.

Então com 34 anos, foi atirada para uma cadeira de rodas com várias costelas partidas, uma das quais perfurou um pulmão, e uma lesão irreversível na espinal medula. "É claro que a minha vida mudou desde o acidente, mas o mundo não acabou.

Cheguei ao topo quando competia nas motos. Agora, nos automóveis, quero também chegar ao topo. As coisas não se fazem de um dia para o outro e estou consciente das dificuldades e do longo caminho que terei de percorrer".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Os recordistas de partipações no Dakar

417a38e0.jpeg

Ninguém tem mais participações no Dakar que estes dois sexagenários.
Os recordistas de partipações no Dakar -

Com 61 anos, Etienne Smulevici - aliás, "Semoule", como é mais conhecido no meio - é não só o recordista de presenças como também o de chegadas.

A sua estreia foi há 27 anos, o que significa que apenas falhou quatro edições desde 1979. À chegada à América do Sul, o experiente francês declarou-se "feliz como da primeira vez. Quando é que vou parar? Preveni a minha família e os meus amigos que não conto colocar um ponto final nesta aventura antes de alinhar em... 50 edições", avisou em tom solene, antes de se desfazer em risos.

Quando conseguiu retomar o ar sério, explicou os seus objectivos: "Melhorar o meu recorde de 19 chegadas e terminar entre os 15 primeiros", atirou "Semoule", que este ano se faz à aventura num dos buggy SMG de Philippe Gache.

Pleno de humor e vitalidade, Yoshimasa Sugawara é outro dos nomes incontornáveis do pelotão. Com 67 anos e 25 edições cumpridas, o japonês volta a tentar a sua sorte na corrida dos camiões, onde se assume como "um sério candidato ao "top ten", mas só porque já me parece difícil aspirar a um pódio", adverte o piloto do "pequeno" Hino Ranger.

Impaciente por chegar ao deserto de Atacama, garante que fez a preparação perfeita para esta prova: "Cerveja e tabaco". Nem mais...

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Marc Coma estende liderança; Rodrigues sobe na geral

831413d9.jpeg

Marc Coma continua sem adversários no Dakar Argentina-Chile.
Marc Coma estende liderança; Rodrigues sobe na geral -

O piloto espanhol da Repsol KTM voltou a rubricar mais uma excelente prestação na terceira etapa da prova, que ligou Puerto Madryn a Jacobacci, deixando os segundos classificados a 17m49s e reforçando a sua liderança à geral.

Aqui, é necessário aplicar o plural porque o norueguês Per-Anders Ullevalseter e o espanhol Jordi Viladoms alcançaram precisamente o mesmo tempo no final dos 551km de especial que marcaram o dia de hoje.

Prova do equilíbrio que se está a assistir na luta pelos lugares secundários é que entre o segundo e quinto posto existe pouco mais de um minuto de distância.

Em quarto ficou, então, o francês David Casteau (a 18m16s), em recuperação de uma primeira etapa bastante azarada, ao passo que em quinto ficou Farres Guell (a 18m42s).

Michel Marchini chegou em sexto lugar (a 21m38s), logo na frente de David Frétigné, que perdeu bastante tempo para o líder da geral, cerca de 22 minutos.

Jonah Street, Henk Knuiman e Hélder Rodrigues encerraram o top 10 da etapa, com o português da Lagos Team a rubricar mais uma boa performance, cotando-se sempre como um dos dez mais velozes da etapa. Paulo Gonçalves, com a sua Honda, chegou em 24º lugar, a 34m44s do vencedor da tirada. Luís Ferreira ficou em 41º lugar, a cerca de 59 minutos do primeiro.

Na geral, Marc Coma reforçou a sua liderança, passando a dispor de 39m11s de vantagem sobre o segundo, que é agora David Frétigné. Hélder Rodrigues ascendeu ao 13º lugar, distando já uma hora para o líder. Já Paulo Gonçalves caiu uma posição, para 19º.

