• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vela

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Bigamista tenta entrar no top 10

NA AUDI MEDCUP EM CARTAGENA



O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, esteve em bom plano na Regata Costeira do Troféu Região de Múrcia, 5.ª etapa do Audi MedCup, que termina amanhã, em Cartagena.

O barco português foi 9.º na prova e ascendeu a 11.º da geral. Pedro Mendonça estava satisfeito: “Andámos acima do limite mas a diferença de velocidade, especialmente à popa [ndr: com o vento a favor], é notória e os mais novos têm vantagem, mas com uma manobra mal feita perdemos 3 lugares”, refere.

Já o Caixa Galícia, do olímpico Diogo Cayolla, é 8.º e o Desafio, de Gonçalo Esteves, baixou para o 5.º lugar. Lidera o Mutua Madrileña.
Autor: R. C.
bateau-a-voile.gif
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Bigamist na 11.ª posição

DESAFIO FOI 3.º CLASSIFICADO NO TROFÉU REGIÃO DE MÚRCIA



O final do Troféu Região de Múrcia, 5.ª e penúltima etapa da Audi MedCup, foi excelente para as cores portuguesas. A começar pelo Bigamist 6, de Pedro Mendonça, que terminou as duas derradeiras regatas na 5.ª posição, acabando no 11.º posto da geral: “Foi um dia de nervos. O entrosamento da tripulação está melhor e conseguimos andar com os da frente. Foram provas complicadas, com muitos saltos de vento, mas o Hugo Rocha (n.d.r.: táctico do Bigamist) fez um bom trabalho”, realça Mendonça.

O armador nacional faz balanço positivo da estreia, em 2008, no circuito de regatas mais importante do Mundo: “Dados os condicionalismos do barco e a falta de treino da tripulação, estivemos bem. Temos dois novos elementos preciosos, o Hugo Rocha e o Nuno Barreto (n.d.r.: medalhados olímpicos em Atlanta ’96) que, juntamente com o Afonso (Domingos) e o Andrea (Casale), estão a formar uma miniequipa muito boa”, sublinha Mendonça.

Quem se estreou no pódio foi o Desafio, de Gonçalo Esteves e do Espanhol Agustin Zulueta, que logrou alcançar a 3.ª posição final. Diogo Cayolla foi 7.º a bordo do Caixa Galícia. Venceram os espanhóis do Bribón.
Autor: R. C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Boas prestações

PORTUGUESES NO TOP 10 EM CASCAIS



As tripulações de José Matoso, Mário Quina e Manuel Champalimaud estiveram em bom plano no primeiro dia da Cascais Dragon Gold Cup, que decorre até sexta-feira, em Cascais.

José Matoso/Charles Nankin/ /Afonso Marques foram 8.ºs classificados na única regata disputada ontem, enquanto Mário Quina/Fernando Passeiro/Eric van Dame e Manuel Champalimaud/Mark Hart/Ed Streeter ocupam a 9.ª e 10.ª posições da tabela.

Numa jornada marcada pelo vento fraco, a frota de 74 Dragões efectuou uma prova táctica, com os russos Artiom Kuznetsov/Vladimir Silkin/Georgy Shaiduko a superiorizarem-se aos dinamarqueses Jorgen Schonerr/Jan Eli Gravard/Christian Videbaek (fortes candidatos ao título) e aos norte-americanos Edward Sawyer/ /Martin Payne/William Willet, que foram 2.º e 3.º classificados, respectivamente.

Para hoje estão agendadas mais duas regatas.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Bigamist a competir nas águas de Portimão

TROFÉU DE PORTUGAL ARRANCOU ONTEM



O Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, 6.ª e última etapa do circuito Audi MedCup, arrancou ontem com a regata de treino. A prova algarvia, que decorre até sábado, tem um atractivo suplementar, dado que será em águas nacionais que será encontrado o sucessor dos suecos do Artemis.

Na luta pela vitória estão os norte-americanos do Quantum Racing que têm 41.2 pontos de vantagem sobre os espanhóis do Bribón, onde costuma navegar o rei Juan Carlos.

Portugal está representado pelo Bigamist 6, de Pedro Mendonça, 12.º na preparação, vencida pelos italianos do Audi TP52 powered by Q8.
Autor: RUI COSTA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Bigamist ocupa 12.º lugar

NO TROFÉU DE PORTUGAL - CIDADE DE PORTIMÃO



O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, teve um início algo irregular do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, que decorre até sábado, nas águas que banham a cidade algarvia.

