• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A criação de Tentilhões (Fringilla Coelebs)

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Filipe tú é que sabes mas a consaguinidade existe entre pais e filhos ,pode ser perigosa .como nâo ,ponto de partida .que nâo arriscava
Por outro lado demoras-te a acertar com um casal ,ora vais desmanchar o que já está feito ,tornas a acasalar o casal padrâo e até te pode sair mais branco ,se saiu essa é bem provável até branco na carola ,ou outra parte do corpo

aerts3be.jpg

Vê aqui neste ninho que sairam dois ancestrais e dois brunos ,quero com isto dizer que é uma incógnita tal como foi essa com ancestrais ,no minimo se queres continuar com esses factor branco terias de arranjar um macho esbranquiçado ou portador de brancos .
Essa tentilhoa ía á carga neste caso com um ancestral ,agora os pais esses já nâo desmanchava ,olha que os tentilhôes ficam com as fêmeas vários anos e pode ter 4 ,portanto é poligamo ,assim um bocado como o galo.Mas esse casal pode ficar muito melhor ,pois foi o primeiro ano ou seja pouca experiencia em cativeiro ,entendes .
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Lembra-te que os tentilhôes nâo é como os canários ,que alteras os casais como quizeres ,aqui a jogada é fazer um casal padrâo e a partir desse é que jogas com os filhos e outros ,hoje fui buscar mais uma novinha ,vi algo nela que me seduzio ,escura ,esguia e observadora ,uma fêmea também mansa ,para o ano vou meter dois casais e ainda se calhar um terceiro ,mas esse terceiro vai ser num sitio especial ,utilizar o método do belgas .
Nâo dizes nada man ,tou a falar sozinho Filipe ,diz algo ,só asssim chegamos lá .
 
Última edição:

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Filipe tú é que sabes mas a consaguinidade existe entre pais e filhos ,pode ser perigosa .como nâo ,ponto de partida .que nâo arriscava
Por outro lado demoras-te a acertar com um casal ,ora vais desmanchar o que já está feito ,tornas a acasalar o casal padrâo e até te pode sair mais branco ,se saiu essa é bem provável até branco na carola ,ou outra parte do corpo

aerts3be.jpg

Vê aqui neste ninho que sairam dois ancestrais e dois brunos ,quero com isto dizer que é uma incógnita tal como foi essa com ancestrais ,no minimo se queres continuar com esses factor branco terias de arranjar um macho esbranquiçado ou portador de brancos .
Essa tentilhoa ía á carga neste caso com um ancestral ,agora os pais esses já nâo desmanchava ,olha que os tentilhôes ficam com as fêmeas vários anos e pode ter 4 ,portanto é poligamo ,assim um bocado como o galo.Mas esse casal pode ficar muito melhor ,pois foi o primeiro ano ou seja pouca experiencia em cativeiro ,entendes .


100 % de acordo, já dizia o outro " em equipa que ganha não se mexe"...o que fazias bem era arranjar um macho bem porreiro e acasalar com essa tentilhoa bem bonita por sinal.

Boa sorte e parabéns.
 

