• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tudo referente ao 'e.escolinha' portáteis para alunos do 1º ciclo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Novo programa 'e.escolinha' distribuirá 500 mil portáteis aos alunos do primeiro ciclo

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou hoje a distribuição de 500 mil computadores portáteis aos alunos do primeiro ciclo, no âmbito do novo programa 'e.escolhinha', que terão um custo máximo de 50 euros.

"Queremos que o computador faça parte do material escolar de todas as escolas", afirmou José Sócrates durante a cerimónia de apresentação do "Computador Magalhães", o primeiro computador portátil com acesso à Internet que será fabricado em Portugal.

Conforme adiantou José Sócrates, o novo programa e.escolinha, que é baseado nos princípios do programa e.escola., irá abranger os alunos que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico.

"O programa e.escolinha visa que todas as crianças tenham acesso ao computador Magalhães", sublinhou José Sócrates.

Ainda segundo o primeiro-ministro, o computador Magalhães será gratuito para os alunos que estejam inscritos no primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão da acção social escolar.

Para os alunos que não são abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães custará 50 euros.

"É um computador de última geração tecnológica, pensado para as crianças, para resistir melhor ao choque e aos líquidos", acrescentou.

Além disso, continuou, é também um computador com "tudo o que de mais moderno existe", nomeadamente o último micro-processador da Intel.

"No fundo, é um computador para as crianças e para todos, é para ser utilizado dos sete aos 77 anos", sublinhou.

José Sócrates revelou ainda que os primeiros computadores Magalhães deverão ser entregues nas escolas já em Setembro.

No final da cerimónia, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou que serão as escolas a tomar a iniciativa de identificar os alunos interessados em aderir ao programa e.escolinhas.

"Vão ser as escolas a organizar a identificação dos alunos", disse.

Depois desta primeira fase, os computadores serão entregues nos estabelecimentos de ensino, que os farão chegar a cada aluno previamente identificado.

No caso destes computadores Magalhães, e ao contrário do que acontecia no programa e.escola, a opção de ligação à Internet é facultativa.

Maria de Lurdes Rodrigues adiantou também que a extensão do programa e.escolinhas aos alunos do segundo ciclo poderá vir a ser equacionada pelo ministério da Educação.

"Poderemos equacionar isso", declarou.


lusa
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Também Europa, América Latina e África são possíveis destinos do Magalhães


O primeiro computador portátil português pode ser exportado para três continentes


O Magalhães, o primeiro computador portátil feito em Portugal, quer entrar nos lares de cerca de 500 mil crianças do ensino básico, mas a ambição dos seus fabricantes vai mais além. O objectivo do consórcio JP Sá Couto e Prológica, que, em parceria com a norte-americana Intel, vai produzir os primeiros portáteis nacionais a partir de uma fábrica em Matosinhos, é exportar a tecnologia e os equipamentos para o mundo.

Actualmente, o consórcio está já em negociações com três continentes - África, Europa e América Latina, afirmou ontem Luís Cabrita, responsável da Prológica, à margem da apresentação do projecto Magalhães em Lisboa. Segundo Luís Cabrita, "o primeiro computador português é um projecto competitivo nos três continentes", o que vai permitir realizar a intenção do consórcio: "globalizar a marca Magalhães", que retirou o seu nome do navegador português Fernão Magalhães.

O Magalhães vai começar a ser produzido num espaço que pertence à actual fábrica da JP Sá Couto, em Matosinhos, estando prevista a construção de uma nova unidade de fabrico na mesma zona, adiantou o responsável pela empresa, João Paulo Sá Couto.

De acordo com o responsável da fabricante portuguesa, "a capacidade de produção actual da fábrica é de 40 mil unidades por mês" mas, com a nova unidade, "a capacidade aumentará mediante as encomendas".

Em Setembro, vão começar já a sair os primeiros computadores portáteis portugueses da fábrica de Matosinhos directamente para as mãos de alunos entre os seis e os 11 anos. Segundo anunciou ontem o primeiro-ministro, José Sócrates, na apresentação do Magalhães, cerca de 500 mil computadores vão ser distribuídos aos alunos do primeiro ciclo ao longo do próximo ano lectivo.



