• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A criação de Tentilhões (Fringilla Coelebs)

jcl

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 14, 2007
Mensagens
160
Gostos Recebidos
0
:espi28::espi28::espi28:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Ora nem mais ,antes prefiro este último post do amigo jcl ,do que me mandarem a cena do gosto ,o que penso acima de tudo ,obrigado pela sua visita amigo ,abraço amigo :espi28::espi28:
 

pianni

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Eu bem chamo a atenção do meu avô para todos estes conselhos...

Tento puxá-lo pelas mangas , e obrigo-o a ver todos estes assuntos relativos ao acasalamento de tentilhões.

Graça aos conselhos do seu Zé , e todos os outros participantes , ele ( avô ) , já me pede conselhos , e não deixa de estar a meu lado na procura e discussão

da matéria relacionada com o cruzamento e a criação destas aves.

Fui espreitar os acasalamentos com os tentilhões , e lá estava...asneira !

Discutimos , e estamos a juntar as tentilhoas com verdelhões ...quer dizer , estamos a preparar as coisas.

Volto sempre que posso aqui na companhia do meu avô.

Anda entusiamado !
 

FILIPE ROSA

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 20, 2010
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
Olá Filipe,deduzo ,que falavas de mim ,breve colocarei os meus casais para este ano ,inclusivé um verdelhâo com tentilhoa ,nâo vás tanto por aí,no entanto tens alguma razâo ,o canto é fulcral para mim que tenho ouvido fino posta as tuas novidades amigo,um grande abraço

Sim , está prometido há bastante time .
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Olha vai ali ao meu tópico e ouve lá um mestiço ou dois só a cantar á tentilhâo ,mas manja bem os cantares que eles têm
:left: http://www.gforum.tv/board/1056/432811/minhas-aves/index4.html
Nem calculas o estrondo que anda dar este pássaro ,um dia vês ao vivo ,melhor e muito que um tentilhâo ,de longe Filipe ,na boa primeiro safa-te amigo e desejo-te toda a sorte do mundo,tás no bom caminho ,as minhas estâo prestes a dançar ,já andam a arrumar a sala ,abraço
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Eu bem chamo a atenção do meu avô para todos estes conselhos...

Tento puxá-lo pelas mangas , e obrigo-o a ver todos estes assuntos relativos ao acasalamento de tentilhões.

Graça aos conselhos do seu Zé , e todos os outros participantes , ele ( avô ) , já me pede conselhos , e não deixa de estar a meu lado na procura e discussão

da matéria relacionada com o cruzamento e a criação destas aves.

Fui espreitar os acasalamentos com os tentilhões , e lá estava...asneira !

Discutimos , e estamos a juntar as tentilhoas com verdelhões ...quer dizer , estamos a preparar as coisas.

Volto sempre que posso aqui na companhia do meu avô.

Anda entusiamado !
Boa sorte ,eu também tenho um casal desses ,a tentilhoa deve de ser já criada em cativeiro ,silvestre é mais complicado ,mas nâo impossivél
 

octaviovicente

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2013
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Filipe esta tentilhoa nâo me parece nada bem ,tem doença nas patas ,pois tem os dedos revirados para cima e apoia-se ajoelhada ,isso tem um nome ,cansa-se facilmente e a prova é o bico aberto ,o pimpilhar nâo o sabe fazer ,por este motivo digo que os de cativeiro ,nunca serâo bons cantores e já confirmei ao vivo ,aconselho-te a colocar um tentilhâo novo e selvagem ,para que a corrija no pimpilhar ,podes achar absurdo mas é fulcral que os filhos machos saibam pimpilhar afim de estimular mais as fêmeas ,quando forem adultos e que seja mais ou menos manso e inicialmente colocá.lo com ela com separador e poleiros de ambos os lados dele com 5 centimetros aproximadamente,um de frente para o outro ,terá de ser o mais alto ,porque o tentilhâo é pássaro de subir
Um conselho de amigo ;
Tenta separar isso dos canários ,pois se o macho tentilhâo ver a galadura nos canários e a tentilhoa nâo estiver receptiva e cheia ,ele pode apanhar ponta de cio e xáu lorinda ,morre permaturamente ,ele sente a galadura noutros ,por isso a sua agressividade em proteger a sua área de nidificaçâo,só ele na vida selvagem acasala num raio circundante de 25 metros ,pode mesmo atacar outros pássaros faze-o pela comida e territoridade ,é rei e senhor daquela zona
Falo isto porque tenho a certeza ok

