Portal Chamar Táxi

Tv Worten com som e sem imagem

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Vivam companheiros, tenho em mãos um tv Worten,de 37 cm, mod. ST 2337 TXT, que tem som e não tem imagem,quando aumento o screen no trans. de linhas apenas aparece um risco na horizontal . Já troquei o tda da vertical, mais concretamente o tda 3653 testei as resistencias bem como os diodos á volta, pareceram-me em bom estado. No IC faz tudo (TDA 8361) as tensões tambem me pareceram correctas, noto que o dissipador de aluminio onde estão os respectivos transistores (horizontal, vertical e regulador) aquece bastante.(Tambem troquei o transistor da horizontal).Será normal? Nos colectores dos transistores da placa do tubo tem os 120v,o que poderá ser?
Agradeço possivel ajuda.

Um abraço.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Isso é avaria no circuito vertical, provávelmente não tens alimentação no
TDA3653, vê se consegues descobrir a referencia do chassi.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Ora viva,estive a verificar e o tda 3653 tem no pino 6 ;25v pino 7;5v, pino 8;1v e pino 9;25v. O que me está a deixar intrigado é o aquecimento excessivo que o dissipador onde este ic está acopolado ( transistor da horizontal e o regulador estão acopolados no mesmo) toma.
Penso que o chassi seja o F18-495-05, não vi mais nada de relevante que pudesse indicar a sua referencia.
Onde achas que esteja o "berbicacho"?
Um abraço.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Substitui C23 de 100nF (podes fazer o teste com ele fora do chassi)
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Viva amigo Arlindo, substitui o c 23 de 100nf e o problema mantem-se,o que me está a deixar intrigado é o sobreaquecimento do dissipador, será normal ele estar tão quente?
O que achas que possa ser?
Um abraço.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Para tirar duvidas, corta a alimentação do IC vertical, e vê se o aquecimento vinha dele, se for o caso, volta a alimentar-lo e diz-me as tensões todas do IC.
Esse IC podia também já vir avariado, já me aconteceu varias vezes.
No tempo em que estamos, não podemos confiar muito nos componentes que circulão no mercado, há muita falsificação.
Tens osciloscopio ?.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
tv worten com som e sem imagem

Viva amigo Arlindo vou seguir os teus conselhos, as tensões do tda 3365 já tinha enviado num tópico anterior mas vou rever tudo de novo.
De facto não tenho osciloscópio.
Depois dou noticias.
Um abraço.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá Arlindo,dessoldei o tda 3653 e o dissipador já não aqueceu, tenho aqui um chassi identico com o ic da vertical tda 1171, como hoje é domingo e a loja dos componentes está fechada não tenho possibilidade de comprar o ic original, será que este é compativel e podia exprimentar ou é melhor não?
Qual a tua opinião?
Um abraço.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Penso que te estás a referir ao TDA1771, se for o caso não são compativeis.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Sim, de facto é o tda 1771, soldei o primeiro tda3653 e notei que o dissipador já não aquece tanto e as tensões são as seguintes: pinos 1,2,3,4,= 0 v,pino 5:7 v,pino 6: 25v,pino 7:4,5v, pino 8:0v, pino 9: 26V

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Mede a tensão aos terminais da R42, se tiver +- 2V, e a R tiver o valor correto, substitui o IC por novo.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Viva Arlindo, a R.42 tem o valor correcto mas não tem qualquer tensão !!! ???

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Vê as tensões que tens nos pinos 8/10/42 e 43 do TDA8361/2.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Viva Arlindo, então temos pino 8; +-1v 10; 9v 42; 0,25v e 43; 3v.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Dizes que tens 3V no pino 43 e não tens tensão na R42, alguma coisa está mal, pois a R42 está ligada directamente ao pino 43 (se não estou enganado no chassi), vê o que se passa entre o pino 43 do TDA8361/2 e os pinos 1 e 3 do TDA3653.
Vê o que se passa também com a tensão no pino 42 do TDA8361/2, tem que ter cerca de 2,5V, caso contrario não tens vertical, dessolda o pino e vê se a tensão sobe, se não subir vê se tens alguma resistencia alterada nesse circuito até ao FBT.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0

Viva Arlindo, de facto o pino 43 do tda 8361/2 tem 0 v o pino 42 vai ligar ao pino 25 do mesmo IC e vai tambem ao pino 5 do transformador de linhas.
Levantei a resistencia que está na trilha do pino 42,(R 260) e verifiquei que estava aberta é daquelas micro!!! não sei exactamente qual a denominação, mas tem inscrito 824, posso substitui-la por outra ou tem de ser exactamente igual? Já agora o que significa FBT?

