• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tv sharp 21JN1

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Pessoal eu tenho esta tv na oficina e o problema dela é que tem o brilho muito alto, eu já subestitui o condensador de acopolamento do screm na placa do sinecópio mas nao resolveu, vi a tençao de b+ está com 160v, quando aumento o screm baixa para 150v (o normal seria ter 180v nesta linha), o que poderá ser? Deixo aqui o esquema equivalente para este chassis SP-51, o esquema por onde devem de se orientar é pelo 21LV1 é o esquema igual a este modelo desta tv. Cump.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
colega quando afina o potenciometro de screen para baixo o CRT fica escuro ou não a tensao de screen varia...

se estiver a screen a trabalhar bem deve o CRT ficar escuro quando vem para zero..( esquerda) .

se o CRT nao ficar escuro entao a tensao da screen nao esta correcta pode ter alguma resistencia aberta em geral a que vai a massa.

desde que a tensao do B+ esteja correcta e os amplificadores de RGB tambem so pode ser problemas com a linha de screen...

cumprimentos

Remocon:right:
 

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Caro colega, quando rodo para a esquerda o potenciometro do screm o ecrâ nao fica escuro como deveria de ficar.
Ja estive a verificar as tençoes na fonte de alimentaçao, e as que entrao e saem no flyback e estão normais, pelos valores que estão escritos no esquema. Pois já estive a verificar se tinha uma resistencia á massa, mas neste modelo e você pode verificar tb no esquema que não existe, o que existe sim é um condesador, pois esse já o subestituí, mas continua na mesma. Abraço.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
bem amigo tentei tirar o esquema do ficheiro que enviou mas nao consegui..inf que a um problema..

no entanto pelo que inf tem um problema na screen pois a tençao de screen devia baixar ate o CRT ficar escuro se nao fica como esta inf entao tem problema no transformador de Mat...

tente fazer a esperiencia de por uma resistencia a massa por exemplo de 1Mho de 1w.. para ver qual o resultado...

diga ja agora qual e a tençao que tem com o potenciometro todo fechado e aberto...qual e a variaçao...

cumprimentos

Remocon:right:
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Pessoal eu tenho esta tv na oficina e o problema dela é que tem o brilho muito alto, eu já subestitui o condensador de acopolamento do screm na placa do sinecópio mas nao resolveu, vi a tençao de b+ está com 160v, quando aumento o screm baixa para 150v (o normal seria ter 180v nesta linha), o que poderá ser? Deixo aqui o esquema equivalente para este chassis SP-51, o esquema por onde devem de se orientar é pelo 21LV1 é o esquema igual a este modelo desta tv. Cump.

Boa tarde
Em principio esta não é a tensão da screen e sim tensão de trabalho da RGB.
A screen está ligada à grelha 2 do cinescópio e em principio deve ter resistencia danificada neste circuito
 

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Pessoal eu estava a fazer os testes com a tv sem ter a antena ligada, resolvi ligar a antena para ver se a imagem mudava, pois foi aí k vi a imagem a azul com linhas de retraço, pensei logo, o defeito é no RGB e nao so screem, pois a tençao no colector da cor azul nao está igual ás tencoes dos coelcotes do vermelho e verde, está está mt baixa, já verifiquei o transistor até o mudei por outro e mudei as resistências de metafilme, mas continua na mesma, pois parese-me k o problema provem do CI faz tudo.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
bem colega e dificel estar a ensinar sem haver um metodo de trabalho..

o probelma que esta a endicar pode ser do CRT com catod azul esgotado..

para tirar as duvudas endique quais as tensoes que tem na entrada da placa RGB .. tem la 3 tensoes de sinal de video que vem do ic principal.. deve ser a volta entre 2v a 2,5v..

veja e inf qual as tensoes que tem na entrada.. depois diga alguma coisa...