boa noite a todos. é a 1ª vez que participo neste forum e estou bastante agradado com o que li e vi sobre o tentilhao. Sr zé gostava antes e mais tem feito 1 belo trabalho aqui. podera me explicar o que leva tentilhao a morrer se nao galar, pois eu o ano passado tentei começar a criar e juntei o meu tentilhao que ja tinha 4 anos ca em casa com 1 femea que me tinham dado apanhada em 2001, ele andava louco a cantar e sempre a fazer se á femea, até 1 dia do nada apareceu morto:Espi43::Espi43:. vi que estava 1 pouco magro mas nada de anormal. fiquei mt triste e arrependido da aventura pois aquele passarinho cantava mt e era mt manso. será entao que foi a rejeição da femea que levou a isso??
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
boa noite a todos. é a 1ª vez que participo neste forum e estou bastante agradado com o que li e vi sobre o tentilhao. Sr zé gostava antes e mais tem feito 1 belo trabalho aqui.
Bom dia ,seja bem vindo ao forum Octávio ,desde já obrigado ,o trabalho que aqui encontra será e é fruto dum conjunto de pessoas dedicadas desta magnifica comunidade e a grandeza do gforum ,única e com esta paixâo de partilha e de interajuda ao nosso semelhante ,nesta secçâo estâo todos de parabens pelo magnifico trabalho que tem sido feito ,em meu nome e em nome de todos eles e do Gforum o meu muito obrigado .Excelente reparo sim senhor ,e tem que se lhe diga concerteza
podera me explicar o que leva tentilhao a morrer se nao galar, pois eu o ano passado tentei começar a criar e juntei o meu tentilhao que ja tinha 4 anos ca em casa com 1 femea que me tinham dado apanhada em 2001,
Pássaros que galaram no campo ,é complicado criar com eles e a taxa de sucesso é muito escassa ,tem de ser ou devem ser pássaros novos e que óbviamente nâo galaram no campo ,a taxa de sucesso aumente de fasquia consideravelmente ,pelo que me conta falamos dum pássaro já com 11 anos ,nâo sabendo se veio novo em 2001,portanto já bem velho para um bom reprodutor ,que só vai até para aí 5 anos e mesmo assim será um luxo será galar ,acasalamentos com aves silvestres deve ser com aves novas e que nunca tenham feito criaçâo na natureza ,se muitos fizessem assim ,metade dos bons cantos deles estariam ainda na natureza ,ainda os á é certo ,mas já misturados e nâo será só o culpado o humano por isso ,pois aves migratórias trazem cantos estrangeiros para as zonas de nidificaçâo implantando os seus cantos ,nos de cá nos novos estrangando-os para o canto ,só um aparte
ele andava louco a cantar e sempre a fazer se á femea, até 1 dia do nada apareceu morto:Espi43::Espi43:. vi que estava 1 pouco magro mas nada de anormal. fiquei mt triste e arrependido da aventura pois aquele passarinho cantava mt e era mt manso. será entao que foi a rejeição da femea que levou a isso??
O tentilhâo nâo morre se nâo galar amigo ,isso é pura expeculaçâo ,a cena foi outra ou a causa em todo um conjunto de factores ,todos juntos é complicado ,se a criaçâo já de si é das mais complicadas ,com mais uns contras se torna ainda mais dificil
Isto ao fim ao cabo mistura sabedoria com um pouco de sorte ,como tudo na vida .mas ao longo destas páginas deste tópico tem muita informaçâo ,sobre esta dificilima criaçâo ,o segredo de criar fauna está nas fêmeas ,os machos quase todos galam ,fazer ninho ,colocar ovos ,aceitar galadura em cativeiro ,chocar ovos e criar os filhos ,isso sim ´mostra a dificuldade ,tente criar com fêmeas já de cativeiro e tudo lhe correrá bem melhor ,a taxa de criaçâo e sucesso sobe considerávelmente
Poderia dizer uma ponta de cio ,condiçôes ,a forma como foi dada o macho á fêmea ,a alimentaçâo e em especial a insectivora o grande desafio está aqui ,as condiçôes de alojamento ,se tem aves circundantes na zona do acasalamento ,que idade tem a fêmea ,etc ,todos os minimos factores contam
Podia até ter sido um ataque que deu ao bicho ,acontece muito com aves silvestres que se tenta reproduzir em cativeiro ,stesss ,etc
Preciso de mais dados ,local onde se encontra o viveiro de criaçâo ,o que deu de alimentaçâo ,poderá ter dado algo que azedasse facilmente como ovo e certas papas insectivoras ,azedam com facilidade pois tem bicharada ,podia até estar estragada ,que alimento vivo deu,as verduras e frutas ,a preparaçâo etc
Amigo Otácvio se ainda nâo fez a sua apresentaçâo a esta comunidade ,agradeço que o faça ok ,por questâo de funcionamento ,uma coisa simples ,nâo se pede muito ok
Aguado mais informaçôes ,pode até colocar fotos ,isso éra mel
Abraço
 