Público
31.07.08
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
À Descoberta do Magalhães

À Descoberta do Magalhães

medium_noticia_1221749977_7125.jpg


Categoria: Divulgação
No âmbito do programa e-escolinha, decorreram, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto, as jornadas de trabalho À Descoberta do Magalhães.
Com a duração de dois dias, entre 16 e 17 de Setembro, estas jornadas tiveram como destinatários os Coordenadores TIC que irão partilhar os conhecimentos adquiridos com os professores do 1.º ciclo do ensino básico.
As jornadas incidiram sobre a utilização do portátil Magalhães em ambiente colaborativo de sala de aula, segurança na Internet e possibilidades de supervisão dos encarregados de educação. As jornadas contam com a colaboração da Intel, da Microsoft e da Caixa Mágica, empresas parceiras desta iniciativa.
Para mais informações consulte o sítio do Plano Tecnológico da Educação.

DRN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Jornadas de trabalho preparam professores para a chegada do Magalhães

16 de Set de 2008
No âmbito do programa e-escolinha, o Ministério da Educação inicia hoje as jornadas de trabalho “À Descoberta do Magalhães”. Com a duração de dois dias, estas jornadas têm por destinatário os Coordenadores TIC, que irão posteriormente partilhar os conhecimentos adquiridos com os professores do 1.º ciclo do ensino básico.


As jornadas incidirão sobre a utilização do portátil Magalhães em ambiente colaborativo de sala de aula, segurança na Internet e possibilidades de supervisão dos encarregados de educação. As jornadas contam com a colaboração da Intel, da Microsoft e da Caixa Mágica, empresas parceiras desta iniciativa.

Locais e datas das jornadas de trabalho:

Porto 16 e 17 de Setembro
Lisboa 18 e 19 de Setembro
Évora 22 e 23 de Setembro
Faro 23 e 24 de Setembro
Coimbra 25 e 26 de Setembro

O programa e-escolinha permitirá que os cerca de 500 mil alunos do 1.º ciclo acedam ao computador portátil Magalhães em condições vantajosas.



DRN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Perguntas Frequentes

img-quadro.jpg








Gerais


O que é o Plano Tecnológico da Educação?

O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é o programa do XVII Governo Constitucional que tem como meta a modernização tecnológica das escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, promovendo a integração e a utilização generalizada das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem e na gestão escolar.

As escolas do 1.º ciclo do ensino básico ficarão de fora do PTE?

Não. As escolas do 1.º ciclo do ensino básico são abrangidas por um conjunto de projectos do PTE – Internet na Escola, Portal da Escola e Escola Simplex. Dadas as particularidades destes estabelecimentos de ensino e da sua gestão, está em fase de estudo uma estratégia de modernização tecnológica das escolas do 1.º ciclo, em estreita articulação com os municípios.

Porquê um PTE?

Apesar do investimento tecnológico efectuado nas escolas nos últimos anos, o estudo de diagnóstico sobre a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal revelou que a relação das escolas com as TIC é ainda muito desigual de escola para escola e que falta integrar plenamente as TIC nos processos de ensino e de aprendizagem. O PTE representa, por isso, um enorme salto qualitativo do ensino e da aprendizagem das novas gerações, preparando os portugueses para os desafios da sociedade e economia do conhecimento.

Qual é o objectivo estratégico do PTE?

O PTE tem como objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica do ensino em 2010.

O que é o Kit Tecnológico?

O Kit Tecnológico é o conjunto de equipamentos informáticos que serão adquiridos com vista à generalização da utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem. Até 2010, as escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário serão apetrechadas com cerca de 310 000 computadores, 9 000 quadros interactivos e 25 000 videoprojectores.

Vai haver mais computadores nas escolas?

Em 2010, haverá nas escolas 1 computador ligado à Internet por cada 2 alunos. Actualmente, existe um computador com ligação à Internet para cerca de 8 alunos.

Todas as salas de aula terão um quadro interactivo?