FILIPE ROSA

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2010
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
Zé eu com poucos aninhos já apanhava uns passaritos tanto com rede como com visgo feito por mim com a celebre sola de sapato ,isto por dizeres que nao e a mesma coisa que os canarios e não e , em relação a separar o macho da femea neste casal não existe problema , se fosse um casal de carduelis carduelis não o fazia .
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Filipe nâo me leves a mal esta observaçâo mas porque é que toda a gente quando fala de silvestres tem de ir buscar captura ,nâo é isso que é ser passarinheiro ,a captura selectiva é apenas o meio de locumoçâo ,mas o que tem mais a ver é perceber os cantos ,apanhar qualquer um apanha se se apanha ratos com ratoieras e outros animais ,a caça também pode ser tiro ao prato nâo precisa forçosamente atingir á xumbada os animais ,se o gosto está no gatilho ,por ser bem um prato ,já ouviste falar de competiçoes de pesca com pneus ,também nâo precisa ser forçosamente peixes ,percebes o que digo ,os cantos ,saber virar um pássaro ,concursos de canto ,apanhas o que digo ou nâo ,só que além disso também tento criaçâo ,de mestiços e tentilhôes ,nâo gosto de mais nenhum pássaro ,com esta estima ,gosto mas assim mais para o ter ,tú é que sabes ,demoras a fazer um casal ,tiras-te só um pássaro ,é o primeiro ano que cria ,para mais acabaste tú de criar á mâo ,inexperiencia dos pais ,agora que o casal está formado queres colocar o pai com a filha e dizes-me que nâo existe consaguinidade ,como se tem o sange dele ,tú lá sabes pediste-me conselho e eu dei-te .como disse o Marcelo e muito bem em equipa ganhadora nâo se mexe ,lá por ter saido de guias brancas,nâo quer dizer que saia outra vez ,além disso como bem sabes as fêmeas nâo sâo portadoras ,os macho sim sâo portadores ,deduzo que saibas isso amigo .
Eu aplicaria o mesmo casal e arranjava novo macho para a tentilhoa nova ,assim tá bem ,presinto que mais tarde ou mais cedo ,me vais dar razâo ,vais ver .
Consegues identificar canto ,sabes o que é uma arrastada ,pegar de cia ,bate chapas ,pegar de águas ,canto da borda dágua ,isso sim é ser passarinheiro ,apanhar até um gato o faz ,come os passarinhos hehe nâo penses assim porque nâo tem nada ,mas nada a ver .Tanto expliquei quando andava nesses foruns ,tanto leste cenas minhas ,devias de perceber melhor esta cena,compadre .
Captura selectiva é poderes escolher um entre mil ,saber ouvir e identificar ,óbviamente que tem de ser feita ,um bem necessário com a excepçâo que podem ser utilizados para possivél criaçâo ,ensino de canto ,mestres ,e concursos
Percebeste ,a captura é em ultimo plano ,tem muito mais quês que ao que pensas ,tens de vir aqui a minha casa ,para veres se ficas desmerecido ,contas encontrar aqui centenas e vês meia dúzia de pássaros ,pergunta ao Bruno ,oilha se cantarem mal vai a avoar ,mas é mesmo a avoar ,se nâo presta para mim nâo presta para ninguém ,pois se oferecer nâo ofereço pássaros fatelas ,a tendencia da malta é sempre esta conversa amigo Filipe
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
A mutaçâo está nele e nâo na femea ,isso também eu pensava ,mas nâo é ,os machos é que transportam a mutaçâo eles é que galam ,o semen é deles ,percebes ,pergunta a quem quizeres .
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Nos canários é a mesma coisa ,por exemplo nos satinet ,tou parvo ,pensava que sabias , ou estarei a dar informaçâo mesmo errada ,aqui no livro diz como digo ,posso frizar capitulo .
O Nuno Vaz dos satinet ,da Azambuja sempre me disse isso e aquele grande criador que mora perto dele se sabes de quem falo só concorre no estrangeiro ,cá nem pensar e é um campiâo lá fora .
Lembra-te quem transportou a mutaçâo vermelha aos canários nâo foi a cardinalita ,foi sim o macho cardinalito ,por aí vês que falo certo amigo Filipe ,temos que trocar impressôes ao vivo hehe
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Filipe ainda volto aqui gosto de ver esclarecido tudo e mais alguma coisa ,tinha prometido a mim mesmo que nos próximos dias nâo produziria qualquer tópico ,mas isto também nâo é produzir de raiz ,e apenas dar algum seguimento nas aves que mais importante é para mim ,mas como sabes os pássaros até podem acabar ,mas a musica e neste caso o metal isso é que nunca
Poirtanto vou.me só dedicar a este e aos mestiços em que o Bruno tem estado a ter uma participaçâo invejável de grande qualidade
Como explicas estas mutações na mesma postura ?
D.jpg

C.jpg

Várias mutações na mesma postura,é de loucos
B.jpg

A.jpg

Isto estava na primeira página deste tópico ,que me dizes amigo Filipe ??,atençâo só numa de trocar impressôes nâo para te testar o que quer que seja ,faço isso mas a outros ,és amigo demais para te fazer isso ,a sério .E sobretudo tenho-te respeito ,já foste moderador em dois foruns e nunca nos desentendemos ,bem o sabemos ,mas esta é complicada
 

FILIPE ROSA

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2010
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
Zé por ser o macho que transmite a mutação como tu dizes , e por isso e que lhe vou dar a filha que ja têm parte dela e ao dar-lhe o pai vou ficar com 75% do sangue do macho ou seja das linhas dele , e para ir buscar um macho com as linhas dele a 99% terei de efectuar mais 2 cruzamentos .
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
O pai destes 4 é branco ,a fêmea é ancestral ,por isso deu um branquinho ,outro branco sujo ,um bruno e outro ancestral
Nota ser portador de mutaçâo nâo é ser mutado ,portador é uma coisa e mutado já é outra no minimo terias de colocar uma fêmea já mutada ,porque nâo é portadora ou seja branca e ele como é portador reforçaria mais a portaçâo que transporta ,agora se meteres a nova vai sair ancestral pois tem o sangue da mâe , para o ano confirmaremos se deus quizer ,mas a minha oferta continua válida ,o tal machinho ok .
A tua fêmea sai ao pai que também tem branco mas nâo é portadora ,nem pode ser ,tens o video na net e já o vi aliás acho que o colocaste aqui Filipe
Filipe posso estar errado ,mas transporta isso para um forum de aves ,sempre quero ver o que diz e senhor e grande Carlos Lima ,dá-lhe um molho nas mutaçôes .já estive com ele ,muito boa gente ,dele nada tenho a dizer ,pelo contrário bom homem.
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Como te disse posso estar enganado ,mas no ninho de cima nâo me chegaste a dizer que côr éra o pai hehehehe Mas já disse eu ihihihih
Abraço sempre daqueles mas nota se precisares do macho para a mâe dessa tua branca ,por mim é igual ok
Fica apostado uns copos ,com o liquido claro .
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
[video=youtube;aTYu76CXTPs]http://www.youtube.com/watch?v=aTYu76CXTPs&feature=relmfu[/video]
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
[video=youtube;feKLxBObfYg]http://www.youtube.com/watch?v=feKLxBObfYg&feature=plcp[/video]

