• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tv Watson com imagem vermelha

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Ora vivam, tenho em mãos uma tv marca Watson,cuja imagem se apresenta vermelha,curioso quando encosto as pontas do multimetro na placa do tubo quer no pino do verde,vermelho ou azul a imagem melhora,começando a tomar mais a tonalidade do azul. Já troquei o tda 6108 por outro, no caso pelo 6107,que era duma tv da mesma marca,só que outro modelo.
A imagem está igual. Haverá incompatibidade nos tda ou é indiferente ser um ou ser outro?
Com o mult. analógico dá-me cerca de 180v em qualquer dos pinos (verde,azul ou vermelho) com o mult. digital na escala quer dos 200v quer em 1000v DC, dá infinito??? Já fiz o teste noutras tvs e dá uma voltagem normal 150v- 160v. Encosto a ponta preta no dissipador do trans. horizontal por exemplo.
O que poderá ser?:shy_4_02:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
colega eu penso que o problema e no CRT pode ter uma cor em baixo..

nos catodos qual as tensoes que estao la no RGB....

desligue as entradas de RGB e na placa aplique a cada uma.. tensao de 2v continua... e diga com fica cada uma das cores. Azul, Vermelho, Verde

ficam iguais em Luz... ou ha diferença--- a que estiver mais fraca e o catodo que esta esgotado...

tem que depois recuperar o CRT.

cumprimentos

remocon:right:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
colega o IC 6107 pode ser sub por ic tda 6108 mas o contrario nao...

tem que por la um IC igual TDA6108..

quanto a tensao de 180v eu penso que e um bocado alta.. quanto muito nao devia ir a mais de 150V...

mas primeiro faça o teste de conduçao do CRT.. mas com IC novo TDA 6108.

cumprimentos

remocon:right:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
entretanto inf tambem qual a tensao de alimentaçao do transistor de linhas... B+

diga tambem se a imagem esta correcta na largura e altura.....

cumprimentos

Remocon:right:
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
Ok companheiro, vou fazer o que mandou,depois darei noticias.
Obrigado pelas dicas.
Um abraço.
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
tv watson com imagem vermelha

Boas,comprei um tda que á partida seria o tda 6108 mas quando cheguei a casa verifiquei que o que me venderam era o tda 6111,como a loja fica um pouco longe do local onde moro,não fui lá para saber se o empregado se tinha enganado ou se me deu o tda compativel com o 6108.
Já agora amigo Remocon, como faço para ter 2v de tensão continua nos pinos de RGB para saber se tem algum catodo danificado.
Ponho a questão porque não sei onde ligar a massa dos 2v.
Um abraço
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
colega desliga o sinal de entrada na placa de RGB do CRT.. depois com fonte de alimentaçao continua e variavel de o a 12v por exemplo liga uma ponta a massa ( ponta preta) e a ponta vermelha solda uma resistencias de 1kh e liga a entrada de sinal por exemplo R ( vermelho).. aplica 2v e veja a luz que tem no CRT cor Vermelho.

depois desliga a ponta vermelha e vai ligar por exemplo ao Verde ( G )

ve depois a luz do verde e vai depois fazer o mesmo ao Azul ( B )

as trez cor tem que ter a mesma LUZ e a grandes difernças ou tem um amplificador avariado ou entao tem o CRT.

cumprimentos

Remocon
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
tv watson com imagem vermelha

Desloquei-me á loja onde comprei o tda 6111 e realmente o funcionário tinha-se enganado e deu-me então o 6108, soldei-o na placa e agora aparece no ecran uma imagem cor de rosa com linhas na horizontal, começa depois com interferencias para passado algum tempo ficar com o ecran com fundo azul com as mesmas linhas na horizontal.
Já regulei os potenciómetros dos transformador de linhas mas apenas fica mais escuro ou mais claro.
Antes tinha o tda 6107 e tinha imagem, apenas se apresentava avermelhada.
Para testar os catodos com a tensão de 2v dc a massa liga-se onde? à massa da placa? O tv tem de estar ligado aos 220v na posição de ON?
Como posso sair deste imbróglio?
Um abraço:shy_4_02:
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
tv watson com imagem vermelha