Nos Quads, Josef Machacek foi o vencedor da etapa, com 1m47s de vantagem para o líder da geral, Cristophe Declerck, que dispõe agora de 30m47s sobre o piloto checo na geral.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Motas-ETAPA:

1 COMA (ESP) KTM 5h18m17s
2 ULLEVALSETER (NOR) KTM +17m49s
3 VILADOMS (ESP) KTM +17m49s
4 CASTEU (FRA) KTM +18m16s
5 FARRES GUELL (ESP) KTM +18m42s
6 MARCHINI (FRA) YAMAHA +21m38s
7 FRETIGNE (FRA) YAMAHA +22m20s
8 STREET (USA) KTM +22m50s
9 KNUIMAN (NLD) KTM +22m57s
10 RODRIGUES (POR) KTM +24m34s
24 GONÇALVES (POR) HONDA +34m44s
41 FERREIRA (POR) BMW +59m37s
51 ROSA (PRT) YAMAHA +1h05m54s
67 BIANCHI PRATA (PRT) BMW +1h24m08s

GERAL:
1 COMA (ESP) KTM 10h31m49s
2 FRETIGNE (FRA) YAMAHA +39m11s
3 VERHOEVEN (NLD) KTM +41m14s
4 ULLEVALSETER (NOR) KTM +42m25s
5 CZACHOR (POL) KTM +43m21s
6 STREET (USA) KTM +44m36s
7 VILADOMS (ESP) KTM +47m17s
8 MARCHINI (FRA) YAMAHA +48m22s
9 KNUIMAN (NLD) KTM +48m53s
10 PAIN (FRA) YAMAHA +55m16s
13 RODRIGUES (PRT) KTM +1h03m33s
19 GONCALVES (PRT) HONDA +1h10m41s
40 FERREIRA (PRT) BMW +2h26m42s
48 ROSA (PRT) YAMAHA +2h35m46s
62 BIANCHI PRATA (PRT) BMW +02h59m51s
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Al-Attiyah vence mas Sainz amplia vantagem

5353cfc5.jpeg

Nasser Al-Attiyah, em BMW, foi o vencedor da terceira etapa do Dakar Argentina-Chile, depois de mais uma dura batalha com o espanhol Carlos Sainz, segundo gastando apenas mais 35 segundos.
Al-Attiyah vence mas Sainz amplia vantagem -

Em terceiro ficou Dieter Depping, com outro VW, a 1m40s, ao passo que o quarto posto ficou entregue a Giniel de Villiers, perfazendo um total de três VW nas quatro primeiras posições.

Stéphane Peterhansel colocou o seu Mitsubishi Racing Lancer no quinto posto, tendo perdido hoje mais 5m31s. Mark Miller (VW) foi o sexto, na frente de Orlando Terranova (BMW), de Juan Roma (Mitsubishi), de Guerlain Chichérit (BMW) e de Robby Gordon com o seu Hummer.

Luc Alphand teve um dia para esquecer, perdendo mais de 30 minutos devido a um problema com o motor do seu carro.

Na geral, Sainz aumentou a vantagem para o segundo classificado, que passou a ser Al-Attiyah, por troca com Giniel de Villiers. Assim, o espanhol dispõe agora de 3m40s de avanço sobre o piloto do Qatar, ao passo que este tem 2m05s de vantagem para o sul-africano. Peterhansel é o quarto da geral, a 8m47s do líder.

Quanto aos portugueses, até ao momento ainda não há registos finais. Ao km 304, o melhor piloto luso era Ricardo Leal dos Santos, 50º, a 1h32m.