Até 2010, haverá 1 quadro interactivo para cada 3 salas de aula. E haverá computadores com ligação à Internet em banda larga e videoprojectores em todas as salas de aula.

O PTE aumentará a velocidade de acesso à Internet nas escolas?

Sim. Em 2010, as escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, assim como todas as escolas com 1.º ciclo do ensino básico com mais de 100 alunos, contarão com uma velocidade de ligação à Internet em banda larga de alta velocidade de, pelo menos, 48Mbps.

O PTE ligará todas as salas de aula à Internet?

Sim. Em 2008, todas as salas de aula estarão ligadas à Internet. Em 2010, o número de alunos por PC com ligação à Internet em banda larga será de 2.

O acesso à Internet ficará limitado à sala de aula?

Não. Uma vez que as escolas serão equipadas com redes locais, o acesso à Internet não se cingirá apenas à sala de aula. Toda a escola, a biblioteca, o recreio, o espaço exterior, contarão com acesso à Internet, uma vez que serão instalados pontos de acesso com e sem fios nas áreas de estudo e de convívio da escola.

O que é o Cartão da Escola?

O Cartão da Escola representa um avanço ao nível da modernização e da eficiência dos processos administrativos, assim como da segurança no interior e no exterior do recinto escolar. Com o Cartão da Escola, será possível controlar as entradas e as saídas dos alunos da escola, verificar a presença nas aulas, consultar o processo administrativo e o percurso escolar dos alunos. O Cartão da Escola funcionará também como porta-moedas electrónico e poderá oferecer funcionalidades bancárias.

Que mais oferece o Cartão da Escola?

Para além do porta-moedas electrónico, o Cartão da Escola servirá para controlar as entradas e as saídas da escola, verificar a presença nas aulas e consultar o processo administrativo e o percurso escolar dos alunos. Poderá ainda oferecer funcionalidades bancárias.

O que é o Portal da Escola?

O Portal da Escola é uma plataforma de e-learning – partilha de conteúdos, ensino à distância e comunicação entre os professores e os alunos fora do recinto escolar –, que visa aumentar a produção, a distribuição e a utilização de conteúdos pedagógicos em formato digital, complementar os métodos de ensino convencionais e desenvolver práticas de ensino interactivas e de aprendizagem contínua. Através do Portal da Escola, os professores poderão fazer exercícios em suporte digital, utilizar manuais escolares digitais e efectuar avaliação electrónica, e os alunos poderão criar o seu portfólio digital.

O que é o portfólio digital?

O portfólio digital é uma funcionalidade do Portal da Escola com inúmeras vantagens. Com o portfólio, os alunos reunirão todos os trabalhos realizados ao longo do percurso escolar. Assim, todos os seus trabalhos podem ser consultados e organizados de maneira criativa. Mais importante ainda, os trabalhos nunca se perdem.

O que é o Escola Simplex?

O Escola Simplex é o projecto do PTE que tornará a gestão escolar mais simples e intuitiva: agilizará os procedimentos administrativos, eliminará os formulários desnecessários, contribuirá para aprimorar o acesso à informação escolar e melhorará a comunicação entre funcionários escolares, responsáveis pela gestão escolar, professores, alunos, serviços do Ministério da Educação e agentes externos.
O Escola Simplex estará integrado no Portal da Escola, que será a plataforma de apoio a todas as actividades escolares.

Sou Presidente do Conselho Executivo / Coordenador TIC


A minha escola necessita de se candidatar aos projectos do PTE?

Não se encontram previstos procedimentos de candidatura ou despesas de investimento adicionais para as escolas. O PTE beneficiará todas as escolas do País sem excepção. Nenhuma escola ficará para trás no processo de modernização tecnológica do ensino e da aprendizagem em Portugal.

O Portal da Escola simplificará a gestão da escola?

