Portal Chamar Táxi

tv telefac acende o led mas n arranca

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

pessoal tenho uma tv telefac com o modelo TVC 14" o n de chassis é 4859802492-18..quando se liga acende o led mas n arranca e fica a fazer um apito ou chiadeira e parece-me k vem do chopper..o k dizem será por isso k ela n arranca?poderá ser o chopper a fazer esse apito??

pessoal do gforum obrigado por tdas as ajudas e dicas

qualquer ajuda é sempre bem vinda

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
bem colega em primeiro veja o seguinte:

1º na linha bo B+ do secundario a seguir ao diodo desligue o circuito..

2º ligue um lampada inc de 60 W entre o diodo e massa para fazer uma carga a fonte.

3º sub todos os electroliticos do primario da fonte veja o TR , didos.

resistencias.....

4º ligue a fonte e veja se já trabalha ou seja se há tensão no secundario ( B+)

bem diga depois alguma coisa para poder ajudar....

cumprimentos

Remocon

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo gigolo eu já te respondi em pm umas poucas de veses e espliquei-te tudo isto que o amigo remocon te está agora a indicar e mais algumas talvês a partir de agora começo a deixar em certa parte de responder a pm para que toda a malta do forum tenha ascesso
aos meus topicos do pouco que sei nao me importo de partilhar c, a malta.
um abraço.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
faço aqui um alerta que aliás fui eu uma das pessoas que falou na carga da lampada de 60w mas é no circuito do horizontal! retirando o transistor para fazer teste há fonte,é a maneira mais simples só que em alguns aparelhos isto nao resulta a maioria das fontes agora sao comutadas e para quem nao está dentro do assunto por veses acaba por danificar mais o aparelho por isso é bom que antes de meterem um topico convem dar primeiro uma vista de olhos ao que a malta mete aqui no forum, porque hoje em dia atribui-se muito a culpa aos electroliticos de má qualidade principalmente nas fontes sejam elas quais for.
acho que estou certo! ou nao.

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
ok pessoal..vou verificar isso,mas como disse no início ainda estou mto fraquinho nisto e quando vocês falam em fazer uma carga na fonte dessa maneira eu fico ás aranhas,não sei se consigo exprimentar isso mas depois digo alguma coisa..obrigadão ao pessoal do forum

Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
faço aqui um alerta que aliás fui eu uma das pessoas que falou na carga da lampada de 60w mas é no circuito do horizontal! retirando o transistor para fazer teste há fonte,é a maneira mais simples só que em alguns aparelhos isto nao resulta a maioria das fontes agora sao comutadas e para quem nao está dentro do assunto por veses acaba por danificar mais o aparelho por isso é bom que antes de meterem um topico convem dar primeiro uma vista de olhos ao que a malta mete aqui no forum, porque hoje em dia atribui-se muito a culpa aos electroliticos de má qualidade principalmente nas fontes sejam elas quais for.
acho que estou certo! ou nao.

segundo um estudo feito na minha base de dados, 70% das avarias de tv estavam na fonte, o componente na origem de mais avarias são condensadores que perdem a capacidade. Em relação ao teste que se ouve aqui falar da lâmpada, é um mero teste, mas não testa a fonte toda.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo JMANU
este metodo é mais para a malta c, pouca esperiencia e para evitarem estragos indevidos
nos aparelhos,porque nós sabemos bem que hoje o fabrico dos condenssadores neste caso estamos a falar de electroliticos nao é como antigamente,nao sei se chegaste a reparar rádios a valvulas e até amplificadores eu ainda hoje tenho um puilips e ainda nao sbstitui nenhum,e tenho condenssadores da puilips que sao azuis e quando preçiso de algum de capaçidades mais complicadas antes messo c, o capacimetro e estao impecáveis,

um abraço
luis

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
oi pessoal

vou experimentar a substituir os condensadores tdos da fonte como vocês mencionaram..assim k saiba algum resultado eu digo..fiquem bem

abraço pó pessoal

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

ainda não troquei os electroliticos da fonte..vou experimentar a trocar só o electrolitico grande da fonte 120uf 400v porque ele tá um pouco inchado e ouço uma chiadeira k me parece vir do mesmo..a avaria poderá ser desse electrolitico?

epa desculpem a inesperiencia

abraço pra tdos

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
se o trocares mete um de 150 MF. A 400 OU 450V,FICAS C, MELHOR FILTRAGEM.

um abraço

LUIS MARQUES

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
ok vou experimentar..mas a avaria pode ser desse electrolitico?

pessoal obrigado pelas dicas

abraço

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boa noite pessoal

já troquei o condensador de 120uf/400v e vários mas nada, faz o mesmo..descobri um condensador cerâmico 102k-2kvao pé do primário do chopper estalado troquei e nada..continua a chiadeira umas vezes mais outras menos com o led vermelho aceso mas não arranca tou um pouco desconfiado do chopper..é que o zumbido vem do pé do chopper..poderás ser?

agradeço mais uma dica e obrigado

vocês são XPTO

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
ve se nao será do tsl escuta bem como está perto um do outro por veses engana.
ve se o entreferro do choper esta bem apertado,
sempre te desenrrascaste c, o esquema no saite
ou nao este chassis é muito igual aos sieras.

luis

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
o tsl está numa ponta e o chopper está noutra e zumbido vem do pé do chopper e não do outro lado..como se aperta o entreferro?sim encontrei um chassis siera e parece ser mto igual ao da telefac..

abraço

paulo vb

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
amigo luis tás a fazer confusão com a outra tv telefac que mandei as fotos, são ambas telefac,desta ainda não mandei nenhuma..a outra não dá nada nem acende o led esta acende o led,faz o zumbido mas não arranca..mas obrigado pela atenção..

Última edição:

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
entao manda foto da fonte deste tv para vermos o chassis ou para ver os componentes da fonte.

luis

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
ok..depois coloco aki no forum..

fiquem bem

paulo vb

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
oi pesoal

eis as fotos do chassis da tv..outra coisa quando ligo o interruptor a fonte faz um apito umas vezes fica outras não e quando desligo faz outra vez apito e vai baixando...tem 130v no colector do transistor de linhas ov no emissor e ov na base..no tsl as unicas tensões k lá estão são 130v e 5v..estas tensões estão normais?

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
este modelo é mais antigo que o que mensionas-te no tópico anterior.nós por cá já nao reparamos isso.
este usa na fonte um stk73410-II
tem tambem 1 foto-cup pc-816-ic-803
ic-501-ta8659an.
ve se confirma estes componentes se confirmar é cie, depois dou dicas.

um abraço

LUIS

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
olha amigo paulo
acabei de confirmar o chassis é mesmo cie se tiveres algum esquema o modelo é ft-55x e 2121x

luis

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
amigo luis20 não consigo o esquema cie pelos modelos que me deste..como consigo esse esquema?

consegues me dar alguma dica consoante a averia k aqui descriminei?as tensões no transistor de linhas e tsl estão correctas?

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
verifica se o esquema é este:
_http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,3233/

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas

amigo jmanu é mesmo esse esquema..mas continuo sem resolver o problema das tv

alguma dica?

obrigado ao pessoal do forum

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Gostos Recebidos
0
Já verificaste os condensadores electroliticos junto ao IC801.

gigolo

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2008
Gostos Recebidos
0
boas pessoal

amigo jmanu..sim já os verifiquei com o capacimetro e estão com o valor certo..não consigo descobrir o porquê daquele zumbido que parece vir do chooper e não sai do stand by..