Afinal o tda que comprei está na sucata, voltei a colocar o antigo e já tem imagem, simplesmente não tem verde, medi a tensão nos pinos de azul,vermelho e verde e deu-me sensivelmente a mesma tensão cerca de 170v. Mas não tem verde, apenas vermelho e azul.:shy_4_02:
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro molec
se as duas cores estao boas e apenas nao tens verde tens de medir bem na placa do crt
nao tenhas algum componente alterado na linha do verde.
para teres a certesa de que é o crt podias trocar o verde por azul, e veres o resultado isto é um exemplo,
só que tens de ter cuidado ao faze-lo.
como já mediste os 170v já sabes tambem medir os 2v a forma é a mesma.

cump.

luis
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
tv watson com imagem vermelha

Efectivamente, parece que temos o ctr nas lonas,troquei o verde primeiro pelo azul e depois pelo vermelho e nada,não há verde.
Já agora em relação aos 2v DC onde ligo a massa? Segundo entendi desligo os pinos verde,vermelho e azul e ligo o positivo dos 2v nestes pinos para ver qual o que não tem luz ou que está mais fraco,certo? Agora o - desta tensão não estou a ver onde a ligo. Esta duvida gostava de percebe-la para eventualmente no futuro poder-me desembrulhar dela, caso surja.
Um abração e obrigado pela paciencia.:espi28:
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boa tarde comp. molec
para medires fás o seguinte:
pensso que seja isto TDA-6107Q= I 001 NO ESQUEMA
o pino 4 do ic é massa mete a ponta preta do ap,neste pino, depois c, a ponta encarnada no 1 tens o azul 2 verde 3 encarnado .

boa sorte

luis
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
tv watson com imagem vermelha

Viva Luis,o tda é o 6108 mas depois do teste que me indicaste ou seja ligar por exemplo o azul ao verde para ver se tinha verde verifiquei que o crt estava muito provavelmente na sucata. Agora percebi como se testa com os 2v mas a tv já foi para o caixote do lixo, foi pena.
Agora vou-me virar para o receptor de satélite que tem estado em stand bye,
deves estar recordado daquele receptor que tinha pouca tensão na alimentação do LNB.
Um abraço companheiro e obrigado:espi28:
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
okey companheiro molec

isso já há bastante tempo penssei que já tivesses resolvido.

estamos sempre prontos para ajudar, pelo menos da parte que me toca.

cump.

luis
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
colega foi pena ter mandado o tv para a sucata sem ter tentado recuperar o CRT se tinha filamento no verde o CRT estava a trabalhar..so que estava com o catodo Verde em baixo com um recuperador conseguia resolver o problema..

cumprimentos

Remocon:right:
 

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Mensagens
293
Gostos Recebidos
0
tv watson com imagem vermelha

Pois amigo Remocon,não sabia que se podia recuperar o crt sou um apaixonado destas coisas de eletrónica,tenho algumas luzes mas a maior parte estão fundidas,fico bastante contente quando consigo por a "mexer" qualquer aparelho que esteja com problemas. Normalmente pessoas amigas me pedem para tentar resolver as avarias, que com a vossa preciosa ajuda vou conseguindo.Saliento, que tudo de uma forma gratuita.
Já agora como se recupera o Tubo de Raios Catódicos?
Obrigado pela atenção.
Um abraço:espi28:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,240
Gostos Recebidos
6
colega tem que ter uma maquina recuperadora de CRT.. que a maioria das oficinas tem ou tinham pois agora ja nao tem interesse pois ja nao se fabricam CRt analogicos....

cumprimentos

Remocon:espi28:
 
Topo