• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Uma primeira dama cristã para o país dos talibãs

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3595856.jpg


Rula Ghani com o marido, o Presidente afegão Ashraf Ghani

Rula Ghani já mostrara que estava disposta a quebrar tabus ao fazer campanha para as presidenciais afegãs ao lado do marido. Agora, a nova primeira dama do país que já foi dos talibãs veio dizer que pretende ter uma vida pública.
Ghani, um professor universitário com ligações ao mundo dos negócios internacionais e ao sector económico, conheceu Rula nos anos 70 em Beirute, onde ambos estudavam na Universidade Americana. Com nacionalidade libanesa e americana, a mulher do novo Presidente afegão é vista como um grande apoio de Ghani. E durante a campanha para as presidenciais chegou mesmo a fazer um discurso diante de uma audiência de partidários do marido e pai dos seus dois filhos.



"Quero aproveitar esta ocasião para agradecer à minha parceira e minha mulher pelo apoio que me deu, a mim e ao Afeganistão", afirmou Ghani num inédito elogio público de um líder afegão à primeira dama no dia em que tomou posse no palácio presidencial onde o casal se instalou.
De etnia pastune, Ghani tem repetido querer dar mais protagonismo às mulheres na política afegã. E foram várias as organizações de defesa das mulheres que manifestaram o desejo de ver Rula Ghani assumir um papel de primeira dama ativa e influente.
Ghani garantiu já que a mulher irá continuar o seu trabalho "de ajuda aos refugiados, mulheres e crianças".
A própria imagem de Rula Ghani parece ser um desafio aos talibãs que continuam a ameaçar a estabilidade do Afeganistão com os seus atentados. Apesar de usar véu na maioria das suas aparições públicas, a primeira dama já se deixou inclusive fotografar de cabeça descoberta.



dn
 
Topo