• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Varas de Pesca

H

helldanger1

Visitante
varasanat.gif

ANATOMIA DAS VARAS DE PESCA

Equipamento básico da pesca, a vara de pesca é também conhecida como caniço. Os materiais empregados na sua confecção são variados, desde a artesanal em bambu ou as industrializadas em fibras de vidro, epóxi, boro, carbono, ou até mesmo a combinação destes.

Categorias
As varas dividem-se em duas categorias básicas, que as classificam como sendo de arremesso ou não.

Varas de Arremesso - Varas industrializadas que apresentam encaixe para spincast, molinete ou carretilha, podendo ter passadores ou não, quando são chamadas de interline. Proporcionam o arremesso das iscas de forma fácil e precisa, além de permitir com que o pescador trabalhe a captura do peixe fisgado, cansando-o durante o embate.
Varas Lisas - Sem passadores, são utilizadas nas pesca de barranco sem carretéis e podem ser de bambu ou industrializadas. Alguns as denominam de varas de lambaris, devido sua aplicação na captura destes pequenos peixes utilizados como iscas vivas para outras espécies maiores.

A melhor escolha
Para um principiante na pesca, a escolha da vara mais apropriada é sempre uma questão delicada, principalmente pelas inúmeras opções que encontrará. Esta grande variedade de de opções existe em função do nível de especialização que a pesca pode proporcionar. Para facilitar a vida do pescador, enumeramos a seguir informações importantes sobre as varas.

Aplicação
A primeira coisa que o pescador tem de saber na hora de escolher seu equipamento, é em qual tipo de pescaria vai usar. No caso das varas, existem modelos especializados para cada tipo de pesca.
 
H

helldanger1

Visitante
SURF CASTING - Vara para pesca de praia, cuja principal característica é seu grande comprimento, que pode superar 4,50m e sua capacidade de arremesso, medido pelo seu Power (Resistência).
SPINNING - Varas para utilização com molinetes e muito utilizada na pesca embarcada.
BAITCASTING - Vara para uso com carretilhas na pesca de lançamento com iscas artificiais.
TROLLING - Especiais para pesca de corrico. São varas curtas, de grande resistência e utilizadas com carretilhas pesadas. Dependendo da categoria de pesca, como no caso da oceânica, possui roldanas no lugar de passadores.
FLYFISHING - Vara específica para a modalidade, juntamente com outros equipamentos, incluindo o carretel e linha. As iscas do Flyfishing não possuem peso para serem arremessadas, sendo a linha que faz o trabalho de levar a "mosca" até o local desejado.

Normalmente os fabricantes de varas dividem seus modelos entre Spinning, Casting e Flyfishing em função do tipo de carretel a ser aplicado nas mesmas.

Características especiais
Para fazer a melhor escolha ao comprar uma vara nova existem algumas coisas que você deve saber. Ao fazer sua escolha, três fatores principais determinarão como a vara trabalhará durante sua utilização.

Action - Ação Power - Força Sensibility - Sensibilidade
 
H

helldanger1

Visitante
A AÇÃO
Consiste em onde ou quanto a vara se curva. Com um peso igual, uma vara de ação rápida começará curvar mais para a ponta enquanto uma vara de ação lenta tenderia a se curvar sobre o comprimento inteiro do eixo. Uma vara de ação média começaria dobrar-se no meio. A ação tem relação inversa com o taper (afunilamento) da vara. Um taper rápido proporciona uma ação mais lenta e um taper lento faz uma vara de ação mais rápida.

varas_acao.gif

Para um melhor entendimento do que representa isto, imagine o movimento aplicado na vara no momento da fisgada do peixe, quando você dá o puxão. Este movimento se transmite pela linha até o anzol e conseqüentemente ao peixe de forma rápida ou lenta, de acordo com o tipo de ação da vara. Existem peixes que para sua fisgada precisam de uma vara de ação rápida, pois é preciso força para que o anzol penetre na sua mandíbula. Outros, possuem mandíbulas tão frágeis, que precisam de varas de ação lenta para que na hora da fisgada não as tenham rasgadas. É preciso tomar cuidado com as informações que são fornecidas pelos fabricantes e alguns pescadores. Há grande confusão entre ação e força das varas. As varas tem ação lenta, média ou rápida. Se você ver alguma tabela informando ação leve, média ou pesada, estará sendo informado a respeito da Força.
taper.gif
 
H

helldanger1

Visitante
POWER - A Força
ou resistência refere-se a quantidade de força necessária para curvar a vara. A espessura e o tipo de material do blank determinarão isto. Como já dissemos, muitos fabricantes e pescadores confundem força com a ação. As varas são classificadas quanto a sua força em numerações que vão de 1 a 7, correspondendo a denominação de ultra-leve até extra-pesada. A melhor maneira de saber qual a força de uma vara é verificar as linhas e iscas recomendadas a cada uma delas, como podemos ver na tabela a seguir.
tabela1jq8.png
 
Última edição:
H

helldanger1

Visitante
A SENSIBILIDADE
é a habilidade de transmitir vibrações da linha através da vara até a sua mão. Através do leve toque no tip com um dedo seu, você deve facilmente sentir as vibrações ao empunhar uma vara sensível.
A espessura e a densidade do material da vara farão a diferença. As de grafite são mais sensíveis do que a fibra de vidro e as de boro são mais densas e mais sensíveis do que as de grafite. Os passadores fazem também uma diferença, passadores de metal são menos sensíveis do que os de grafite. Uma vara de peça única naturalmente seria mais sensível que outra compostas de várias peças. O blank da vara também deve continuar através do cabo. Os passadores de apoio único adicionam menos peso à vara e ajudam a manter maior sensibilidade que os de duplo apoio, seja por serem mais pesados ou mesmo por estarem apoiados em dois pontos. Além disso, a ação das varas possuem um papel principal na sensibilidade das mesmas, pois uma vara de ação rápida será mais sensível do que outra de ação lenta do mesmo material. É preciso não confundir uma vara light mais flexível como sendo mais sensível. Lembre-se de comparar a sensibilidade de varas de mesma força e ação.

passador.gif


Faça sua escolha.
Agora que você tem uma idéia das informações necessárias para escolher seu equipamento, faça sua opção de acordo com onde, o que e como você vai pescar. Tenha certeza de uma coisa: não existe uma vara ideal, mas sim modelos que são indicados para cada pescaria. O importante é que você tenha um equipamento equilibrado e com especificações de acordo com o que você pretende pescar.

cumpts
hell
 
Topo