octaviovicente

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2013
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Desde os 10 anos que tenho esta paixao pelos passaros, pois onde eu morava há 1 grande loucura pelos tentilhoes e pelos pintas. comecei com silvestrismo logo nessa idade quando ia com os mais velhos as 6 da matina com 1 frio de rachar e para ir pra escola ta quieto. agora tento criar uns passaritos e começar tudo de novo.
 
Última edição por um moderador:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Fez tudo bem menos uma coisa a zona de apresentaçâo é aqui ;
:left: Apresentação
O silvestrismo é uma arte como a pesca e caça ,só que com uma vantagem ,nâo se mata .nâo se come ,adora-se simplesmente e deve ser selectiva ,escolher aqueles com aptidôes para canto e criaçâo ,sempre os novos ,ou os que nascem ,nunca os pais ,que nunca vâo criar em gaiola ou viveiro ,muito raro ,galaram e criaram no campo ,pois ter muitos nâo é ser silvestrista que também engloba criaçâo e canto
Á que haver e ter consciência disso ,pois em Portugal é proibido e derivado dos preços de aves serem bastante elevados ,para cima de 150 euros de cativeiro ,mais os registo de criador e averbamentos ,ser um roubo de azeite e impossivél a muitas carteiras ,isto é uma tradiçâo em vários paises da Europa ,fico com a sensaçâo que só o nosso pais aderiu á Convençâo de Genebra e as nomativas \directivas europeias só funciona cá ,no pais aqui bem ao lado é outro mundo e por todo ele ,nâo é por comunidades como muitos dizem ,nada disso ,silvestra tudo minha gente e nós xuxamos nos dedinhos .Atrasados uma série de anos ,qualquer das aves que utilizamos para criar ,existe com abundância .nâo está nenhuma em perigo de extinçâo ou preocupante ,a que é preocupante nâo cria em cativeiro ,é uma ave endermica dos Açores o Priolo ,um primo afastado do Dom Fafe
 
Última edição:

octaviovicente

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2013
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
que bela maneira de entrar no forum, logo a meter os pes:msnm_com_br007-03:. mas obrigado pela ajuda. já fiz a apresentação e espero que desta vez bem.
 

octaviovicente

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2013
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
pois em relaçao a tentilhoa era de 2011 e nao 2001. a alimentação era a base de alpista com semilha, vegetais, fruta, papa com germinado e trela.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
que bela maneira de entrar no forum, logo a meter os pes:msnm_com_br007-03:. mas obrigado pela ajuda. já fiz a apresentação e espero que desta vez bem.