O único barco português do circuito Audi MedCup terminou a jornada inaugural da prova na 12.ª posição, depois de ser 14.º, 6.º e 11.º nas três regatas disputadas: “Estou satisfeito com o primeiro dia. Tivemos o azar de rasgar uma vela logo na 3.ª regata do dia mas, com uma tripulação amadora e um barco com 3 anos, tudo se torna mais complicado e qualquer coisa que se consiga melhor do que a 7.ª posição é muito bom”, afirma Pedro Mendonça.

Melhor estiveram o Desafio, de Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, e o Caixa Galícia, onde está o olímpico Diogo Cayolla. O Desafio é 4º classificado, a apenas 2 pontos do líder, o Quantum, dos norte-americanos Doug DeVos e Fred Howe. O CxG, segue na 5ª posição a 6 pontos de diferença do TP52 dos Estados Unidos.
Autor: R.C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Desafio assume a liderança

NO TROFÉU DE PORTUGAL - CIDADE DE PORTIMÃO



O Desafio, do português Gonçalo Esteves, é o novo líder do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, que decorre até sábado, na cidade algarvia.

O barco ibérico foi 7.º e 3.º nas duas regatas disputadas ontem e, graças à regularidade demonstrada, assumiu o comando. “É fantástico estar, pela primeira vez, como líder em Portugal”, refere Esteves.

Espectacular foi o desempenho do Bigamist 6, de Pedro Mendonça, na 1.ª regata alcançando um brilhante 4º lugar.
Autor: R.C.
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Quantum vence MedCup

O Quantum Racing, dos norte-americanos Doug DeVos e Fred Howe, é o virtual vencedor da Audi MedCup, o mais importante circuito de regatas do Mundo. A tripulação nem precisou de esperar pelo último dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, que hoje termina em águas algarvias.

Com o vento fraco a marcar, novamente, a jornada – foi anulada uma segunda prova que estava a decorrer – o Platoon powered by Team Germany triunfou na única disputada, superiorizando-se ao Matador, do argentino Alberto Roemmers e ao Quantum.

Na geral, o Matador é o novo líder, destronando o Desafio, de Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, que foi apenas 9.º no dia de ontem. O barco ibérico ocupa agora a 4.ª posição.

O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, teve uma 6.ª regata algo desastrada, terminando no 14.º lugar e caindo para 13.º da tabela classificativa. R.C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Álvaro Marinho triunfa na ISAF Nations Cup

VELEJADOR NACIONAL DESTACA-SE EM ITÁLIA



O Seth Sailing Team, liderado pelo olímpico Álvaro Marinho, venceu a ISAF Nations Cup – Região Europa 1, disputada em Itália, e qualificou-se para a final mundial que decorrerá, em Março de 2009, em Porto Alegre, no Brasil. Na final, disputada em Brindisi, Marinho derrotou o espanhol Manu Weiller por 3-0: “Foi um dia em cheio. O vento forte prometia muita emoção e manobras perigosas, mas tenho de realçar o excelente trabalho que o Diogo Barros e o António Fontes fizeram a bordo.” Ambas as tripulações iniciam 3.ª feira a participação no Tróia Portugal Match Cup, etapa portuguesa do circuito mundial de match racing, que decorre até domingo na península de Setúbal.

Em Portimão, o Quantum Racing, dos norte-americanos Doug DeVos e Fred Howe, juntou ao triunfo no circuito Audi MedCup a vitória no Troféu de Portugal-Cidade de Portimão. O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, foi 14.º e Diogo Cayolla no Caixa Galícia venceu a última regata da época.
Autor: R.C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Álvaro Marinho com mau início

NO TRÓIA PORTUGAL MATCH CUP



O Seth Sailing Team, do velejador olímpico Álvaro Marinho, não entrou da melhor forma no Tróia Portugal Match Cup, etapa portuguesa do circuito profissional de match racing, que vai decorrer até ao próximo domingo em Tróia.

A tripulação nacional, até à 4.ª regata disputada, apenas tinha conseguido um triunfo face ao n.º 5 mundial, o francês Damien Iehl. De resto, derrotas frente ao espanhol Manuel Weiller, ao australiano Torvar Mirsky e contra o gaulês Mathieu Richard, actual líder do Ranking Mundial da federação internacional de vela.

