• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Windows 10 não respeita privacidade, afirma Tribunal Holandês

Luisao27

GF Ouro
Entrou
Jun 7, 2017
Mensagens
1,572
Gostos Recebidos
0
O Windows 10 sempre viveu uma situação muito peculiar e particular, desde o seu lançamento, à custa das polémicas em torno da privacidade do sistema operativo.

Muitos utilizadores são contra a quantidade de dados de telemetria armazenados pela Microsoft, não concordando com tais ações, considerando-as abusivas.

Um tribunal Holandês investigou o Windows 10 e concluiu que a Microsoft quebra a lei de proteção de dados no processamento de telemetria que faz no Windows 10.

MS_olhar_1.jpg

O Windows 10 recolhe dados de telemetria em 2 parâmetros: básico ou completo. A autoridade Holandesa para a proteção de dados (DPA) considera que os dados armazenados na opção completa são imensos e indevidamente explícitos aos utilizadores, sendo que a Microsoft apenas dá um parecer geral do que é recolhido.

Na opção básica de telemetria a Microsoft já dá a conhecer com mais detalhe os dados que recolhe, mas a opção completa é a predefinida aquando da configuração do sistema operativo. No caso de o utilizador querer selecionar a opção básica, tem de fazer isso manualmente.

Sendo a opção de telemetria completa a adotada como predefinição pelo sistema operativo, seria de esperar que as informações sobre a recolha de dados e o propósito destes fossem mais explícitos.

w10_novidades_0-720x480.jpg


Tal abordagem por parte da Microsoft faz com que os utilizadores não possam dar um consentimento informado e válido sobre os termos de privacidade do Windows 10.

A Microsoft já reagiu a este caso e, em comunicado, afirmou que não concorda que o Windows 10 quebre alguma lei de privacidade e que vai trabalhar diretamente com a DPA holandesa de modo a garantir a resolução deste problema.

No mesmo comunicado, referem que os dados recolhidos têm como destino a aprimorarão e melhoria do Windows 10 e que os utilizadores são a grande prioridade da empresa, incluindo a sua privacidade.

iphone_windows_10_1.jpg

Para além disso, a Microsoft mostrou estar disposta a colaborar e dialogar com qualquer autoridade de proteção de dados de modo a garantir que os utilizadores do Windows 10 tenham confiança nos serviços e produtos da empresa.

Resumindo, a autoridade Holandesa para a proteção de dados pretende que a Microsoft tenha uma posição mais transparente no uso que faz com os dados resultantes da telemetria do Windows 10. Para além disso, o facto de o nível de telemetria completo ser o padrão do sistema operativo também é motivo de destaque para este autoridade Holandesa.

A Microsoft, apesar de não ter definido quais ações irá tomar em concreto, já comunicou publicamente que irá trabalhar com as autoridades. A DPA declarou também que, no caso de a Microsoft não colocar fim a estas alegadas violações de privacidade, irá sancionar a empresa.



logopplware.png
 

_evox_

GF Prata
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
É melhor mudar pra linux, são muito melhores e com melhor segurança. Eu já comecei a mudar tudo pra Ubuntu ou FreeBSD, só uso windows onde é mesmo necessario por causa de alguns programas
 
Topo