Tudo bem amigo ,no problem ,convém ,de qualquer das maneiras nunca se pedirá o B.I. ,toda a gente sabe que podemos meter uns dados quaisquer ,incluindo nick name ,mas prontos ,assim fica ,melhor a quem entra e aos que já cá estâo ,cria uma espécie de ligaçâo mais honesta ,na boa
Mas entre esse casal havia muita diferença de idade

meu tentilhao que ja tinha 4 anos ca em casa com 1 femea que me tinham dado apanhada em 2001,

Agora fui ao tapete heheh .já estou confundido com a idade do macho ,o acasalamento convém ser com aves da mesma idade \ano .

pois em relaçao a tentilhoa era de 2011 e nao 2001. a alimentação era a base de alpista com semilha, vegetais, fruta, papa com germinado e trela.

Semilha nâo se deve dar muito ,serve para alimentar pintas e outras espéces que nâo tentilhôes e em criaçâo sai mesmo fôra de menu ,atençâo que vicia aves e ficam só a pegar na semilha nâo comendo o resto e fazendo escolha no comedouro estragando muito mais que o que come ,octávio dá uma vista de olhos nestas páginas todas ,se é um tema que gostas ,quem corre por gosto nâo cansa ,lês e vê os videos ,o testemunho do Hugo ,do Marco e de mais aficionados por estes pássaros ,tiras pontos que te parecem mais dificeis de perceberes ,fazes uma estimativa das tuas dúvidas e cá estarei para te ajudar no que puder ,é para isso mesmo que ando por aqui mais os meus colegas de secçâo e outros que aqui vâo deixando os seus conhecimentos \artigos em todas as áreas
Obrigado por reabrires este tema ,arranjas-te mais um ponto de conversaçâo ,bem dado :espi28::espi28:
 

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
Saudaçoes a todos,

aqui deixo dois videos de um amigo de um forum estranjeiro:
[video=youtube;VP6O8JIpPsw]http://www.youtube.com/watch?v=VP6O8JIpPsw[/video]
[video=youtube;uAX0MY23bNc]http://www.youtube.com/watch?v=uAX0MY23bNc[/video]

E aqui fica UMA DICA, nao é NENHUMA BARBARIDADE METER UM MACHO PARA VARIAS Fêmeas, desde que se tenha condiçoes e espaço!!

Já tenho ouvido ARTOLAS a dizerem que isso é uma BURRICE.
De futuro e com tempo meto umas fotos, e uns artigos que estão nesse forum. Testemunhos, sem margem para duvida de senhores na criação destas aves. Um bem-haja a eles e a todos os que me podem ajudar a conseguir atingir esse objectivo.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Só analizar estes videos unicamente ,mais nada ;
Vendo estes videos ,tira-me logo a pica de criar,se criar assim ,para que quero passaros destes ,canta super mal e sâo uns murcelôes que de borla ainda me ficava caro ,aqui desses vai tudo á vida deles ,nem um pode cá morar ,é que nem presta para nada ,para acasalar vai ensinar o mesmo canto aos filhos ,nunca mais se consegue fazer nada e a mais chuinzôes,que por cá ao longe.viciam-se nisto ,nunca mais se endireitam,para mim nâo tem valor nenhum .nem por cá ,por outros como eu que se esmeram por trazer cantos já extintos de certas zonas ,novamente á tona .
O Golias é muito superior aos bons tentihôes,é único e mestre ,quanto mais estes ,que nem voto na matéria têm ,bons para criar ,mas péssimos ou do pior que se pode ouvir para canto ,criar e gastar tempo e dinheiro para isto mais vale a pena estar quieto,a cantar disto só mutaçôes onde contrabalança a boniteza e a raridade agora ancestrais a milhôes de kilómetros de distancia ,nem uma pena destas vale para mim

Isto sim vale a pena criar mais e mais e mais ,nâo á comparaçâo possivél ,breve será uma raça de canarios só a cantar do mesmo ,bem á tentilhâo.vai ser igualmente único no mundo inteiro ,nem parecido vai existir ,o tempo é dono e senhor
 
