Portal Chamar Táxi

tv worten nao arranca

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
caros companheiros pressiso da vossa ajuda preciosa tenho este tv worten st 7270 com o seguinte sintoma nao arranca ja troquei o tr de linhas e o transistor horiz nas nada se tirar o trans Hor ela arranca normal com a tençao no b+ 190v ponho o transistor nao arranca chia:shy_4_02:

igor6500

GF Bronze
Entrou
Mar 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Companheiro indo por partes.
1º ver se os 190V no B+ é o valor correcto, a mim parece muito alto. se está errado ver a o circuito da fonte.
2º ver (normalmente troco) o condensador que está entre o colector do transistor horiz e a massa. por vezes quando avariado faz subir o valor de B+.
3º ver os diodos que estão nas saidas do tr de linhas.
4º ver o circuito vertical.
5º ver se tem os 15 Khz na base do transistor horiz e uma ligeira tensão negativa - de 1V.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo igor tambem nao sei se a tençao esta curreta eu tenho o manual chassi F16 mas nao dis eu ja verifiquei a fonte e paresse estar boa como eu tinha dito sem o transistor de horiz ela arranca bem mas com a tençao 190v com o transistor metido ela nao arranca xia e fica com a tençao muito baixa 25v a tua 5º verçao nao tenho oscilos . espero que me possam ajudar esta tv esta a dar cabo de mim obrigados

funkey

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 24, 2007
Gostos Recebidos
0
verificar cd27 e cd 18 222k 2kv
sao condensadores
estao perto do flybak e sao azuis ou amarelos
estao um deles em curto
sao condensadores

ve isso e diz algo:espi28:

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá bilop.
Substitui os condençadores C102-100uF, C103-100uF, C107-100uF,
C108-1uF, R150-100K na fonte de alimentação.
C144-470uF proximo do tranformador driver.
Retira o BU de MAT (S2055 ou BU508D) , liga o TV, colóca a ponta de prova do multimetro no +B e regula no potenciometro da fonte (R162) até obteres 150V em relação á massa do chassi.
Desligas o TV, descarregas o condençador do B+ e colócas um transistor novo, pois esse já está em curto.
O problema fica resolvido.
Atenção; Se o transformador de linhas tinha fuga, o mais certo é teres o IC do vertical queimado, pois esse chassi vem com o dissipador do mesmo muito proximo do tranformador, e não está ligado á massa, e quando á fuga, descarrega directamente ao Ic queimando-o.
Aconselho-te a dobrar um canto do dissipador para ficar mais retirado do FBT, e fazer ligação do mesmo (dissipador) ao chassi com uma ponta de fio, evitas problemas futuros.
Boa sorte.
Arlindo.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo Arlindo ja troquei tudo menos o ic vertical pois esta tudo igual baixei a tençao ate aos 160v nao da mais continua igual sera o ic vertical

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Nesse chassi a tensão B+ não pode ultrapassar os 152V
Em situações normais, com o trimer mais ou nenos ao centro, a tensão ronda os 140V, o que quer dizer que, se tens o trimer no minimo, e mesmo assim aínda tens 160v, continuas com problemas na fonte, e aconselho-te a não dar andamento á reparação sem primeiro ver o que se passa com ela.
Se mudaste os condençadores, não te terás enganado na polaridade de algum? ter especial atenção a C103.
Dizes que o TV está igual; com o BU de MAT novo, também «chia»? .
Se sim, dessolda só o pino da base, e liga o TV a ver o que acontece.
Vai dizendo o ponto da situação.
Arlindo.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo arlindo a R150 que me inf nao e da fonte mas sim a R160 100k eu nao a troquei porque ela tem o valor 100k e os cond estao bem vou entao dessoldar a base e ja inf ate ja

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo arlindo pois o comportamento e igual nao xia tanto mas fica com a tençao muito baixa 30v ja verifiquei novamente as R tem os valores corretos ajuda-me com mais inf obrigado

