- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,918
- Gostos Recebidos
- 1,132

Todos nós já experienciámos aquela sensação de que nós ou o meio que nos rodeia está em rotação. Mas as vertigens são diferentes de uma simples tontura e, na realidade, podem ser sintoma de doença.
Segundo acordo com a Harvard Medical School, as vertigens são um motivo válido para consultar um médico. Habitualmente, devem-se a problemas do foro da otorrinolaringologia ou da neurologia e, por isso, uma consulta médica, para que este possa identificar a origem das vertigens e, assim, prescrever o tratamento adequado.
Com isto em mente, a CUF revela as doenças frequentemente associadas às vertigens:
Vertigem posicional paroxística benigna
Manifesta-se por episódios recorrentes de sensação de rotação, com duração de segundos, associados ou não a náuseas. Pode ser provocada por alterações da posição da cabeça.
Vertigem migranosa ou vertigem associada a enxaqueca
Ocorre de forma espontânea, mas pode ser provocada por alterações da posição, stress ou privação de sono.
Nevrite vestibular
Tende a surgir após uma infeção respiratória viral. Trata-se de uma doença do ouvido interno, caracterizada por uma vertigem súbita, com duração de minutos a horas.
Labirintite
Resulta de uma infeção viral, otite média aguda ou otite média crónica e pode mesmo existir perda auditiva.
Doença de Ménière
Caracteriza-se pela ocorrência quase sempre simultânea de vertigem, acufeno, diminuição da audição e, por vezes, sensação de ouvido tapado. Pode durar minutos ou até um/dois dias.
IN:NM