Portal Chamar Táxi

ventoinha climatização dispara assim q dou à chave

skor78

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2009
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Estou aqui com um problema sério no carro da minha mãe, um Opel Vectra 2.2DTI de 2000.
A ventoinha da climatização dispara assim q dou à chave, e não desliga, aliás, só sinto controle da ventoinha no AC entre o 8 e o 9 (nível máximo). Se for ao 9 ela realmente aumenta a velocidade, e no 8 reduz, mas do 7 para baixo nada. Com a climatização desligada, nada. É de referir, que apesar de o AC até à data funcionar, às x n aquecia ou n arrefecia logo, por x tinha de ir ao máximo de calor ou frio para ele começar a aquecer ou arrefecer...

Isto aconteceu-me ontem a caminho do Alentejo, antes de voltar retirei o fusível 40 de 10A, referente a climatização/AC/vent. radiador. Vim no caminho atento com medo q o motor fosse aquecer mas fez a viagem toda bem a 85ºC, mas qdo cheguei a Lisboa chegou aos 90ºC. Com medo de afectar o radiador liguei novamente o fusível.

Caso seja útil, tenho um ELM327 Bluetooth, portátil e tablet, mas n sei q software utilizar para diagnostico. Tenho lido alguns tópicos, uns falam de centralinas, outros de válvulas, etc.. Agradecia uma ajuda.

Cumps.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
650
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Estou aqui com um problema sério no carro da minha mãe, um Opel Vectra 2.2DTI de 2000.
A ventoinha da climatização dispara assim q dou à chave, e não desliga, aliás, só sinto controle da ventoinha no AC entre o 8 e o 9 (nível máximo). Se for ao 9 ela realmente aumenta a velocidade, e no 8 reduz, mas do 7 para baixo nada. Com a climatização desligada, nada. É de referir, que apesar de o AC até à data funcionar, às x n aquecia ou n arrefecia logo, por x tinha de ir ao máximo de calor ou frio para ele começar a aquecer ou arrefecer...

Isto aconteceu-me ontem a caminho do Alentejo, antes de voltar retirei o fusível 40 de 10A, referente a climatização/AC/vent. radiador. Vim no caminho atento com medo q o motor fosse aquecer mas fez a viagem toda bem a 85ºC, mas qdo cheguei a Lisboa chegou aos 90ºC. Com medo de afectar o radiador liguei novamente o fusível.

Caso seja útil, tenho um ELM327 Bluetooth, portátil e tablet, mas n sei q software utilizar para diagnostico. Tenho lido alguns tópicos, uns falam de centralinas, outros de válvulas, etc.. Agradecia uma ajuda.

Cumps.
em primeiro lugar seria bom que não escrevesses incriptado.

aconteceu no meu passat. troquei o termostato da ventoinha e ficou OK. mas cada caso é um caso.
 

skor78

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2009
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
em primeiro lugar seria bom que não escrevesses incriptado.

aconteceu no meu passat. troquei o termostato da ventoinha e ficou OK. mas cada caso é um caso.

N percebi o q está encriptado.. O meu português é correcto (PAO) e os diminutivos são poucos. Diz-me o q não entendes e eu tento explicar melhor..

Segundo o Autodata este Vectra tem 2 ventoinhas junto ao motor, e outra ventoinha interna para a climatização. Não sei se o termóstato se aplica.

A minha mãe foi hoje à Opel fazer um orçamento grátis a ver se sacava alguma informação mas os chulos disseram q a avaria era no painel de controle do AC no tablier, e tinha de levar um novo, 700 e tal euros mais mão de obra!!

Será q o painel tem algum circuito impresso lá? Se tiver eu devo conseguir visto ser tec. de electrónica. Mas tenho medo de desmontar para nada.

Já agora uma outra curiosidade, liguei o OBD no carro para ver erros na centralina e tava tudo sem erros apesar de o carro até ter um problema no ABS (tem a luz ligada aos meses). Isto é normal?

Cumps.
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
971
Gostos Recebidos
33
o elm não faz diagnostico a abs e climatização é uma ferramenta muito limitada nesse nivel. é mais diagnostico de motor
 
Topo