Portal Chamar Táxi

Venezuela deve mais de 3700 milhões de dólares a companhias aéreas estrangeiras

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4319276.jpg




A situação afeta a transportadora aérea portuguesa TAP e pelo menos outras 13 transportadoras internacionais.
A Venezuela deve mais de 3700 milhões de dólares às companhias aéreas internacionais, incluindo a portuguesa TAP, segundo um comunicado da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que insta o Governo venezuelano a regularizar a situação.






"O dinheiro bloqueado foi gerado a partir da venda de bilhetes de avião, na Venezuela, e está sendo retido em violação dos tratados internacionais", adianta um comunicado emitido pela IATA, por ocasião da 71.º Assembleia-Geral Anual, que tem lugar na cidade de Miami, Flórida, nos EUA.


Segundo o comunicado, a Venezuela tem um complicado sistema de controlo cambial que faculta o Governo venezuelano para "ditar quando e quantos ingressos podem repatriar as companhias aéreas".
Para a IATA, a "difícil" situação económica venezuelana "não pode servir de desculpa" para atrasar o pagamento dos capitais gerados pelas operações, sendo "injusto para as companhias aéreas e um inconveniente para os passageiros que são vítimas de uma debilitada rede de conexão aérea".
Durante a assembleia, o diretor-geral da IATA, Tony Tyler, apelou ao Governo venezuelano "para trabalhar com a indústria aérea para solucionar o problema", insistindo que Caracas "deve tomar cartas no assunto de maneira imediata, para solucionar esta situação insustentável".



dn
 
Topo