Portal Chamar Táxi

União Europeia condena a entrada do comboio humanitário russso

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
A União Europeia condenou, esta sexta-feira, a entrada de um comboio humanitário russo em território da Ucrânia considerando que se trata de uma "clara violação fronteiriça" e instou Moscovo a reconsiderar a operação.


ng3525386.jpg
Moscovo decidiu fazer entrar camiões na Ucrânia sem acordo de Kiev


"Deploramos a decisão da Rússia, de introduzir ajuda humanitária em território da Ucrânia sem a escolta do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ", disse o porta voz da União Europeia, Sebastien Barbant em comunicado.
"Trata-se de uma clara violação da fronteira ucraniana", sublinhou Brabant, que explicou que a entrada da coluna constituída por 34 camiões russos através da região de Lugansk, controlada pelas milícias separatistas, vai contra os acordos estabelecidos entre a Ucrânia, a Rússia e o CICV.
"Instamos a Rússia a reconsiderar a decisão", acrescentou o porta-voz.
A União Europeia insistiu várias vezes junto de Moscovo sobre a questão argumentando que a entrada dos veículos em território ucraniano só podia acontecer depois do consentimento de Kiev e que, à luz do direito internacional, o comboio "deve ter um carácter estritamente humanitário e deve contar também com a escolta do CICV".
Bruxelas felicitou as autoridades ucranianas pela "moderação" e pela disposição na manutenção do diálogo para "evitar uma escalada da crise".



jn
 
Topo