Portal Chamar Táxi

TV Mitsai,não arranca.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas a todos, tenho uma tv Mitsai mod.tecno 37cm que não arranca o led pisca initerruptamente, já verifiquei o +B que vai para o transformador de linhas e está a oscilar, o que poderá ser?

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas companheiro molec
como é que sabes que o aparelho está a osçilar
esse chassis pensso que é o pt 92
a tensao de mais b-é de 110v sai do pino 2 do choper passa pelo diodo dp-08e lp-02
mede bem as outras tensoes.tens o esquema ou nao
se o led cintila repetidamente podes ter prob. no vertical ou tsl mas se dises que osçila?

cump.

luis

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Viva Luis,desliguei o pino onde entra o + B no transformador de linhas,liguei uma resistencia de 10w para a massa e com o multimetro (250V DC)medi os terminais da resistencia e o ponteiro oscilava, daí eu ter dito que oscilava,será que estou errado? No colector do transistor da fonte tenho uma tensão muito elevada (600v) é normal? Se puderes dar mais uma ajuda agradeço. Sou um entuziasta destas coisas e estou sempre disponivel para aprender com todos os que não se importam de ensinar.
Bem hajam.
:espi28:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas companheiro
medis-te mas nao mençionas-te quantos volts tinhas em +b se tens menos de 110v é pouco, isso do ponteiro osçilar é a fonte aos impulssos mede os diodos do secundario do choper, se tiveres algum tda-16846 substitui e mete um suporte para teste.
porque se desligas-te a tensao de +b do tsl e a tensao varia é de certo que tens o problema na fonte.

luis

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
nao tinha reparado nos 600v no colector do tp-01 nao é normal pelo contrario é demais e estoura c, o transistor deves estar a medir em v. alternos ou estás a medir da massa do secundario do choper,tens de medir da massa do primario p, o colector do tp-01 dá a volta de 300v continuos.
se tens duvidas mede no electrolitico cp-06 100nf- 400v.
cump

luis

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Ora viva companheiro,vi a tua mensagem e fui rever a situação e então é assim: De facto a tensão no trans. da fonte não é de 600v mas sim de 300v, o +B só oscila quando ligo a resis. de 10w do pino do +B do tansf. de linhas para a massa,aí tenho uma tensão de 200v, nos diodos do segundário do chooper tenho:DP 08-8,4v, DP 13-1v,isto com a ponta preta no neg. do cond. do CP 06. Com a ponta verm. no pos. do mesmo cond. tenho: DP 17-150v e DP 11-160v. Já agora como posso testar o tda 16846? Será que o problema é daì? Aguardo a tua resposta. Um abraço.:espi28:
.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas
se nao tens o ic tda pra já mede as resistencias que estao em volta do ic principalmente
estas rp-06=3m9 rp-05=1m podem ter alterado o seu valor.

cump.

luis

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Tira fora o transformador de linhas, com o esquema verifica se não tens nenhum filamento em aberto.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Ora viva, companheiro Luis verifiquei as resistencias que mencionaste e a rp-06 estava aberta, vou comprar uma bem como o tda 16846. Amigo Manu vou testar o transformador de linhas depois dou noticias.
Um abração.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas companheiro
molec
estas 2-resistencias é muito comum abrirem ou alterar o seu valor e deixa de funcionar
tem cuidado ao mexeres na fonte descarrega o electrolico de 100n cp-06 c, uma lampada de 40w senao estás sujeito a faser curto ao dessoldar ou sordar alguns dos componentes para teste

cump.
luis

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Ora viva companheiro, cá estou eu outra vez, como referi no tópico anterior mudei a resistencia que estava aberta mais concretamente a rp 06-3m9 e o tda 16846. Até aqui o led de stand bye piscava mas agora nem sequer acende, medindo com a ponta vermelha do mult. no posi. do condensador cp 06 tenho uma tensão de 160v dc nos catodos dos diodos do segundário do chooper,aí ou em qualquer ponto de massa ou seja isto está a transformar-se num molho de bróculos:shy_4_02: á aqui qualquer coisa que não bate certo.
Já testei os diodos rect. bem como as resistencias ali á volta. Acidentalmente provoquei um curto no primário do chooper o que originou a queima da resistencia rp01 de 5w,substitu-ia mas o problema mantem-se. Se souberes o que poderá ser agradeço a ajuda, ficava bastante contente se consegui-se por esta "menina a bombar".
Um abraço.:espi28:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas companheiro molec
eu pensso que nao estás a entender bem, lê bem as menssagens açima c, atençao para consseguires chegar onde queres
adianto mais isto: tens de medir no menos ou seja massa da fonte no cond, cp-06 c, a ponta preta e c, a ponta encarnada no mais do mesmo condenssador e tens de lá ter em voltes continuos 300v se queimas-te rp-01 de 5r6 foi c, o tv em on certo! por outro lado nao deves estás a medir bem para teres só 160v no cp-06 deves ter algum diodo da ponte rectficadora nas lonas sao 4-1n4007.
atençao que estas massas estao isoladas nao confundas
se tens o esquema segue os circuitos c, atençao

cump.

luis

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

companheiro molec faz o k o colega luis recomenda ele está a falar bem...medição no primário da fonte massa no negativo do condensador grande...medição no secundário da fonte ou outros cicuitos massa no chassis,tuner,malha no tubo..são massas independentes..

cptos

paulo vb

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Ora vivam, pois realmente é estranho mas se medir as tensões com a ponta preta no negativo do eletrolitico e a vermelha nos catodos do segundário do chooper o ponteiro do multimetro nem mexe, dessoldei os diodos rectificadores e estavam bons, depois do curto que aconteceu quando por descuido encostei a ponta do multimetro nos pinos do primário do chooper não os analisei, mas vou de novo verificá-los, qualquer das formas obrigado pela vossa paciencia. Depois darei noticias.
Um abraço.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Ora vivam,cá estou de novo para contar em que situação está a minha obra que não ata nem desata, testei os diodos rectificadores,estão bons,já troquei o tda 16846 bem como a resistencia que estava aberta e com a ponta preta no negativo do eletrolitico não tenho tensão nos catodos dos diodos do segundário do chooper. Será o chooper que está na sucata? poderá ser algum condensador? Estou completamente ás escuras. Se houver por aí alguma luz agradecia.
Um abraço.

