Portal Chamar Táxi

TV Bluesky modelo: RP4303

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Gostaria que me pudessem ajudar a resolver um problema com a minha TV.

Passa-se que de à uns dias para cá, ela me tem desfocado a imagem principalmente da metade inferior do ecrã.

Esse desfoque causa uma duplicação da imagem, sobrepondo-se à principal, tipo uma sombra, mas com a côr acentuada de vermelho.

Alguém poderá ter ideia do que possa estar a originar estes sintomas?

Cumprimentos

paiol2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Veja se não tem as bobines deflectoras deslocadas.:shy_4_02:

Cump.
João Soares

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Olá

Veja se não tem as bobines deflectoras deslocadas.:shy_4_02:

Cump.
João Soares

Olá,
Deslocadas? Se sairam do local delas? Isso não.

Como posso saber se estão boas?

Cumprimentos

paiol2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Por vezes o parafuso que aperta a deflectora ao tubo alarga e estas recuam um pouco ou então os calços caem e podem provocar um defeito parecido com o que o seu tv tem.
Cump.
João Soares

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Olá

Por vezes o parafuso que aperta a deflectora ao tubo alarga e estas recuam um pouco ou então os calços caem e podem provocar um defeito parecido com o que o seu tv tem.
Cump.
João Soares

Já verifiquei os 3 tubos, eles estavam bem apertados. No entanto, fiz um ajuste no tubo vermelho e a imagem ficou melhor.

Já não há duplicação de imagem nas legendas. Só que toda a imagem ficou com contornos vermelhos. A imagem está toda ela avermelhada, e não há posição dos tubos que faça com que melhore.

Que pensa que terá origem neste problema? A bobine? Condensadores? Vou pedir a uma amigo que me empreste um capacímetro para que possa medir alguns condensadores.

Cumprimentos

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Olá

Desculpa não tinha reparado que se tratava de um retroprojetor. Sendo assim aconselho-o a baixar o manual aqui:

Projector RP-4303 Chassis PE-5 - Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital

No manual de serviço pode ver que ha ajustes que se podem fazer na convergencia em modo de serviço.

Cumprimentos.
João Soares:espi28:

Olá,

Não tem de pedir desculpa. Eu é que agradeço por tentar ajudar-me.

Após baixar o manual, efectuei o ajuste no modo convergência e apenas a côr vermelha não consigo ter ajustes precisos nos pontos 5, 7 e 8.

Na página 27 desse manual que referenciou, julgo estar a origem do meu problema. "Single color (Or three colors) convergence lines can’t be adjusted" é a opção que devo considerar.

A minha questão é como verificar o bom estado da bobine de deflecção de yoke?

Cumprimentos,

Última edição:

paiol2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá

Para testar a defletora há uma maneira, pode é dar algum trabalho. Consta em trocar as defletoras de um foco com outro. Para poupar tempo depois em ajustes é bom fazer algumas marcas da posição das mesmas.
Se tiver problema na deflectora que estava no vermellho, este passará para a cor do outro foco.
Cump.
João Soares

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Olá

Para testar a defletora há uma maneira, pode é dar algum trabalho. Consta em trocar as defletoras de um foco com outro. Para poupar tempo depois em ajustes é bom fazer algumas marcas da posição das mesmas.
Se tiver problema na deflectora que estava no vermellho, este passará para a cor do outro foco.
Cump.
João Soares

Tentei arranjar forma de retirar as bobinas deflectoras mas sem sucesso :unfair:

Desmontei quase metade do TV mas não há jeito de sairem. Não existe outra forma de as testar? Já medi os condensadores da placa que vai ao tubo e estão com a capacidade normal.

Será que pode ser do IC com a referência TDA6111Q?

Cumprimentos

mindyou

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Gostos Recebidos
0
amigo troca o stk da convergencia

São logo 2 a trocar! Vamos lá a ver por que preço se consegue. Este STK é o que faz ajustar a convergência dos tubos RGB?

Era bom se fosse apenas preciso trocar 1 deles.

Obrigado e cumprimentos