• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Veículo espacial não tripulado está fora de controlo e a cair na direção da Terra

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4187211.jpg

Uma imagem do lançamento do foguetão com o veículo espacial não tripulado divulgada pela NASA

Russos perderam controlo da cápsula que transportava três toneladas de mantimentos para a Estação Espacial Internacional.
O Progress M-27M tinha como destino a Estação Espacial Internacional: enquanto veículo espacial não tripulado, levava como missão fornecer mantimentos e outros materiais em falta aos astronautas que estão no espaço, mas estará neste momento a cair na direção da Terra, depois de os controladores russos terem perdido o controlo do aparelho.



Sob condição de anonimato, uma fonte confirmou ao britânicoGuardian que o veículo espacial russo começou a descida esta quarta-feira. Espera-se até ao final do dia um comunicado da agência espacial da Rússia, no sentido de atualizar a informação. "É evidente que começaram reações absolutamente incontroláveis", explicou a mesma fonte.

O foguetão Soyuz que transportava o Progress M-27M foi lançado com sucesso na terça-feira do Cazaquistão, mas o contacto com o veículo não tripulado perdeu-se pouco depois. Os cientistas optaram então por alterar o plano de voo, que devia durar seis horas, fazendo o aparelho voar durante dois dias, de forma a conseguirem reparar entretanto as anomalias. Porém, não foi possível recuperar a comunicação e a nave, que deveria chegar a 30 de abril à Estação Espacial Internacional, poderá estar definitivamente perdida. A carga transportada era aguardada pelos seis astronautas que, de momento, se encontram na Estação Espacial Internacional.
A NASA também já está a acompanhar a queda da cápsula. Durante a madrugada de hoje, a agência norte-americana escreveu no Twitter que os controladores russos continuam a tentar estabelecer contacto com o veículo, que se encontra em rotação acima da órbita da terra.



dn


 
Topo