• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vila Real: Museu do Som e Imagem inuagurado sexta-feira

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Vila Real: Museu do Som e Imagem inuagurado sexta-feira
O Museu do Som e da Imagem de Vila Real é inaugurado, sexta-feira, com um espólio constituído por uma centena de máquinas fotográficas, desde as de efeitos especiais às de fole, que pretendem mostrar a história dos audiovisuais, anunciou hoje fonte do projecto.

Vítor Nogueira, director executivo da empresa municipal Culturval - Gestão de Equipamentos Culturais de Vila Real, adiantou que o projecto começou com a intenção de mostrar a história de Vila Real, nesta área, mas que o espólio cresceu de tal forma que agora "ganhou uma dimensão nacional".

O responsável falava no decorrer de uma visita guiada às instalações da nova unidade museológica de Vila Real que representou um investimento de cerca de 20 mil euros.

"O museu partiu da história de Vila Real mas pretende contar a histórias de todo o mundo", frisou.

Vítor Nogueira referiu que o projecto começou por resgatar o material do Teatro Circo, inaugurado em 1892, e do Teatro Avenida, que abriu em 1931.

Foram restauradas cadeiras e a máquina de projecção utilizada no Teatro Avenida para projectar no museu filmes antigos de Vila Real, muitos dos quais relacionados com as míticas corridas de automóvel da cidade.

Ao longo de sete espaços, o museu expõe máquinas de efeitos especiais, que reproduzem o som do vento, chuva ou trovoada, um gira-discos de sonorização de filmes, máquinas de projecção e máquinas fotográficas de fole.

Esta unidade museológica será complementada, segundo Vítor Nogueira, com um serviço educativo, disponibilizando peças e réplicas que poderão ser manuseadas pelas crianças e jovens.

É ainda intenção do responsável disponibilizar um centro de documentação e o acervo audiovisual para ser utilizado por investigadores.

Em Portugal existem apenas mais dois museus na área da imagem, som e cinema, localizados em Melgaço e Leiria.

O novo museu foi instalado na sala de exposições do Teatro de Vila Real, que abriu as portas em Março de 2004.

A inauguração, sexta-feira, do Museu do Som e da Imagem ficará marcada pela apresentação da exposição fotográfica "A Avenida de Marius", que ficará patente ao público até 30 de Junho.

Esta exposição pretende servir de homenagem a um dos primeiros fotógrafos de Vila Real, Mário Rodrigues da Silva, falecido na década de 80.

Actualmente, Vila Real dispõe dos museus de Numismática e Arqueologia, da Casa de Mateus, de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Etnográfico do Centro Cultural.

A 18 de Maio, Dia dos Museus, deverá inaugurado, também em Vila Real, o Museu da Vila Velha.

Segundo o presidente da Câmara de Vila Real, as obras do Museu da Vila Velha já estão concluídas, estando neste momento a ser tratado o acervo da estrutura.

Esta unidade museológica, anteriormente designado Centro de Interpretação Arqueológica da Vila Velha, está a ser construído no local onde nasceu a cidade de Vila Real.

A construção do Centro de Interpretação Arqueológica da Vila Velha estava inicialmente prevista no âmbito do programa Polis de Vila Real mas, devido à falta de verbas, o projecto foi transferido para a autarquia.

Este museu pretende funcionar como local de divulgação da memória histórica da Vila Velha, o núcleo embrionário de Vila Real, através de uma mostra museológica que vai combinar objectos arqueológicos, reproduções de documentos, gravuras, plantas e fotografias antigas.

Durante as escavações efectuadas no local, foram já encontrados "cinco mil achados", que datam desde a ocupação pré-histórica até aos dias de hoje, e vão integrar o espólio do museu.

A autarquia pretende ainda musealizar a antiga Central Hidroeléctrica de Biel que, em 1894, tornou esta cidade na primeira em Portugal com iluminação pública gerada por uma instalação hidroeléctrica.

O objectivo, segundo Manuel Martins, é que a Central do Biel se transforme num núcleo museológico do Museu do Douro.

A Central do Biel foi a primeira unidade hidroeléctrica de serviço público que entrou em funcionamento em Portugal.

Sob proposta de Leopoldo Augusto das Neves, a Câmara de Vila Real aprovou em 1890 o projecto de iluminação pública, que foi concretizado pelo alemão Emil Biel, e inaugurada a 13 de Julho de 1894.

Em 1926 entrou em funcionamento a Central do Terragido, sendo então desactivada a Central do Biel.

PLI.
Lusa/Fim
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.
 
Topo