• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vento e ondulação fortes previstos para hoje em Portugal

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
O vento instalou-se em Portugal continental e nos distritos de Lisboa e Leiria a rajadas podem chegar aos 130 quilómetros por hora e as ondas do mar aos cinco metros. Face a esta situação o Instituto de Meteorologia colocou no dia de hoje 16 dos 18 distritos de Portugal continental com avisos laranja e amarelo.

Atendendo ao vento e à ondulação fortes, o Instituto de Meteorologia lançou para hoje alguns avisos, o mesmo sucedendo com o arquipélago da Madeira.

Os distritos de Lisboa e Leiria serão os mais atingidos e, por isso, foram colocados em alerta Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro.

Para estes dois distritos é de prever que as rajadas de vento possam chegar aos 130 quilómetros por hora e que a ondulação atinja os quatro ou cinco metros.

O aviso Amarelo, o segundo da mesma escala, está accionado para a Madeira e para os restantes 14 distritos de Portugal continental.

A excepção quanto a avisos surge nos distritos de Évora e Bragança, regiões onde o Instituto de Meteorologia não prevê condições anormais pelo que não foi colocado qualquer aviso.

Já para os distritos do Litoral, assim como para a Madeira e os restantes distritos do interior, os ventos podem soprar com rajadas que se podem situar entre os 70 e os 90 quilómetros por hora, enquanto a ondulação pode atingir os quatro ou cinco metros.

O Instituto de Meteorologia chama ainda a atenção para uma descida acentuada das temperaturas máximas do ar a Sul de Portugal continental, um dia depois de terem começado a cair no Norte.

As temperaturas máximas devem chegar hoje aos 18 graus no Porto, 19 em Lisboa e aos 20 em Faro.

A chuva pode igualmente chegar, mas apenas em forma de aguaceiros fracos e para a região do Algarve e Alentejo.

RTP
 
Topo