Estou possuido
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
[video=youtube;p7mLrQDkykM]http://www.youtube.com/watch?v=p7mLrQDkykM&feature=plcp[/video]
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Viste ele a galar no escuro ,ainda dizer que os meus viveiros sâo escuros ,este atâo escuríssimo e ele vê para galar ,canta chuim só pode ser Belga ou holandês ,ouves ele a cantar
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
toma mais e mais, estou MALUCOOOOO!!!
[video=youtube;cFU_ltKE9aE]http://www.youtube.com/watch?v=cFU_ltKE9aE[/video]

[video=youtube;cFU_ltKE9aE]http://www.youtube.com/watch?v=cFU_ltKE9aE[/video]

[video=youtube;koZW-82NhYg]http://www.youtube.com/watch?v=koZW-82NhYg&feature=relmfu[/video]

[video=youtube;daku0p4jeRo]http://www.youtube.com/watch?v=daku0p4jeRo&feature=relmfu[/video]

[video=youtube;Vv13qC3duMs]http://www.youtube.com/watch?v=Vv13qC3duMs&feature=relmfu[/video]




Estou estúpido ....:love:
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
[video=youtube;vYIejKSBMSE]http://www.youtube.com/watch?v=vYIejKSBMSE&feature=BFa&list=UUcCsfiGEyTrnUCY2DjuyPJw[/video]
[video=youtube;Vv13qC3duMs]http://www.youtube.com/watch?v=Vv13qC3duMs&feature=BFa&list=UUcCsfiGEyTrnUCY2DjuyPJw[/video]
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
[video=youtube;XG7YdIyVOKs]http://www.youtube.com/watch?v=XG7YdIyVOKs&feature=BFa&list=UUERzNgS0W0HXq2M2dMZG0UQ[/video]
[video=youtube;An5VhUIo4Kk]http://www.youtube.com/watch?v=An5VhUIo4Kk&list=UUERzNgS0W0HXq2M2dMZG0UQ&index=8&feature=plcp[/video]
[video=youtube;f4RlXZ0cK2o]http://www.youtube.com/watch?v=f4RlXZ0cK2o&feature=relmfu[/video]
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
Zé, eu não disse que os teus viveiros eram escuros, apenas me referi ao ultimo por ser demasiado perto do chão a meu ver. Mas isto sou eu só a pensar, porque tambem em tentilhões nada de nada tirei:shy_4_02:
Mas falando nissom repara nas fotos, estes criadores usam viveiros parecem quartos. Nos usamos coisas mais pequenas, e isso tambem dificulta, claro se tiver de ser é. Repara tambem, eles metem alimento alimento para uma semana, vê so o tamanho das taças, e é só para um casal.
 

Anexos

  • 72704_HPIM2129.jpg
    72704_HPIM2129.jpg
    81.9 KB · Visualizações: 16
  • 75667_HPIM2336.jpg
    75667_HPIM2336.jpg
    88.4 KB · Visualizações: 11
  • 75668_HPIM2346.jpg
    75668_HPIM2346.jpg
    88.3 KB · Visualizações: 19
  • 75669_HPIM2357.jpg
    75669_HPIM2357.jpg
    75.4 KB · Visualizações: 11
  • 75847_HPIM2380.jpg
    75847_HPIM2380.jpg
    82.1 KB · Visualizações: 11
  • 76074_IMGP5865.jpg
    76074_IMGP5865.jpg
    45.3 KB · Visualizações: 13
  • 76246_Ss20120622_132312.jpg
    76246_Ss20120622_132312.jpg
    77.9 KB · Visualizações: 12
  • 76247_Ss20120621_131531.jpg
    76247_Ss20120621_131531.jpg
    102.2 KB · Visualizações: 20
Topo