Desculpa o trabalhão que te estou a dar.
Bem hajas.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Podes aplicar uma resistencia normal, o valor déla é de 820K.
Essa R (micro) chama-se SMD.
FBT, significa transformador de linhas.
Arlindo.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Viva Arlindo, substitui a R. que estava aberta mas o problema continua, verifiquei que o pino 5 do trans. de linhas não tem tensão, fiz esta medição com o pino desoldado, em qualquer escala DC do multimetro dá-me sempre o mesmo valor, o ponteiro sobe até cerca de 1/4 do visor..!!! Será que o trans.de linhas está nas "lonas"? Acho que esta vai parar ao caixote do lixo! O que é que achas?

Um abraço.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá molec.
Penso que é o multimetro que nos está a induzir em erro, provávelmente as tensões no TDA9361/2 estão corretas, o que acontece é que os multimetros analogicos (de ponteiro) têm uma resistencia interna muito baixa, e ao fazermos a leitura, vamos colucar essa resistencia em paralelo com as resistencias do resto do circuito, fazendo com que a tensão baixe (tanto mais, quanto mais alto for o valor das R no circuito).
Quanto ao FBT de certeza que está bom, a razão de não teres tensão, é estáres com o multimetro na escala DC, e á saída do transformador tens corrente alternada, mesmo assim não é quaquer multimetro que consegue medir essas tensões, pelo menos com fiabilidade.
Como não tens osciloscópio, vais fazer o seguinte teste, para ver se o problema vem do IC vertical ou não: ligas o TV, rodas o potenciometro do screen até aparecer o risco horizontal na tela, que não fique muito brilhante para não danificar o cinescópio, colócas o multimetro em homs, na escala de
x1, ligas então a ponta de prova preta no chassi, e com a outra ponta de prova, encostas e retiras com alguma rapidez no pino 1 do IC do vertical.
Vê se o risco oscila ao mesmo ritmo, se não oscilar substitui o IC, se oscilar, então o problema está no TDA8361/2 ou componentes a ele associados.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0
Ok Arlindo, fiz o teste que me indicaste e o risco no monitor não deu qualquer sinal, vou comprar outro IC da vertical, já agora tenho aqui outros chassis o IC TDA 3653 tem algum que seja equivalente ou tem de ser exactamente igual?
Um abraço.

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
O TDA3651 dá para substituir, com algumas modificações, mas aconselho-te a substituir por original, e atenção á letra que tem a seguir á referencia, pois não são todos iguais.
Arlindo.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
boas noites pessoal

o nosso companheiro molec já consegui resolver ou nao
pelo que estive a ver nos tópicos anteriores ele deve ter a avaria no ic-tda8361a nao deve ter os impulssos para o ic, do vertical.
quais sao os ics,que usa esse chassis
é que há tópicos onde nao se consegue entender bem, estao muito baralhados.

cump.

luis

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0

Viva Luis, de facto ainda não resolvi o problema uma vez que ainda não coloquei o TDA 3653/B da vertical, já o comprei mas ainda não tive tempo de o soldar.
Segundo o Arlindo ele crê que seja o IC da vertical que está nas "lonas", o IC faz tudo é o TDA 8361/2.
Assim que soldar o 3653 vou entrar em contacto convosco a dar noticias do resultado da "luta" que a "bicha" está a dar.
Um abração.

molec

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2009
Gostos Recebidos
0

Vivam companheiros afinal a "bicha" já está a "bombar" era efectivamente o tda 3653/B que estava nas "lonas" coloquei um novo e ei-la, está como nova.
È assim, quem luta nem sempre ganha mas quem não luta perde sempre.
Agradeço a vossa preciosa ajuda, sem ela não estaria aqui a cantar de poleiro.
Amigo Acro, amigo Luis um abração e muito obrigado, vamo-nos "falando"por aí.
Bem hajam.
Fernando Dias.

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
companheiro
nós do pouco que sabemos estamos sempre prontos a ajudar.

cump.

luis