Sem dúvida. O Portal da Escola, através da área Escola Simplex, permitirá digitalizar processos e integrará todas as ferramentas de gestão escolar previstas no PTE. As vantagens associadas ao Portal da Escola são, entre outras, as da simplificação e da celeridade dos procedimentos, a da facilitação do acesso à informação escolar e a da eliminação de formulários arcaicos. O Portal da Escola permitirá, ainda, melhorar substancialmente a comunicação entre alunos, docentes, funcionários escolares e facilitar a comunicação entre a comunidade educativa e os agentes externos.
Sou Gestor de uma empresa TIC


Gostaria de apresentar os produtos de interesse para o PTE. Que devo fazer?

A forma correcta de apresentar os produtos e serviços de interesse para o PTE é enviar catálogos daqueles produtos e serviços, ou hiperligações para as respectivas páginas de descrição, com todas as funcionalidades, características técnicas e preços de referência, utilizando o seguinte endereço de e-mail: escola@gepe.min-edu.pt.
Dessa maneira, a equipa de gestão do PTE acompanhará melhor as tendências do mercado neste sector, garantindo deste modo e ao mesmo tempo a máxima elegibilidade dos operadores e a transparência dos procedimentos de aquisição.


Que tipo de procedimentos de aquisição são previstos no PTE?

Com o PTE, será agregada grande parte da procura de produtos e serviços até hoje dispersa por diversos agentes educativos. As quantidades e os montantes envolvidos nas aquisições previstas fazem do concurso público internacional o procedimento-padrão do PTE.

DRN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Documentos

img-documentos-verde.jpg
Portugal



União Europeia


Legislação

DRN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Programa 'e-escolinha'

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
Segundo o chefe do Governo, os computadores vão começar gradualmente a chegar a todas a escolas do país, no âmbito do programa e-escolinha, cumprindo-se um objectivo do Executivo anunciado em Julho passado.
José Sócrates falava na cerimónia de inauguração do Centro Escolar de Novogilde, um dos quatro novos estabelecimentos de ensino deste concelho do distrito do Porto que este ano lectivo entraram em funcionamento.
O primeiro-ministro considerou que o sucesso das políticas que permitiram em três anos uma renovação profunda nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico se deve a uma cooperação estratégica sem precedentes com o poder local.
«Câmaras e Governo estão e remar para o mesmo lado na batalha pela Educação. Gerou-se um dinamismo no nosso país, com presidentes de junta, presidentes de Câmara e membros do Governo a terem consciência de que a prioridade das prioridades joga-se na Educação», enfatizou o chefe do Governo.
Apontando Lousada como «um bom exemplo para o país no domínio da Educação», o primeiro-ministro afirmou que qualquer político «deve sentir-se contente quando percebe que o essencial do esforço financeiro do Governo e das câmaras se está a dirigir para o futuro do país».
O primeiro-ministro, que estava acompanhado da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, reafirmou que na Educação «se joga o futuro de Portugal», garantindo uma «igualdade de oportunidades entre todos os portugueses».
Maria de Lurdes Rodrigues inaugurou hoje o Centro Escolar de São Miguel, que junta um jardim-de-infância a uma escola básica, seguindo para Nogueira, onde lançou a primeira pedra de uma escola básica. A ministra inaugurou depois os centros escolares de Pias e de Figueiras.
Ao fim da manhã, o primeiro-ministro juntou-se a Maria de Lurdes Rodrigues, em Nevogilde. Nesta freguesia de Lousada, o chefe do Governo afirmou que estão hoje aprovados, no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), 388 novos centros escolares em todo o país, num investimento global de 500 milhões de euros.
Segundo acrescentou, há mais 606 projectos em análise, que farão crescer o investimento até aos 900 milhões de euros.
«Queremos que todos os alunos tenham acesso àquilo que há-de melhor na Educação em Portugal. Se o nosso país quer, com ambição, ter um lugar no mundo e na economia global tem de dar a estes jovens uma boa Educação», observou o primeiro-ministro.
José Sócrates lembrou ainda algumas medidas lançadas pelo seu Executivo nos últimos três anos, em articulação com as autarquias, na área do primeiro ciclo do ensino básico, nomeadamente a escola a tempo inteiro, as refeições nas escolas, informatização das salas de aulas, encerramento de estabelecimentos com menos de 10 alunos e as actividades de enriquecimento curricular.
Estas medidas, segundo o primeiro-ministro, têm contribuído para a melhoria dos indicadores do insucesso e abandono escolar.
Lusa / SOL
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Recebi hoje o papel para inscrição para o e-escolinha, na escola do meu puto, aqui bem pertinho de Lisboa...muito pertinho.

