• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vestígios tramam líder de motins

R

RoterTeufel

Visitante
Bela Vista: Jovem de 19 anos suspeito de dois carjackings
Vestígios tramam líder de motins

No sábado, andou pela Bela Vista, em Setúbal, a atirar cocktails molotov à PSP. As impressões digitais dos artefactos foram recolhidas e enviadas para o Laboratório de Polícia Científica (LPC) da PJ. A PSP recebeu o relatório que, sem dúvidas, liga o jovem de 19 anos aos motins contra a polícia.

Residente no bairro Azul, o detido foi entrevistado anteontem à noite na SIC, confessando ter participado nos ataques à PSP. Deixou-se mesmo filmar, de costas, a fazer cocktails molotov. Coincidência ou não, a PSP conseguiu o mandado de detenção horas depois da reportagem, tendo a ordem sido fundamentada pelas impressões digitais encontradas no LPC.

Ao princípio da manhã de ontem, a PSP revistou a casa do suspeito, apreendendo um cocktail molotov e provas de outros crimes. "Tinha em casa documentos que o ligam a um carjacking do final do ano passado. Um assaltante deitou-se no chão para obrigar uma viatura a parar e o condutor foi espancado a murro e pontapé", explicou o Intendente Bastos Leitão, da PSP de Setúbal. Terá ainda participado numa tentativa de carjacking, em Fevereiro deste ano, também na zona de Setúbal, averiguando-se ligações ao gang do multibanco. Será hoje ouvido no tribunal da cidade.

A PSP garante que "os tumultos mais graves já passaram". "Foram detidas duas pessoas e identificadas 22 relacionadas com os distúrbios", explicou o oficial. Apesar da acalmia, o CM apurou que, em especial na Margem Sul do Tejo, anda a circular uma mensagem de telemóvel escrita em crioulo, apelando a que os motins da Bela Vista se estendam a outros bairros problemáticos. As forças policiais investigam. n *com J.C.R.

"SÓ QUEREMOS VIVER EM PAZ"

Depois de se ter recusado a participar na conferência de imprensa marcada para ontem de manhã no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, Maria de Fátima, mãe de Antonino, abriu as portas de casa ao CM e garantiu que a família nada tem a ver com os desacatos vividos durante o fim-de-semana. "Só queremos viver em paz", disse. O jovem de 23 anos, morador na Bela Vista, foi morto a tiro pela GNR depois de estar envolvido no assalto a uma caixa ATM, no Hospital de Alvor, Algarve. Morte essa que deu origem aos desacatos no bairro. "Para mim o meu irmão não é nenhum ladrão, mas cabe agora a quem está a tratar da investigação apurar a verdade", disse a irmã. Rosa reconhece que o irmão não tinha carro nem carta de condução, apesar de estar ao volante de um BMW roubado em Palmela. Mas não se conforma com a morte. "Se fosse apanhado a roubar tinha de ser preso, não morto".
 
Topo