• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Um em cada 150 sites legítimos está infectado, diz estudo

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
0,,35851437-FMM,00.jpg

Se ficar longe de sites “duvidosos” costumava ser uma boa ideia para ficar livre de problemas no mundo virtual, isso já não é mais suficiente. Hackers estão se aproveitando de vulnerabilidades em páginas de internet legítimas para alterá-las de forma maliciosa, incluindo um código capaz de infectar os computadores dos visitantes com pragas digitais. Segundo um levantamento recente da Kaspersky Lab, que analisou 300 mil sites, cerca de um em cada 150 endereços pode estar infectado.

Também nesta semana: Microsoft confirma nova brecha no Internet Explorer, Atualização para o iPhone e iPod Touch corrige brechas graves de segurança.

A empresa atribui o aumento a campanhas de infecção em massa realizadas por alguns grupos criminosos, como os que desenvolvem os cavalos de troia Gumblar e Asprox. Após infectarem os sistemas dos internautas, as pragas também buscam por credenciais de FTP, que permitem infectar novos sites ou pelo menos hospedar os kits de invasão e códigos maliciosos.

No Brasil, cavalos de troia que roubam senhas de banco também estão tentando roubar senhas de companhias de hospedagem de sites com o mesmo fim. As senhas são usadas para alterar os sites legítimos, inserindo neles códigos maliciosos que tentam infectar o computador dos visitantes.

Diversos sites de grande relevância ou de empresas conhecidas foram invadidos para infectar internautas. As operadoras de telefonia Oi e Vivo, o site do São Paulo FC e também da fabricante de bebidas AmBev foram todos modificados por hackers para atacar seus visitantes.

De acordo com a Kaspersky Lab, a facilidade com que sites vulneráveis podem ser encontrados e a confiança que os usuários depositam nas páginas que conhecem e visitam com frequência torna a tática muito interessante para os criminosos.

G1
 
Topo