• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vírus para MacOS X tenta se espalhar por e-mail

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
O mais novo vírus para os computadores Apple com sistema operacional MacOS X chama-se OSX/Tored-A e dissemina-se por e-mail. Ou, pelo menos, tenta. Ele foi encontrado no final de abril, mas apenas esta semana, com o anúncio da empresa de antivírus Sophos, está ganhando atenção.
O OSX/Tored-A procura endereços de e-mail no computador da vítima e tenta enviar a si mesmo para outros Macs. O código também tem função de keylogger (armazena o que o usuário digitou, para roubar senhas de banco por exemplo) e de ataque DDoS (Distributed Denial of Service, ataque para sobrecarregar um servidor).
O objetivo principal do vírus, segundo seu próprio programador, é criar uma botnet ou rede zumbi. Botnets são redes de computadores manipulados de forma autônoma, sem conhecimento do usuário. No entanto, o código possui vários erros, que o impedem de funcionar corretamente. O iServices.A foi o primeiro vírus para Mac a gerar com sucesso uma rede zumbi.
Devido aos erros de programação, o Tored.A é incapaz de se espalhar de forma satisfatória. Segundo as empresas antivírus Intego e Sophos, a praga não foi encontrada “in the wild”, ou seja, se disseminando naturalmente entre usuários de Macintosh.
Em 2007 o RSPlug, primeiro trojan criminoso para Mac, foi descoberto. Desde então surgiram vários novos vírus para computadores com sistema operacional Mac OS X, entre eles o PokerStealer e outro que explorava uma brecha no OS X para obter acesso administrativo (root) sem necessitar a senha do usuário.

linhadefensiva.org
 
Topo