Remocon:right:
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Citação:
Postado Originalmente por majoaota
Pessoal eu tenho esta tv na oficina e o problema dela é que tem o brilho muito alto, eu já subestitui o condensador de acopolamento do screm na placa do sinecópio mas nao resolveu, vi a tençao de b+ está com 160v, quando aumento o screm baixa para 150v (o normal seria ter 180v nesta linha), o que poderá ser? Deixo aqui o esquema equivalente para este chassis SP-51, o esquema por onde devem de se orientar é pelo 21LV1 é o esquema igual a este modelo desta tv. Cump.

Boa tarde
Em principio esta não é a tensão da screen e sim tensão de trabalho da RGB.
A screen está ligada à grelha 2 do cinescópio e em principio deve ter resistencia danificada neste circuito

Pessoal eu estava a fazer os testes com a tv sem ter a antena ligada, resolvi ligar a antena para ver se a imagem mudava, pois foi aí k vi a imagem a azul com linhas de retraço, pensei logo, o defeito é no RGB e nao so screem, pois a tençao no colector da cor azul nao está igual ás tencoes dos coelcotes do vermelho e verde, está está mt baixa, já verifiquei o transistor até o mudei por outro e mudei as resistências de metafilme, mas continua na mesma, pois parese-me k o problema provem do CI faz tudo.

É DE FACTO ASSIM É DIFICIL.
Pois é amigo majoata assim á partida parece que o amigo anda tipo uma "galinha tonta" e põe o pessoal "tonto".
Não leve mal o meu "reparo" é sem ofensa.
O lógico será o amigo no inicio do post, pensar o que escrever e colocar o maior numero de dados, tipo: tensões, sintomas, enfim questões concisasa.
Só assim será mais fácil o people ajuizar e ajudarmo-nos.
Bem sei que por vezes perante uma avaria ajuizamos de forma errada, mas tentemos dar o maior nº de dados por favor.

obrigado
 

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Pessoal, as tenções que saem do CI faz tudo do sinal RGB, duas delas estão com 2.2v e a outra está com 5.3v, ora esta tençao não está correcta pois estas tenções tem de ser todas enttre 2 a 2.5v, penso k o problema provem mesmo do CI faz tudo. cump

ps: pesso desculpa pela confusao, mas foi erro meu mesmo, pois eu fasso sempre os testes com a antena ligada e desta vez ... Acontece a quem trabalha...
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas noites
na realidade gasta-se tempo e nao chega a conclusao alguma o nosso amigo majoaota.
já agora, as tensoes que mediste devias por as respetivas cores assim como a de 5,3v em qual delas deu esse valor, estive a dar uma vista de olhos no manual, mas para já nao adianto nada sem primeiro dares (dicas concretas como disem os nossos colegas)
tens de ter um ponto de partida.

cump.

luis
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
pois e assim colega os 3 aplificadores de rgb tem que ter a entrada sinais iguais em amplitude com cerca de 2v a 2,5v cada uma das entradas..

na saidas tem tambem sinais quase iguais... na geral vao de 135v a 145v...

ora se o colega mete um sinal de 5,3v na entrada de um amplificador e logico que na saida tem um sinal mais alto.. e como tal tem mais luz esse amplificador...

tem que ver o IC de video principal quais as saidas e verf ou sub o mesmo.

cumprimentos

remocon:right:
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro majoaota
tens de ter cerca de 1,8 a 2.7v vai dar ao mesmo que o companheiro remocon explica,
vou adiantar mais isto.
nos amplificadores de video pinos do ic-281 c, a ref, ix2451ce=saa-5249r,
pino-17-enc, 18-verde 19-azul tens de confirmar se tens as tensoes certas em cada um deles, ou seja 1,8v
se tens vais á placa do crt e mede nas rs, 851-852-853 de -56r daí parte para a base dos trs,851-852-853=2sc-3417 tens de ter a mesma tensao ou seja ,de 1,8a 2,7v +ou-
se aqui nao estiverem certas vê se as resistençias nao estao alteradas ou mesmo queimadas.
se tudo isto estiver ok, substitui o ic,ix----
e boa sorte

luis
 

majoaota

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Obrigado pessoal irei entao ver as dicas que me derão e depois direi algo. Cump.:espi28:
 
Topo