Magalhes.jpg


:espi28:
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Acerca deste assunto tens uma carta duma mãe que escreve a sócrates.l

Granda mãe:espi28:...mais destas é que eram precisas!!

E das de Aljubarrota também...para lhes darem umas pazadas!:right:
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Os pais/encarregados educação que quiserem podem fazer a pré-inscrição para o portátil Magalhães numa das operadoras que o irá fornecer.

Esta pré-inscrição não tem o carácter vinculativo, a pessoa pode bem pré-inscrever-se numa operadora e depois comprar na outra, ou até mesmo não comprar.
Dizem eles que a pré-inscrição é para ter prioridade na altura da entrega do portátil.
A OPTIMUS (Kanguru) o serviço que disponibilizará de internet de banda larga é com os tarifários que já existem em vigor.
A TMN ainda não sei, estou à espera duma resposta por email.

Aqui pré-inscrição TMN: tmn > banda larga > e.escolinha

Mais informação sobre o Magalhães na TMN: tmn > banda larga > e.escolinha

Aqui pré-inscrição OPTIMUS (Kanguru): Kanguru e-escola

Mais informação sobre o Magalhães na OPTIMUS (Kanguru): Kanguru e-escola

Estranhamente até à data de hoje a Vodafone não tem nenhuma referência ao portátil Magalhães no site deles.

:espi28:
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
:: Inscrições abertas no sítio do e-escolinha

:: Inscrições abertas no sítio do e-escolinha (27/10/2008) Inscrição dos alunos na iniciativa e-escolinha já se encontra disponível. Instruções enviadas às escolas por correio electrónico.


Fonte: DRN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Workshop ‘e-Escolinha: Usar as TIC no 1.º Ciclo’ disponível Online

Workshop ‘e-Escolinha: Usar as TIC no 1.º Ciclo’ disponível Online

No âmbito da iniciativa e-Escolinha foi criada uma página electrónica com recursos, exemplos e materiais de apoio ao desenvolvimento de actividades de sensibilização e formação para professores do 1.º Ciclo, relativos às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...d&post={1370DA03-3A3F-433D-AD20-8290E42E1BFC}
Logo_EEscolinha_100x100.jpg
O workshop ‘e-Escolinha: usar as TIC no 1.º Ciclo’ encontra-se disponível online, no site da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, e destina-se, prioritariamente, aos professores responsáveis pela organização de sessões de formação, podendo, no entanto, muitos dos conteúdos ser de interesse para outros professores e, também para pais e encarregados de educação.
Através da Internet é disponibilizado um conjunto de conteúdos que, segundo o Ministério da Educação, são “úteis para ajudar a perspectivar a utilização das TIC no 1.º ciclo, em particular do computador portátil Magalhães”.
O workshop é composto por três módulos com várias secções, que enquadram um conjunto de conteúdos relevantes para ajudar a perspectivar a utilização das TIC. Existe, ainda, uma secção adicional – Actividades – orientada para apoiar os responsáveis pelas sessões de formação, onde são apresentadas sugestões de actividades a desenvolver com os professores e de recursos para as apoiar.
Data: 08-01-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Portal da Educação
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
e-escolinha alargado ao Ensino Privado