Refira-se que Richard está absolutamente imparável. Quatro vitórias e liderança isolada da prova. Mirsky, da Austrália, é 2.º da geral e Iehl, de França, segue na 3.ª posição.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Cariu a evoluir na geral

MUNDIAL DE ORC 670 EM LANZAROTE



O Cariu, de Assildo Duarte, subiu à 13.ª posição do Mundial de ORC 670, que decorre até sábado em Lanzarote, nas ilhas Canárias.

A regata costeira, que terminou ontem de madrugada, correu de feição à tripulação do Ginásio Clube Naval de Faro, que tem Luís Veríssimo ao leme, tendo sido 13.ª e 9.ª nas duas “pernas” pontuáveis. “Está a ser uma participação muito positiva. Conseguimos optimizar o barco. Temos cometido erros que são fruto da nossa inexperiência neste tipo de provas, mas até esse factor é bom porque estamos a aprender”, afirma o timoneiro. Na frente, segue o Telefónica, de Pedro Campos.

Entretanto, o Bigamist 6 (TP52), de Pedro Mendonça, e o Desafio (GP42 e TP52), de Gonçalo Esteves, iniciaram ontem o VII Troféu César Manrique, que decorre até domingo, também em Lanzarote. Nos TP52, o Desafio está no comando depois de alcançar duas vitórias em 3 regatas disputadas. O Bigamist 6 é 9.º da geral. Nos GP42, o Roma, de Paolo Cian é 1.º, enquanto o Desafio é 6.º da classificação.
Autor: RUI COSTA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Novo líder quer federação credível

JOSÉ LEANDRO CONTUNDENTE

Clique Aqui

José Manuel Leandro é o novo presidente da Federação Portuguesa de Vela. O dirigente algarvio foi eleito sem adversários, dado que a lista encabeçada por Pedro Beckert, actual responsável, foi retirada por uma irregularidade no elenco.

Contudo, os 443 votos a favor demonstram a vontade de mudança: “Houve uma vaga de fundo de algumas associações regionais. Foi como uma espécie de resto de Portugal contra o status quo instituído em Lisboa”, sublinha Leandro.

A análise ao projecto dos antecessores é muito dura: “Estes 4 anos foram muito negativos. As pessoas sabem que a modalidade está num estado caótico. O grande trabalho é credibilizar a federação”, afirma.

A partir de Março, aquando da tomada de posse, são duas as linhas mestras: “Motivação e formação, porque não existe a todos os níveis. É ainda preciso criar um departamento técnico e fazer um congresso”, diz.

Leandro realça também outras necessidades prementes: “Arranjar instalações administrativas condignas e reestruturar internamente a federação”, conclui o novo homem do leme da FPV.
Autor: RUI COSTA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Cariu acaba na 12.ª posição

MUNDIAL DE ORC 670

Clique Aqui

O Cariu, de Assildo Duarte, foi 12.º no Mundial de ORC 670. No VII Troféu César Manrique (TP52), êxito do Desafio, de Gonçalo Esteves e Agustin Zulueta, e 12.º lugar para o Bigamist 6, de Pedro Mendonça. Em GP42, vitória do Airis e conquista do circuito Quebramar Cup pelo Desafio."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Bigamist mantém 12.º lugar no Mundial

PROVA DECORRE ATÉ SÁBADO EM PUERTO CALERO



O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, manteve a 12.ª posição da geral, depois da 1.ª de duas provas costeiras do Mundial de TP52, que decorre até sábado em Puerto Calero, Lanzarote.

Os norte-americanos do Quantum, de Doug DeVos e Fred Howe, ficaram em 2.º, assumindo a liderança do Mundial e destronando o Mutua Madrileña, de Vasco Vascotto (9.º). Para o único barco português, esta foi uma jornada complicada.

O Bigamist 6 não largou bem, rondou as bóias nos últimos lugares tendo conseguido recuperar ainda alguns postos na parte final da prova, sendo 12.º classificado.
Autor: R. C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Desafio vence costeira

NO CAMPEONATO DO MUNDO DE TP52



O Desafio, do português Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, venceu a 2.ª regata costeira do Campeonato do Mundo da classe TP52, que decorre até amanhã em Puerto Calero, Lanzarote.