Etapa:
1 AL ATTIYAH/THORNER BMW 4h29m27s
2 SAINZ/PERIN VW +35s
3 DEPPING/GOTTSCHALK VW +1m40s
4 DE VILLIERS/VON ZITZEWITZ VW +4m01s
5 PETERHANSEL/COTTRET MITSUBISHI +5m31s
6 MILLER/PITCHFORD VW +8m00
7 TERRANOVA/GUEHENNEC BMW +9m04
8 ROMA/CRUZ SENRA MITSUBISHI +9m15
9 CHICHERIT/BAUMEL BMW +11m48
10 GORDON/GRIDER HUMMER +13m35

Geral:1 SAINZ/PERIN VOLKSWAGEN 9h04m48s
2 AL ATTIYAH/THORNER BMW +03m40s
3 DE VILLIERS/VON ZITZEWITZ VOLKSWAGEN +05m45s
4 PETERHANSEL/COTTRET MITSUBISHI +08m47s
5 ROMA/CRUZ SENRA MITSUBISHI +14m22s
6 MILLER/PITCHFORD VOLKSWAGEN +15m45s
7 TERRANOVA/GUEHENNEC BMW +17m41s
8 HOLOWCZYC/FORTIN NISSAN +34m25s
9 GORDON/GRIDER HUMMER +34m32s
10 ALPHAND/PICARD MITSUBISHI +8m47s
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Meio milhão viu partida simbólica do Dakar

1398e9cd.jpeg

A Fangio e Maradona, a Argentina passa agora a acrescentar o Dakar.
Meio milhão viu partida simbólica do Dakar -

Conhecidos pela sua paixão ao desporto, os aficcionados do país das Pampas responderam em massa à chegada do maior rali do mundo à América do Sul.

Em apenas dois dias, por exemplo, venderam-se 80 mil entradas para o recinto onde decorrerem as verificações administrativas e técnicas, se bem que o ponto alto desta ante-estreia tenha acontecido junto ao pódio, montado na Praça da República, numa das principais avenidas de Buenos Aires, durante a apresentação pública das equipas.

Superando todas as expectativas, e segundo fontes governamentais, cerca de 500 mil pessoas lotaram as 14 faixas de rodagem para saudar os heróis deste Argentina-Chile Dakar 2009, fazendo vibrar uma cidade onde as partidas de futebol do Boca Junior, no mítico Estádio de Bombonera, costumam juntar uma média de 55 mil espectadores!

"É uma autêntica loucura", exclamavam os pilotos quase em uníssono, impressionandos pelo clamor popular e pelo número de aficionados que se reuniram na zona histórica da capital argentina. "É qualquer coisa espectacular... só falta chorar", comovia-se o piloto local Cyril Joannin. "É quase como tomar um dopping natural. O ânimo de toda esta gente dá-nos a força que precisamos", sugeria, por seu lado, o turco Kutlu Torunlar, também ele emocionado pelo apoio recebido e por um espectáculo memorável, sempre ao ritmo do Tango.

A destoar, um susto quase estragou a festa, quando uma mulher foi atropelada, sem gravidade, por um dos automóveis da caravana.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues dá salto na classificação

bbc58040.jpeg

Hélder Rodrigues teve hoje um dia positivo ao conquistar o décimo lugar na terceira etapa do Dakar Argentina-Chile, naquela que foi a segunda especial mais longa do rally, que contou com 551 quilómetros num percurso muito exigente para os pneus.
Hélder Rodrigues dá salto na classificação -

Vigésimo motard a arrancar, o piloto da Lagos Team/TMN teve mais um excelente desempenho, rodando com regularidade no Top 10, e destacando-se como o melhor piloto português.

"Estou feliz com a etapa de hoje porque, para além de ter sido a segunda maior especial, dei um bom salto na classificação geral quando ainda só vamos na terceira etapa", referiu Rodrigues, que hoje saltou para a 13ª posição da geral.

Num terreno diversificado, em pedra e areia, o piloto português sentiu-se, particularmente, à vontade, não denotando grandes dificuldades, mas na qual a poupança dos pneus foi primordial, algo que o motard luso conseguiu. No CP1, Rodrigues foi 11º, uma posição à frente do vencedor da etapa de ontem, o holandês Verhoeven, recuando depois um lugar na passagem pelo segundo check-point, no quilómetro 434.

