• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Viana do Castelo: 39 M€ para construir Centro de Mar

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Viana do Castelo: 39 M€ para construir Centro de Mar

O Centro de Mar, estrutura que visa exponenciar o aproveitamento das potencialidades dos cursos de água e das serras da comunidade Valimar, orçada em 39 milhões de euros, deverá estar pronto dentro de 05 a 15 anos.

O anúncio foi hoje feito, em comunicado, pela Valimar, que especificou que o Centro de Mar irá englobar um edifício-farol, em Viana do Castelo, e outros projectos estruturantes para o território, nomeadamente uma marina atlântica de dimensão internacional, com mil a dois mil postos de amarração.

Um centro de desportos náuticos de nível europeu - o centro de remo de Touvedo - serviços de apoio à náutica, um centro de talassoterapia, um museu marítimo, um museu da fruição da água e um centro de investigação do mar e dos rios são outras das estruturas projectadas.

A comunidade urbana Valimar integra os concelhos de Viana do Castelo, Esposende, Caminha, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

O Plano de Criação do Centro de Mar foi desenvolvido pela Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco, cujo sócio-gerente é Ernâni Lopes.

O objectivo é o desenvolvimento económico e social da região, através do aproveitamento das valências estratégicas do mar, rio e serra, tendo como objectivo último a criação da «Cidade Náutica do Atlântico».

Segundo Defensor Moura, presidente socialista da Câmara de Viana do Castelo, o Centro de Mar vai «congregar conhecimentos, reflexões e meios», abrindo assim caminho à tomada de decisões conjuntas e intervenções integradas para aproveitar «toda a riqueza» do mar.

O autarca lembrou que, durante os últimos 30 anos, as decisões sobre o mar têm andado dispersas por vários organismos, nomeadamente a Junta Autónoma dos Portos do Norte, Instituto Marítimo-Portuário, autarquias, Ministério do Ambiente e empresas de construção naval.

Esta dispersão, sustentou Defensor Moura, tem levado à tomada de «decisões parcelares», o que, na sua óptica, não permite o aproveitamento de tudo o que o mar tem para dar.

Para Defensor Moura, este Centro de Mar vai ainda contribuir para a diversificação da actividade económica e da oferta turística da região.


Diário Digital / Lusa
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Viana do Castelo era um grande centro pesqueiro e hoje está reduzido a meia dúzia de barcos.

Agora dizem-se amigos do Mar mas não o foram no passado recente, quando muitos barcos de pesca foram abatidos com fundos da U.E.
Que fizeram nessa altura?...

Obrigado satpa pelo teu post.

Abraço
 
Topo