Última edição:

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
Isso é pura e santa ingnorância.porque quando os apanham, nem sabem o que eles cantam. a menos que os apanhem no cio. Os cantos são impregnados nas aves. Se essa teroria fosse minimamente pausivel, então nos canários nunca seria possivel meter eles a cantarem como cantam. Tal como nos canarios, estes passaros tambem podem aprender bons cantos, e apartir desses criar uma linha de passaros com mais aptidão para o canto. O resto da teorias são " pepinos"...
Claro é sempre mais exotico meter canarios a cantar tentilhão, e mais comodo. Mas isto é como os carros e motos chinesas, são parecidos com grandes bombas... mas não são os originais.
Em relação a tentilhões de mutação, tal como eu penso a beleza esta sempre em primeiroi lugar.
 
Última edição por um moderador:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Isto é só para quem sabe e é para esclarecimento geral ,nada dirigido a quem quer que seja ,uns andam por beleza ,outros por canto ,quando uma ave é criada com um pai que canta mal ,cantará toda a sua vida mal ,pois nunca ninguém conseguiu meter cantares bons em pássaros cujo o canto genético está bem enraizado e destes cá nâo presta ,nem um escapa ,nem nunca vai prestar ,em 100 pássaros um aprende o canto limpo ,sem remates fechados ou abertos ,isto é só para esclarecer os demais visitantes e usuários ,a nâo serem induzidos a erro ,cantos silvestres nada tem a ver com cantos dómesticos ,nem nos canários de canto todos sâo perfeitos ,quanto mais estes cantos que nâo é para todos entenderem do arame .
Tragam-me pássaros de cativeiro a cantar bem .quero ouvir ,seja pintassilgos,tentilhôes ou outro pássaro qualquer da fauna ou fenótipo selvagem ,um pássaro para aprender um cantar que nâo o dele demora um ano a fixar e nesse periodo á que saber fazer as coisas,pois dum momento para o outro perdem ,para que os pássaros nâo fiquem atrofiados e coloquem 3 cantares ao mesmo tempo ,canário ,pintassilgo e tentilhâo ,se fôr mestiço de pintassilgo foge mais fácil ,para canto de pintassilgo ,que é do pai ,ou de canário que é da mâe lembro que uma boa canária e mâe canta para os filhos baixinho com eles ainda dentro do ovo e lá para o nono dia de choco já ouvem a mâe e o pai pelos micro orificios do ovo ,está a transmitir o canto genético ,agora de tentilhâo e com gravaçôes é para quem sabe e é progressivo,demoroso e persistencia ,tem que se fazer várias gravaçôes á exigencia do pássaro ou conforme vai agarrando o canto e sua evoluçâo ,isto tem muito que se lhe diga ,pois a audiçâo duma gravaçâo ,comparado com pássaro mestre é como da noite para o dia ,pegam mais mais fácil com mestre do que com gravaçâo ,só está ao alcance dos melhores e daqueles que sabem da poda ,isso sim .Óbviamente fiz dois mestres ,dois mestiços com cantares identicos ,um melhor duma maneira ,outro melhor de outra ,sâo eles que vâo ensinar ,cá em casa é proibido cantar quer á pintassilgo ,quer á canário ,aqui só se canta de tentilhâo ,daí estar a tentar fazer uma raça de canários que cante bem á tentilhão e desta forma já os posso ter e criar á vontade sem ter que me preocupar com o cantar de canário nos mestiços ,tudo é feito ao pormenor ,nada é ao acaso ,por isso estes dois mestiços sâo únicos no mundo inteiro e estâo completamente ao meu gosto ,gosto esse que já vem desde que nasci praticamente.onde se preserva e se tenta novamente colocar cantos raros nos ditos tentilhôes,quer com mestres mestiços ,quer com gravaçôes ,os mestiços foram criados para ensinar o que já se perdeu ,está a dar bons resultados ,o tempo é dono e senhor ,é preciso é calma e descontraçâo.
Vinkenvangst_web.jpg