Na parte final da especial argentina, em piso de gravilha, o piloto luso forçou o andamento, deixando para trás pilotos que hoje se debateram com maiores dificuldades, como foi o caso do polaco Czachor, de Verhoeven ou ainda do francês Cyril Desprès, novamente infeliz, perdendo hoje mais de uma hora para Marc Coma.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Portugueses perdem ainda mais tempo

26544191.jpeg

A etapa de hoje voltou a não ser muito proveitosa para as equipas portuguesas que estão o Dakar Argentina-Chile.
Portugueses perdem ainda mais tempo -

O melhor dos pilotos lusos foi Ricardo Leal dos Santos (com Pires de Lima), que levou o seu BMW ao 46º posto, tendo gasto mais 1h56m40s do que Al-Attiyah, o vencedor da especial de hoje.

Mas, se para Leal dos Santos esta terceira etapa não correu como o esperado face a um terreno que se mostrou muito duro, pior foi para os outros competidores nacionais.

A dupla Francisco Inocêncio/Paulo Fiúza terminou a etapa em 61º, a 2h22m26s de deistânica, ao passo que Adélio Machado (com Laurent Flament) não foi além do 75º posto, ficando a 2h37m44s.

Já Francisco Pita e Gonçalves Humberto chegaram duas posições depois, em 77º, ao passo que Nuno Inocêncio e Jaime Santos apenas chegaram em 87º, tendo estes últimos perdido 2h59m19s.

Martine Pereira e Teixeira Marques cruzaram a meta no 104º lugar, já a mais de 3 horas e meia.

Com estes resultados, Leal dos Santos é agora o 66º da geral, a 6h08m05s, e melhor piloto nacional. Adélio Machado está em 68º, enquanto que Francisco Inocêncio é o 88º, duas posições à frente de Martine Pereira. Nuno Inocêncio é o 94º, ao passo que Francisco Pita é o 104º, com mais 9h25m43s que o líder, que é Carlos Sainz.

Elisabete também se atrasa

Também Elisabete Jacinto não teve a sorte pelo seu lado nesta terceira tirada. A piloto da equipa Oleoban MAN Portugal chegou apenas em 41º, tendo perdido mais de duas horas e meia para os vencedores da tirada, que foram Chagin, Savostin e Nikolaev.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Martine Pereira: "Foi duro mas resistimos"

96ed5a4d.jpeg

"Fazer mais de seiscentos quilómetros em pisos acidentados não foi tarefa fácil", afirmava na chegada ao final da segunda e mais longa etapa do Dakar o piloto da Padock Competições Martine Pereira depois de uma desgastante tirada que terminou já de noite.

A diversidade do piso seleccionado para esta especial que já terminou na região da Patagónia causou algumas mazelas no Toyota Land Cruiser do piloto de Famalicão que passou ainda alguns percalços com os pneumáticos do carro nipónico, vindo a terminar na 90ª da geral, baixando algumas posições em relação às duas etapas iniciais: "depois do muito pó que apanhamos na especial de ontem, que culminou com um pequeno toque na traseira de um outro concorrente, hoje voltamos a sentir essas dificuldades depois de nos termos atrasado. Era muito difícil ultrapassar e, depois vieram as pedras e os furos. Já deu para perceber o porquê do Dakar ser a mais dura e longa prova de todo-o-terreno do mundo"

Todas estas adversidades não são impeditivas da dupla Martine Pereira/José Marques continuar a desafiar a grande "aventura" que é o Dakar: "baixar os braços jamais! Vamos continuar a lutar contra todas as contrariedades que possam surgir etapa a etapa até atingir o nosso objectivo - terminar a primeira participação no Dakar".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto: "Partimos a transmissão e tivemos de improvisar"

8f2680a4.jpeg

Elisabete Jacinto e os seus companheiros de equipa Álvaro Velhinho e Marco Cochinho, foram ontem obrigados a improvisar na mecânica quando, no princípio da 3ª etapa, a transmissão do MAN do Team Oleoban MAN Portugal cedeu e a equipa foi forçada a parar. Apesar do tempo perdido, Elisabete Jacinto continua a acreditar num bom resultado, até porque o andamento que conseguiu, mesmo em duas rodas motrizes, foi francamente bom.