Mais de 50 mil alunos do ensino particular e cooperativo já podem aderir ao programa Magalhães para terem acesso ao portátil. O Ministério da Educação informou que as inscrições estão abertas desde 23 de Janeiro.
http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...d&post={2806ABD4-DA16-4EA9-A5D4-B61A2341B646}
Logo_EEscolinha_100x101.JPG
O Ministério da Educação informou que alargou o programa e-escolinha às escolas do ensino particular e cooperativo onde estão inscritos mais de 50 mil alunos.
O e-escolinha é um projecto tecnológico do Governo português destinado aos alunos do ensino básico (1.º ao 4.º anos) e tem como principal objectivo a distribuição de computadores portáteis a muito baixo custo.
Até ao momento estão inscritas no programa Magalhães cerca de 300 mil crianças. As escolas estão a receber em média, por dia, sete mil computadores tendo sido já entregues um total de cerca de 120 mil.
O período de inscrição no e-escolinha em todas as escolas públicas e privadas, iniciado a 23 de Janeiro, deverá estar concluído no próximo mês de Fevereiro. A previsão ministerial aponta para que, até às férias escolares da Páscoa, o Magalhães chegue à totalidade dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico.
O computador Magalhães é o primeiro computador portátil com acesso à Internet montado em Portugal, pensado para crianças e resistente ao choque e aos líquidos.

Data: 26-01-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Ministério da Educação
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Computadores Magalhães estão a chegar devagar às escolas


Hoje às 09:10





Os computadores Magalhães estão a chegar muito devagar às escolas, o que está a levar as escolas a tomarem diferentes atitudes para ultrapassar o problema. A Confederação das Associações de Pais diz que o processo está a correr mal.








  • Reportagem de Nuno Guedes sobre a chegada de computadores Magalhães a algumas escolas do país
  • Albino Almeida diz que a chagada dos Magalhães estão a criar vários problemas


Os computadores Magalhães estão a chegar muito devagar às escolas e por isso nem todos os alunos que pediram o portátil já o obtiveram.
Para não criar uma situação de desigualdade, os estabelecimentos de ensino estão a optar por não entregar os Magalhães aos alunos ou então não permitem que sejam levados para as aulas.
Numa escola do concelho de Moimenta da Beira, já chegaram oito computadores para 26 alunos, o que levou os professores a preferirem reencaminhá-los para a sede do agrupamento, enquanto não cheguem os restantes, uma decisão seguida noutras escolas.
Contudo, em Cinfães, onde chegaram 42 computadores para 156 alunos, a decisão acabou por ser diferente, com os professores a decidir fazer a distribuição por uma questão da segurança.
Marina Fátima, coordenadora do complexo de escolas da sede do concelho, diz que os portáteis deviam ser usados nas aulas, mas as ordens foram para que ficassem em casa.
«Deveriam estar na escola, mas numa situação onde há numa turma um ou dois alunos a terem o computador e depois 20 que estão a olhar é complicado gerir isto porque são crianças», explicou.
«Tentamos gerir de uma forma que achamos que eles compreenderiam melhor, apesar de alguns terem reagido bastante mal», acrescentou Marina Fátima.
A Confederação das Associações de Pais tem conhecimento desta situação e considera que o processo está a correr mal, originando vários problemas como o facto de já terem chegado computadores em excesso a algumas escolas, que os estão a guardar.
Como os computadores «não chegam para todos apesar de todos os terem pedido as escolas também não os entregam. Em alguns momentos, as escolas entregam e dizem que têm os computadores, mas não estão a utilizá-los», explicou Albino Almeida.
Perante estas situações, o presidente da Confap pediu para que seja clarificado o modo como este processo vai decorrer «para se transmitir mais confiança aos pais e aos alunos porque em boa verdade isto não está a correr bem».
tsf
 

Paulo-480

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
Eu estive com um Magalhães mas não consegui navegar pela net, parece que aquilo trás bloqueios para os putos serem controlados, mas o problema é que fora das escolas eles não poderão visitar páginas tipo sapo ou clix coisas básicas. Alguém sabe disto que me possa explicar melhor.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Secretário de Estado admite atrasos na entrega de computadores Magalhães


Hoje às 12:24





O secretário de Estado da Educação admitiu que estão a existir atrasos na entrega dos computadores Magalhães às escolas. À TSF, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, diz que tudo deverá ficar resolvido até à Páscoa.




javascript:SendNews('SendComment', 'SendDestination')







