kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Ex-ministro das Finanças defende os "métodos pouco ortodoxos" do seu plano B com controlo da troika. Nova Democracia, o maior partido da oposição, quer ouvi-lo no parlamento
Yanis Varoufakis poderá vir a ser julgado por causa da forma como conduziu as negociações com os credores na sequência de duas ações judiciais interpostas por cidadãos. Estes processos já foram enviados pelo Supremo Tribunal ao parlamento, que terá de decidir se levanta ou não a imunidade do ex-ministro das Finanças grego para que seja julgado.
Os processos foram apresentados na semana passada por Apostolos Gletsos, presidente da Câmara de Stylida e líder do Teleia, e Panagiotis Giannopoulos, um advogado. O primeiro acusa Varoufakis de traição por causa do seu comportamento nas negociações. O segundo acusa o ex-ministro de deixar o Estado grego exposto a represálias.
Segundo o Kathimerini, o parlamento deverá receber em breve um terceiro processo, interposto por cinco advogados. Estes querem saber se figuras não-políticas podem ser acusadas judicialmente por ligação ao plano B de Varoufakis. Estas acusações poderão envolver violação de dados privados, violação de leis monetárias, violação de dever e até associação criminosa.
Do plano B de Varoufakis - revelado no fim de semana e confirmado com a divulgação de uma gravação esta segunda-feira - faz parte a criação de um sistema de pagamentos paralelos que, caso fosse necessário, substituiria o euro. E ainda piratear o site da Secretaria-geral das Finanças e aceder aos dados dos contribuintes gregos para criar contas secretas para todos os cidadãos e empresas. Na gravação pode ainda ouvir-se o deputado do Syriza dizer que a Secretaria-geral das Finanças era totalmente controlada pela troika.
dn