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá.
Em relação á R de 100K, tens razão, é a R160, foi lapso meu, peço desculpa.
Quanto ao resto, se com a base do BU desligada, continuas com queda de tensão, tens o transistor avariado de certeza, de qualquer maneira, aconselho-te a não o substituir, sem primeiro ver o que se passa com a fonte de alimentação (não pode exceder os 152V).
Volto a insistir nos condençadores, de qualquer maneira essa fonte é muito simples, e com poucos componentes, mesmo que os substituas todos ficará por um valor irrisório, e olhando ao custo da mão de obra, se fores a contabilizar o tempo que perdes... é preferivel substituir tudo de uma vez.
à componentes que a medir com o multimetro têm o valor correto, mas em carga alteram, não se pode confiar na leitura.
Arlindo.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
obrigado e ja agora tenho uma daewoo com o shassi cp 520 que eu ja estive aqui com ajuda e se resolveu mas ela passo meio ano je a tenho de novo com o mesmo problema nao arranca e fica com o led a piscar em verde tençao tambem baixa o problema nesta tambem esta nos componentes que nao os ha como por exemplo fotocopler kp1010c, ic dp 142 esta tv está na pagina 9estou tramado

Última edição:

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo arlindo vou inf mais uma dica desoldei o b+ do tr de linhas a tv arranca normal mas sempre com a tençao alta ja chegei a reduzi no potenciometro ao minimo 170 v essim nao arranca tambem troquei a R160 e nada sera que o problema estara apartir do chouper

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
caros amigos andei trocando compunentes na fonte e fiz o teste com a lampada 40w medi a tensao tem 152v mas no cond 150uf 400v tem 350v mas os 152 parece estar bom como dizo amigo arlindo o problema agora esta porque que com o tr hor ela chia

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Gostos Recebidos
7
colega diga uma coisa retirando o TR de linhas e aplicando a carga com lampada inf qual a tensao que tem com o o potenciometro de ajuste da fonte no minimo e maximo... qual é a tensao baixa e alta...

cumprimentos

remocon:right:

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
ola amigo remocon a tensao no minimo é de 138v ao maximo é de 198v sem o tr de linhas

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá bilop.
Pelas tensões que dizes ter, a fonte agora está OK.
Retiras então o BU de MAT, regulas a fonte até obteres 150V no B+ e colocas
um BU novo, pois esse está avariado.
Atenção aos condençadores C134 e C144, não confiar em
medidas, Substituir.
Arlindo.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo arlindo o cond 134 que te referes é o 1000uf 10v ou o cond 139 22n desculpa esta pergunta mas estou um pouco confuso

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá bilop .
O condençador a que me refiro, é o que se encontra entre o colector do BU de MAT e a massa, aqui no meu esquema está como C134, mas na serigrafia da placa por vezes não corresponde.
Arlindo.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
boas a todos amigo arlindo afinal o problema estava no con 134 ja o troquei e a tv arrancou mas ao prensipio ela tem os 150v mas quando aquese sobe a tensao isto e normal?

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá bilop.
A subida, é significativa?
O que estás a usar como ponto de referencia para medir a tensão?
O TV tem imagem normal?
Quando a tensão sóbe, a imagem manten-se estável? (enquadrada na tela do cinescópio) ou aumenta na horizontal?
Arlindo.

bilop

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
ola arlindo a tv manten-se normal mas na placa do cinescopio onde deveria ter 200v sobe para 290v

ACRO

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2007
Gostos Recebidos
0
Olá bilop.
Éssa tensão por si já não é muito estável, pela razão de ser recuperada no mesmo enrolamento do primario do transformador de linhas, e esse enrolamento não ter um ponto de massa directo, mas sim capacitivo, daí a tensão variar um pouco com a claridade da imagem, fazendo com que o condençador vá adquirindo cada vez mais energia, e daí a tensão ir subindo um pouco, mas penso que também deve haver aí um erro de leitura, de qualquer maneira deixa o TV ligado umas horas, vê que o BU de MAT não aqueça em excesso, e podes dar a reparação por terminada.
Arlindo.

gomesmiko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2007
Gostos Recebidos
0
Ola amigo Arlindo...
Estou com uma Worten e com a placa 11ak19p4, tinha o trans de MAT queimado, modei e agora chia e aquece...
Sere que me podias dar uma dica do problema...

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo veja se um diodo que esta do lado esquerdo do tr de linhas que de momento não sei a referencia esta em curto penso que é um ba

gomesmiko

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2007
Gostos Recebidos
0
ola amigo gatusko...
ja medi os diodos todos e os cond e esta tudo bom...