O barco ibérico cumpriu as 53 milhas náuticas (98 km) do percurso no tempo de 4 horas e meia, numa jornada em que toda a frota “voou” sobre as águas. Com o vento a soprar sempre acima dos 20 nós (37 km/h) a luta entre os da frente foi impressionante. Lideraram o Quantum, o Platoon (que será o Bigamist 7 em 2009) e, finalmente, o Desafio que, com este resultado, subiu à 5.ª posição da classificação geral.

O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, terminou no 11.º posto e mantém o 12.º lugar, a escassos 2 pontos do “top 10”. Comandam os norte-americanos do Quantum, de Doug DeVos e Fred Howe, seguidos dos chilenos do Mutua Madrileña, de Vasco Vascotto, e dos suecos do Artemis, de Torbjorn Tornqvist.
Autor: R. C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Bigamist acaba em 11.º

CAMPEONATO DO MUNDO DE TP52 NAS CANÁRIAS

Clique Aqui

O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, terminou na 11.ª posição o Mundial de TP52 que decorreu em Puerto Calero, na ilha de Lanzarote.

O barco português foi 10.º classificado nas duas últimas regatas do campeonato, não conseguindo acabar no top 10. Uma largada adiantada na primeira acabou por marcar a jornada da tripulação nacional que logrou recuperar alguns lugares mas perdeu o 10.º lugar para os russos do Valars.

Tal como esperado, o Quantum, dos norte-americanos Doug DeVos e Fred Howe, sagrou-se campeão do Mundo, com o leme Terry Hutchinson a fazer o pleno, tendo ganho o circuito internacional Audi MedCup, a Copa do Rei (n.d.r.: como timoneiro do Desafio) e a mais importante prova da classe.

Os chilenos do Mutua Madrileña, de Vasco Vascotto ficaram em 2.º da geral, enquanto os alemães do Platoon (futuro Bigamist 7), de Harm Muller-Spreer, acabaram no 3.º posto, destronando os suecos do Artemis, de Torbjorn Tornqvist, vencedores em 2007.
Autor: R. C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Recorde de presenças na frota dos duros

VENDÉ GLOBE COMEÇA DOMINGO COM 30 HERÓIS



Uma frota de 30 velejadores estará à largada, domingo, da 6.ª edição da Vendée Globe. Um número recorde de participantes para a mais difícil e violenta das regatas. Uma volta ao Mundo em solitário, sem escalas ou assistência, com início e final em Les Sables d’Olonne, França.

Os skippers gauleses estão em maioria (17) e defendem um título que nunca lhes fugiu. Seguem-se os britânicos com 7, entre os quais duas senhoras – Dee Caffari e Sam Davies. Dois suíços, um norte-americano, um espanhol, um canadiano e um austríaco completam o cenário.

Entre os favoritos à vitória encontram-se Vincent Riou e Michel Desjoyeaux, vencedores em 2005 e 2001, respectivamente.
Esta é a prova dos heróis e das lendas. Além das condições extremas de vento e mar nos 3 oceanos (Atlântico, Índico e Pacífico) os atletas têm de rondar 3 cabos – Boa Esperança (África do Sul), Leeuwin (Nova Zelândia) e Horn (Argentina).

Para os homens e as mulheres, que durante 3 meses embarcam nesta aventura, há complicações acrescidas como dormir ou comer. As necessidades mais básicas tornam-se tarefas hercúleas quando se está sozinho a bordo de um barco com 18 metros de comprimento.

Dos trinta Open 60, vinte são novos em folha, esperando-se que a batalha tecnológica permita retirar quase 5 dias ao recorde estabelecido em 2005 por Vincent Riou, de 87 dias, 10 horas e 47 minutos.
Autor: RUI COSTA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Domínio esloveno no primeiro dia

GOLD CUP DE R44 EM LANZAROTE



Os eslovenos do Ceeref, de Igor Lah, com o australiano James Spithill ao leme, dominaram o 1.º dia da Gold Cup de RC44. A prova de encerramento do circuito mundial da classe, que decorre até domingo em Puerto Calero, Lanzarote, conta com seis barcos, entre os quais o Team Banco Espírito Santo de Patrick Monteiro de Barros.