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega em primeiro lugar os meus cumprimentos.

nesta fonte que utiliza o TDA 16846 tem que sub a Resistencia AP05 de 1Mg e ap06 de 3,9mg alem de sub o cp12 de 680pf e o cp41 de 4,7nf..

depois nao esqucer de sub os electrolicos cp09 de 22mf pode por 47mf..

nao esqueça que o IC tda16846 necessita do impulço de arranque que vem do fotocpler Ip03.. este ic necessita dos 5v e dos 115v para pilotar a fonte sem eles ela nao arranca....

as tensoes do primario sao medidas com a massa do primario ... que nao e a massa do resto do chassis..

ponha a ponta negativa do multimetro no menos do electrolitico cp06 de 100mf/400V e a pont positiva ( vermelho ) vai medir as tensoes so do primario..

no secundario para medir o B+ 115V poem a ponta positiva (vermelha ) na linha dos 115v e a ponta negativa ( preta) na massa do chassis...

agora diga la que tensao tem na rp31...

aguado suas inf..

cumprimentos

remocon:right:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Ora viva companheiro,obrigado pela atenção mas provávelmente as dicas que o companheiro me deu referem-se a outro chassi este é o PT 92 J, de facto não encontro por exemplo o IP 03 bem como o cp 41 e o cp 12 é um condensador daqueles micro que não se consegue ler a referencia. Peço desculpa por alguma imprecisão da minha parte mas como já ´percebeu sou um bocado leigo nesta matéria, de qualquer das formas agradeço a sua atenção, se puder adiantar mais alguma coisa agradeço.
Um abraço.

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas amigo ,
Se o amigo diz que fez um curto na fonte sem querer , o mais provável é ter interrompido alguma resistência , faça assim , levanta só um dos terminais de todas resistências da fonte , e vai medindo uma a uma , incluindo as resistências SMD , não são muitas , e pelo menos ilumina essa ipotesse!

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas companheiro
vê se confirma:

o cond. cp-41 vai ao pino 5 do ic-tda-16846 e o cp-12 vai ao pino 2 do mesmo ic,

por acaso já viste a rp-02-33k.

tens de medir essas res. em volta do ci-ip-01=tda-16846

dois dis alguma coisa

cump.

luis

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega eu endiquei as avarias mais frequentes na fonte de alimentaçao do chassis PT92... o IP03 é o fotocupler... so tem um na fonte..

os condensadores sao os SMD que estao ligados ao ic da fonte...

por vezes por baixo criam umidades e alteram o valor....

na linha de alta o CD27 de 2,2nf de 2000v tambem da problemas...

cumprimentos

remocon:espi28:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Ora vivam companheiros, então é assim:Amigo Remocon,este chassi não tem o cd 27 de 2,2 nf de 2000 v junto do transformador de linhas tem o cd 08 e o cd 20 e na fonte não tem o Ip03. amigo Luiso pino 5 do tda não tem trilha o cp 12 vai ao pino 2 e não tem cp 41 mas sim cp 40 que vai ao pino 8, troquei as resistencias á volta do tda bem como os conden. desta forma entrei no mundo da micro-electrónica receio bem que o destino desta tv seja o contentor do lixo com muita pena minha mas isto está complicado...Testei as resistencias que tirei e estavam boas agora os conden. não sei como testá-los, sei que os eletroliticos se colocam as pontas do mul. nos terminais do no condesador e o ponteiro deve subir para depois descer até ao 0 trocam-se as pontas e deve acontecer o mesmo. Agora estes conden. não sei como testá-los. seguramente se esta tv estivesse nas vossas mãos o problema já estaria resolvido.Qualquer das formas agradeço a vossa paciencia. Hão-de vir melhores dias.
Um abraço e muito OBRIGADO.

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas , tenho aqui uma sanyo que usa o mesmo chassi que o teu , não tem fotocupolador ,a fonte é diferente do pt92 normal incluindo o transformador da fonte , sintoma da minha era igual ao seu , depois de praticamente levantar e medir a fonte toda , trocar o tda , substituir electrolíticos desligar as saídas do secundário para ver se tinha algum curto , só me restava o transformador da fonte , dito e feito , era mesmo ele , não quero influenciar o amigo , ate porque é muito raro ele averia , só estou a descrever a minha situação !

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega com pratica tudo se resolve.... agora sem ela ja pode ter alguns problemas... o chassis PT92 tem na verdade os compunentes que inf...

tem que sub os condensadores de 4,7nf que vai ao pino 5 e o 680pf que vai ao pino 2... estes cond pode sub por normais nao e necessario SMD...

as resistencias tambem tem que subs..

junto envio esquema da PSU.

cumprimentos

remocon

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Ora vivam, amigo remocon provávelmente por erro meu o chassi que eu tenho é o pt90j e não o pt92, o pino 5 do tda não tem trilha já saquei o esquema e vou substituir todos os componentes á volta do tda. Já agora posso substitui-los por componentes normais ou tem de ser tem de ser SMD?
Vou meter mãos á obra depois darei noticias.
Um abraço.:espi28:

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv mitsai, não arranca.

Envio o esquema do chassi em anexo.