Vinkenvangst
Eles também capturam ,também fazem silvestrismo,a foto de cima diz tudo é Belga ,além disso o canto destas aves é por zonas de nidificaçâo onde coloca também partes de canto de outras aves ,como o chapinhado ,os pegares de cia,arrastadas ,entre outras coisitas .
http://www.geralforum.com/board/1056/483373/tentilhoes-na-belgica.html
Podem consultar este tópico


Nem todos ,ou se calhar nenhum é de cativeiro .pois perdem a valentia e a garra da natureza e nisso ela é mâe e senhora inigualável em todo o seu explendor
A prova viva que o que mais gostam é o pior de cá ,ninguém quer disto em casa ,para quê ,este até tá constipou-se e que mal se canta jasus
Apresentem-me pássaros ,uns quaisqueres ,mas que cante bem e de preferencia de grandes criadores nacionais de tentilhôes ,onde estâo ??
 
Última edição:

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
Isso é pura e santa ingnorância.porque quando os apanham, nem sabem o que eles cantam. a menos que os apanhem no cio. Os cantos são impregnados nas aves. Se essa teroria fosse minimamente pausivel, então nos canários nunca seria possivel meter eles a cantarem como cantam. Tal como nos canarios, estes passaros tambem podem aprender bons cantos, e apartir desses criar uma linha de passaros com mais aptidão para o canto. O resto da teorias são " pepinos"...
Claro é sempre mais exotico meter canarios a cantar tentilhão, e mais comodo. Mas isto é como os carros e motos chinesas, são parecidos com grandes bombas... mas não são os originais.
Em relação a tentilhões de mutação, tal como eu penso a beleza esta sempre em primeiroi lugar.



Peço desculpa por usar o caps lock inadvertivamente :espi28:
 
Última edição por um moderador:

kikosalmeida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 8, 2011
Mensagens
522
Gostos Recebidos
0
Cantos montados , trabalhados são artificiais e domestico. São bonitos, mas os passaros não cantam assim na natureza. Mas a mim o que importa é sairem passaros bonitos. Em outra fase, talvez me interesse por cantos, mas de passaros criados por mim. Podia ir capturar passaros mas isso não me dá pica, facilita muito as coisas.
Em tempos deram-me um CD de cantos e por varios vezes ofereceram-se para me ensinar ou dar dicas, mas pura e simplesmente não é isso que me move. Não há muitos criadores, poque simplesmente não é facil criar. E o passaro ancestral não é muito apelativo á vista, para a maioria das passoas. Claro que, essa não é a minha opinião, porque em tempos alguem me apresentou esta ave e apaixonei-me por ela...
 
Última edição por um moderador:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Quando nâo se sabe o que se diz ,é um problema e quando se tenta agitar um forum ou pessoa directamente e nâo se sabe como o fazer ,tentando minimizar todos os conhecimentos provados de outros é ainda pior e logo desta forma e quando se solicita ajuda ,e nâo se aceita o que outros têm para ensinar ,sim ensinar .
Os cantares sâo montados consuante o que havia no passado ,agora se aparecer um nabiça qualquer que saiba mexer no Audacity e monte cantares á 3 pancadas ,só ouve e dá a ensinar quem quer dêm um canto de avestruz a ver se me importo ,eu dou o que acho bom e raro baseado no que havia antigamente ,nâo ando nisto á meia dúzia de anos ,em que outros nunca deram qualquer prova virtual do que afinal fazem tanto alarido e nada se vê ou se prova ,conversas ao vento
A titulo de informaçâo Gforum
As mensagens sâo editadas ou até mesmo apagadas se estiverem of topic ou com conteudo abusivo ,aqui ninguém é surdo ou cego para se escrever a letra maiúscula ,quem preferir o nosso forum ,deve ter uma conduta amistosa e respeitadora ,caso contrário saberemos o que acontece ,basta verificarmos regras ,á que ter atençâo se se quizer .
 
Última edição:
Topo