• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arranjo Máquina de Lavar/Secar Roupa Balay TW865

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Boas,

Tenho uma máquina de lavar/secar roupa Balay TW865 e este fim de semana e em funcionamento, quando ia iniciar o ciclo de centrifugação, aquilo pregou um estoiro gigante depois parecia que se ia partir toda. Desligamo-la de imediato e após algum tempo quando, pudemos abrir a porta, constatamos que o tambor está descentrado, parece estar fora do lugar.

O que poderá ser?

A máquina tem 6 anos e é usada praticamente todos os dias, quer dize, agora com os miúdos muitas vezes lava 2 vezes no mesmo dia.

É certo que uma máquina destas não é barata, mas será que justifica a reparação?

Obrigado e cumprimentos,
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas
se está fora do lugar escusado será dizer ou melhor o que poderá ser, como por exemplo:
rolamentos c, folga ou gripados e retentor danificado.

mas tem de ter em atençao ao desgas-te do veio do cesto, isto quando for ao desmontar é que se vê claro, tem vincos e riscos no bronze onde trabalha o retentor.

boa sorte.
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Tambem pode ser cruzeta partida

nem mais, o técnico já esteve lá em casa e é de facto a cruzeta partida, mas têm que abrir a máquina para ver se não partiu mais nada.
Arranjo para cima sempre superior a €150 de acordo com o técnico.
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Vai ter que levar cruzeta, rolamentos, retentor e , ver como esta a resistencia, pode ter sido serrada e ver se o cesto não esta empenado, é uma reparação que não fica barata á marcas que a cruzeta vem com o cesto encorporado .
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
É uma máquina de lavar e secar já com uns anitos. Como já aqui disseram é a cruzeta partida, ela vende-se em separado do tambor e custa à volta de 80€.O problema nessa máquina é q existem vários acessórios que já n são fornecidos, daí q o meu conselho seja de não reparar.

cumps
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Bem se for assim bye bye máquina velha e hello máquina nova. Só não sei o que fazer com a velha então, pois não tenho espaço para ficar com ela aqui em casa
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Bem se for assim bye bye máquina velha e hello máquina nova. Só não sei o que fazer com a velha então, pois não tenho espaço para ficar com ela aqui em casa

Desculpa vi mal o modelo.
Essa é mais recente penso já ser electrónica, as peças ainda devem ser fornecidas mas a cruzeta que se vende em separado ainda é mais cara, custa à volta de 105€. Mais rolamentos retentor e talvez resistência, não acredito que te a reparem por menos de 200€.

cumps
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Mesmo assim....
Se optar por comprar nova o que posso fazer com esta?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas,

Tenho uma máquina de lavar/secar roupa Balay TW865 e este fim de semana e em funcionamento, quando ia iniciar o ciclo de centrifugação, aquilo pregou um estoiro gigante depois parecia que se ia partir toda. Desligamo-la de imediato e após algum tempo quando, pudemos abrir a porta, constatamos que o tambor está descentrado, parece estar fora do lugar.

O que poderá ser?

A máquina tem 6 anos e é usada praticamente todos os dias, quer dize, agora com os miúdos muitas vezes lava 2 vezes no mesmo dia.

É certo que uma máquina destas não é barata, mas será que justifica a reparação?

Obrigado e cumprimentos,

Boas

O sistema de tambor é centrado e suportado por molas que têm a faculdade de amortecer o efeito de desequilíbrio do tambor na fase de centrifugação.

Penso que no seu caso a solução até pode ser mais simples do que parece.

Se possível desmontar tampa posterior e eventualmente a superior, e verificar se tem uma ou mais mola(s) partida(s), suporte mola danificado, ou a mesma saltou do sitio.

A questão se for mola partida, e se no instante que partiu/saltou a rotação era elevada, pode ter empenado a cruzeta.

Boa pesquisa
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Boas

O sistema de tambor é centrado e suportado por molas que têm a faculdade de amortecer o efeito de desequilíbrio do tambor na fase de centrifugação.

Penso que no seu caso a solução até pode ser mais simples do que parece.











Se possível desmontar tampa posterior e eventualmente a superior, e verificar se tem uma ou mais mola(s) partida(s), suporte mola danificado, ou a mesma saltou do sitio.

A questão se for mola partida, e se no instante que partiu/saltou a rotação era elevada, pode ter empenado a cruzeta.

Boa pesquisa

Só se o técnico q lá foi a casa ver a máquina e disse q era a cruzeta partida estivesse a dormir para n conseguir ver isso...
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Só se o técnico q lá foi a casa ver a máquina e disse q era a cruzeta partida estivesse a dormir para n conseguir ver isso...



Segundo o exposto pelo membro, o suposto técnico sem abrir a máquina, disse logo que era da cruzeta!!

Eventualmente não precisa de abrir a mesma e confirmar a avaria (e faz logo orçamento), porque já conhece bem o modelo, etc, etc, bolso, e ou tem dons especiais!!
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Para se saber se a cruzeta está partida basta abrir o óculo e verificar q o tambor está descaído dentro da cuba. Se uma mola estiver partida tens o motor assente no chão. Não é preciso ser um grande técnico para ver isso!
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Para se saber se a cruzeta está partida basta abrir o óculo e verificar q o tambor está descaído dentro da cuba. Se uma mola estiver partida tens o motor assente no chão. Não é preciso ser um grande técnico para ver isso!

Foi exatamente o que ele fez, rodou o tambor e disse que era a cruzeta. Por vezes parte tb a resistência mas ele disse que não parecia ser o caso pois o tambor não estava muito descaído
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Foi exatamente o que ele fez, rodou o tambor e disse que era a cruzeta. Por vezes parte tb a resistência mas ele disse que não parecia ser o caso pois o tambor não estava muito descaído

Boas

Pode ser que o diagnostico esteja 100 % certo, mesmo sem ele abrir a máquina (talvez muita experiência e/ou conhecimento do modelo).

No entanto se fosse eu (se acontecesse comigo) abria a máquina para ver o que está avariado/partido.

Cps
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Não posso abrir a máquina pois já foi ontem para reparação
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
Não posso abrir a máquina pois já foi ontem para reparação
boa tarde


nao sei qual foi a ideia de pedir ajuda se nem é tecnico e á parte disso sao avarias mecanicas que dao o seu trabalho tanto a desmontar como a montar, está mais ou menos dentro do preço, mas se fosse um particular a executar o trabalho ficaria mais em conta, eu pensei que o companheiro ao pedir ajuda o consegui-se fazer.

sendo assim nao preçisavamos de gastar tanto latim.

marques 1956
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,
Há com certeza um mal entendido da sua parte, pois em parte alguma pedi ajuda para reparar a máquina. O que solicitei foi esclarecimento sobre uma situação que desconheço por absoluto, para que pudesse estar minimamente informado quando confrontado com os factos.
Cumprimentos
 

Djuganight

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 28, 2014
Mensagens
150
Gostos Recebidos
0
Já me deram o diagnóstico da máquina, precisa uma cruzeta, 2 rolamentos e 1 redentor.....orçamento €361 dassssssss
Já me decidi por comprar uma nova, agora é a guerra de que marca escolhe e se uma máquina normal cabe no local onde estava uma encastrável, etc
O que faço à velha, custa-me deixá-la ir quando se calhar ainda tem peças re-utilizavéis. Não há locais que dão dinheiro por este tipo de coisas?
 
Topo