"Começamos a etapa muito bem. Ultrapassámos vários carros e camiões que partiram à nossa frente até que começámos a ouvir um barulho e parámos para ver o que seria. Percebemos que era da transmissão e tivemos de improvisar para anular a tracção às quatro rodas. Num camião tudo é bem mais complicado de que num carro e estivemos cerca de uma hora parados ", referiu Elisabete Jacinto, que acrescenta:

"Como se este contratempo não bastasse, quando arrancámos de novo para a especial o sentinel - o sistema que avisa o concorrente que segue à nossa frente de que estamos muito próximos e que o queremos ultrapassar - deixou de funcionar. Mesmo em duas rodas motrizes fomos sempre apanhando concorrentes, mas as ultrapassagens passaram a ser muito mais difíceis. Foi pena perdermos todo este tempo, quando estávamos a andar num ritmo tão bom, mas ainda faltam muitos quilómetros de corrida e estou certa que, nos próximos dias, vamos recuperar muitas posições", salientou a piloto.

A etapa de hoje leva os concorrentes de Jacobacci a Neuquén num total de 488 quilómetros dos quais 459 são cronometrados. No começo desta etapa, as zonas pedregosas vão exigir muito esforço particularmente dos motards. As primeiras porções de areia e os vários percursos fora da pista encantarão os amadores. É preciso cuidado, pois o erros podem começar a custar caro. Os favoritos podem começar a aparecer.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ricardo Leal dos Santos subiu 26 posições

5fe72fbf.jpeg

Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, cumpriram com êxito a 3ª etapa do Dakar, com o piloto português a regressar à liderança entre a comitiva lusa.

Os problemas sentidos nas duas primeira etapas tiveram grandes reflexos na etapa de ontem, devivo à ordem de partida, em que a equipa foi forçada a fazer um elevado número de ultrapassagens, em situações extremamente complicadas, já que carros e camiões levantam uma enorme nuvem de pó.

O piloto do Pioneer Desert Team Delta Q averbou o 46º tempo, gastando menos 10 segundos que o antigo campeão do mundo de ralis, Massimo Biasion e este resultado permitiu-lhe subir 26 posições na classificação geral.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Adélio Machado: "Navegação era preponderante, voltámos a não arriscar"

7c0caa1e.jpeg

A terceira etapa era uma tirada muito longa, trabalhosa e com grandes diversidade de pisos, e como seria de esperar, deu "água pelas barba" aos pilotos e máquinas, que alcançaram a região da Patagónia, com destaque para a magnificência de suas montanhas, bosques incríveis que emolduram lagos de águas cristalinas, a caminho do extremo sul do continente sul-americano em direcção à "Tierra del Fuego".

Adélio Machado voltou a estar em bom nível ao destacar-se entre a comitiva lusa e na categoria T2, numa etapa difícil e de grande desgaste físico para os pilotos e mecânica do Toyota Land Cruiser com as cores da Padock Competições e da Toyota France:

"Esta etapa deu muito trabalho de condução, foram muitos quilómetros e, uma variedade grande de pisos de terra, areia godos, muita pedra, a exigir um grande cuidado com os pneus para evitar os furos - apenas furamos uma vez, e a mecânica do carro.

Uma especial muito rápida e muito técnica, com uma parte final bem mais complicada, muito trabalhosa e bem mais lenta, a exigir muito do carro que se tem portado bem à altura das exigências do Dakar. A entrada na Patagónia vem dar uma viragem no Dakar" começou por afirmar o piloto da Padock Competições que foi bastante: "prudente na forma como abordou esta etapa. Sabíamos das adversidades que podíamos encontrar e não podíamos arriscar logo à terceira etapa. A navegação voltou a ser preponderante no rumo certo, não nos perdemos e, isso foi uma mais-valia. O Laurent tem vindo a fazer um excelente trabalho. Estamos no caminho certo, que assim seja até ao regresso a Buenos Aires".AS
 
Topo