  • Valter Lemos admite atrasos na entrega dos computadores Magalhães


O secretário de Estado da Educação reconheceu, esta quarta-feira, que estão a existir alguns atrasos relativamente à entrega dos computadores Magalhães nas escolas.
Perante as preocupações de professores e pais, Valter Lemos admitiu que houve atrasos nas inscrições de algumas crianças, situação que já está praticamente resolvida, e que há duas semanas se começou a fazer a inscrição das crianças que frequentam o ensino privado.
«Neste momento, quanto à questão da disponibilidade e entrega dos computadores, não há nenhum problema logístico nem operacional. Existe esta pequena dificuldade derivada de haver algumas crianças que não pagam nada e outras que têm uma pequena comparticipação», explicou.
Em declarações à TSF, Valter Lemos adiantou que as dificuldades existentes não serão complicadas de ultrapassar «desde que tenhamos um pouco a colaboração das famílias neste aspecto dirigindo-se às escolas para resolver o problema com rapidez».
«Creio que poderão estar sossegados todos os pais que as crianças receberão os computadores senão até ao fim do ano como estava previsto, mas até à Páscoa», concluiu este secretário de Estado.

tsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Lançado Programa de Apoio ao Alargamento da Rede de Educação Pré-Escolar

Lançado Programa de Apoio ao Alargamento da Rede de Educação Pré-Escolar

Este programa, da responsabilidade dos Ministérios da Educação (ME) e do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS), visa o alargamento e a requalificação do parque de educação pré-escolar, através de iniciativas dos municípios e de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou equiparadas.
http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={F4B05341-0EF8-46F9-B4E0-387311FA7DF4}
logo_governo2_100x100.jpg
O Programa de Apoio ao Alargamento da Rede de Educação Pré-Escolar, especialmente orientado para os concelhos que apresentem uma taxa de cobertura inferior à média nacional, permite dar continuidade ao esforço de requalificação e de alargamento da rede de educação pré-escolar.
Este programa, conjugado com a construção de Centros Escolares, permitirá a criação de um total de 524 novas salas e 12.938 vagas para crianças entre os três e os cinco anos: 356 salas e 8.738 vagas na área de Lisboa e 168 salas e 4.200 lugares na área do Porto. Numa segunda fase, serão aplicados mais 14 milhões de euros, também nestas duas áreas metropolitanas.
O apoio a conceder pelos ministérios envolvidos, na forma de subsídio não reembolsável, é de 50% sobre o valor das despesas elegíveis. A parte não co-financiada é suportada pelos municípios ou pelas IPSS, que poderão aceder a uma linha de crédito com juros bonificados criada para esse fim.
A iniciativa é financiada com 13,5 milhões de euros provenientes do orçamento do ME e igual verba proveniente dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais pelo MTSS.

Data: 05-03-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Portal do Governo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Manual de Instruções para desinstalar Programa com Erros de Português do Magalhães

O Ministério da Educação (ME) considera intoleráveis os erros de português da aplicação “Aprender” de um jogo instalado nos computadores Magalhães. Foi, entretanto, criado um manual de instruções para desinstalar o programa nos portáteis já entregues e solicitado à empresa JP Sá Couto a sua remoção nos aparelhos que estão em fase de produção.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={AF26A038-D067-4501-97FB-4984DC50D8BD}
Logo_Min_Educ_100x100.JPG
A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), esclareceu em comunicado, no dia 7 de Março, que já solicitou à empresa JP Sá Couto, fabricante do computador Magalhães, a remoção do software associado à aplicação de um jogo instalado nos aparelhos na sequência da detecção de erros ortográficos no menu de “ajuda”.
Em relação aos computadores já distribuídos, a DGIDC produziu um “Manual de Instruções” que permitirá aos professores nas escolas ou aos pais em casa proceder à desinstalação da aplicação “GCompris” do Sistema Operativo Caixa Mágica que corre na aplicação “Aprender”.
O ME considera intoleráveis os erros de português, entre os quais estão gralhas e frases sem sentido, que foram detectados no computador Magalhães, lamenta o sucedido e apresentou um pedido de desculpas às famílias das crianças que receberam este portátil.
Contudo o ME salienta que o computador Magalhães é, e será cada vez mais, um instrumento de trabalho inovador, seguro e indispensável nas salas de aula do 1.º ciclo.
Data: 09-03-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Portal da Educação
 
Topo