A jornada inaugural foi dedicada ao match racing – a competição tem também regatas de frota – e o Ceeref, que lidera o circuito na disciplina, venceu os 5 matches e assumiu o comando. Seguem-se o Team Aqua de Chris Bake com 4 triunfos e o BMW Oracle de Larry Ellison que tem a bordo o neozelandês Russell Coutts, considerado por muitos o melhor velejador do Mundo.

O Team Banco Espírito Santo não fez a melhor das estreias na Gold Cup. O RC 44 de Patrick de Barros soma 1 vitória e 4 derrotas, tendo como timoneiro no match racing o norte-americano Mark Mendelblatt.
Autor: R.C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Português azarado

GOLD CUP DE RC44 A DECORRER EM LANZAROTE



O Ceeref, de Igor Lah, foi o vencedor da disciplina de match racing da Gold Cup de RC44, etapa final do circuito mundial da classe, que decorre até domingo em Puerto Calero, na ilha de Lanzarote.

O barco esloveno levou ao leme o australiano James Spithill, um dos melhores skippers mundiais, e fez o pleno: 10 vitórias e 0 derrotas. Para o Team Banco Espírito Santo, de Patrick Monteiro de Barros, esta foi uma jornada marcada pelo azar. Primeiro, pela queda de um tripulante à água frente ao Artemis, depois com a vela de balão a rasgar-se no match contra o Puerto Calero Islas Canárias – em ambos os casos o RC44 português seguia na frente.

“Faz parte do jogo. A vela tem esta componente de azar. O nosso leme (Mark Mendelblatt) era a 1.ª vez que andava nestes barcos e bastava ganhar ao espanhol para assegurar o 2.º lugar na geral de match racing. Não tivemos actuação excelente mas fomos regulares”, refere Monteiro de Barros.

Hoje têm início as regatas de frota, com o Team BES a ser claro favorito ao título.
Autor: RUI COSTA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - Monteiro de Barros triunfa em Lanzarote

NA EQUIPA O NEOZELANDÊS RUSSELL COUTTS



Patrick Monteiro de Barros assinou ontem mais um momento de glória da vela portuguesa ao levar o Team Banco Espírito Santo à conquista do circuito mundial de RC44, em regatas de frota.

O Team BES foi 2.º classificado na Gold Cup que decorreu em Puerto Calero, na ilha de Lanzarote, sendo apenas superado pelo Ceeref, do esloveno Igor Lah. No entanto, no somatório das 6 etapas, realizadas em 4 países, o barco português foi mais forte: “Estou imensamente satisfeito! Ganhar este circuito talvez seja o ponto mais alto da minha carreira desportiva. Ainda para mais, o nível dos velejadores presentes é elevadíssimo [ndr: formado maioritariamente pelos top mundiais da Taça America]”, refere.

Monteiro de Barros não poupa elogios à sua equipa, na qual estava como táctico o neozelandês Russell Coutts, 3 vezes vencedor da Taça América: “A tripulação esteve impecável e o Russell foi espectacular em termos tácticos”, conclui.

Nas 3 derradeiras regatas da Gold Cup, o Team BES foi 1.º, 2.º e 3.º, ficando a escassos 5 pontos do vencedor da prova das Canárias.

O Team Banco Espírito Santo ganhou 2 dos 3 títulos da classe RC44 em 2008, perdendo apenas no match racing para o Ceeref.
Autor: R. C.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vela - O contra-relógio de Wild Oats

CLÁSSICA SYDNEY-HOBART ARRANCA HOJE



Uma centena de barcos inicia hoje a participação na clássica Sydney-Hobart, que liga a Austrália à Tasmânia.

Com previsões de vento a apontarem para os 25/30 nós de intensidade (46 a 55 km/h) espera-se que os maiores e mais rápidos da frota possam superar o recorde de 1 dia, 18 horas, 40 minutos e 10 segundos, para percorrer as 628 milhas náuticas (1.163 km) do percurso, estabelecido em 2005 pelo Wild Oats XI, de Bob Oatley. Vencedor em tempo real nos últimos três anos, o veleiro de Oatley larga como favorito.

“Podemos chegar ao farol da Tasmânia em 24 horas e depois ficar a pairar mais doze. Nunca se sabe o que vai acontecer, explica Mark Richards, leme do Wild Oats.

Entre os restantes candidatos ao triunfo em tempo real estão o Skandia, de Grant Wharington, o Ichi Ban, de Matt Allen e o ASM Shockwave 5, de Andrew Short.
Autor: RUI COSTA
 
Topo