• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
BMW começa na frente nesta quarta-feira em Jerez

Nesta quarta-feira, oito equipes da Fórmula 1 voltaram a pista em testes coletivos no circuito de Jerez de la Frontera. O mais rápido da manhã foi o austríaco Christian Klien, piloto reserva da BMW, com o melhor tempo em 1min19s537.

Acredita-se que a maioria das equipes trabalham com o desenvolvimento do sistema de recuperação de energia cinética, o KERS. As escuderias tentam aprender mais sobre o componente, que será introduzido na próxima temporada da F-1.

Estes também são os últimos ensaios entre corridas no campeonato 2008. Então, os times se preparam para as quatro provas decisivas do ano - Cingapura, China, Japão e Brasil. Os treinos ainda são oportunidades de testadores mostrarem serviço em busca de uma vaga para 2009.

Após se tornar o piloto mais jovem a vencer na Fórmula 1, no último domingo, no GP da Itália, o alemão Sebastian Vettel foi o segundo colocado no treinamento em sua primeira sessão com a Red Bull, sua equipe no ano que vem.

Gary Paffet ficou em terceiro com a McLaren, seguido por Sebastien Buemi com a Toro Rosso. O suíço realiza uma avaliação para ver se é capaz de defender a equipe italiana em 2009, assim como o japonês Takuma Sato fará ainda nesta semana.

O único brasileiro no testes é Lucas Di Grassi. O vice-campeão da GP2 do ano passado e terceiro colocado no campeonato de 2008 veio no quinto posto com a Renault. Confira os tempos extra-oficiais da manhã desta quarta-feira em Jerez:

1. Christian Klien, BMW - 1:19.537
2. Sebastian Vettel, Red Bull - 1:19.878
3. Gary Paffett, McLaren - 1:20.602
4. Sebastien Buemi, Toro Rosso - 1:20.870
5. Lucas Di Grassi, Renault - 1:21.080
6. Alexander Wurz, Honda - 1:21.123
7. Kamui Kobayashi, Toyota - 1:21.186
8. Kazuki Nakajima, Williams - 1:23.171

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ex-piloto pede cuidado nos "exagerados" elogios a Vettel

Após se tornar o piloto mais jovem a vencer na Fórmula 1, no último domingo, no GP da Itália, o alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, foi destaque nos principais jornais de seu país. Mas Marc Surer, suíço ex-piloto de F-1, pede cuidado com os "exagerados" elogios a Vettel.

Surer, hoje comentarista na televisão, segue cauteloso para não enaltecer demais a atuação do germânico. "É preciso dizer que ele foi bem, porém também teve sorte", indicou o ex-piloto da Arrows e Brabham em declarações ao portal sport1.de.

"Ele esteve no momento ideal no carro adequado e que se adaptou perfeitamente às condições climáticas", explicou o suíço. Para Surer, uma transferência para uma grande equipe, como McLaren ou Ferrari, seria precipitado para um piloto de apenas 21 anos.

"Vettel tem muito o que aprender. Numa escuderia, como Toro Rosso ou Red Bull, ele pode fazer isso. Num time de ponta, ele estaria submetido quase imediatamente e de forma constante a uma grande pressão", avaliou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
BMW só anunciará dupla para 2009 no fim do ano, insiste Theissen

O diretor esportivo da BMW, Mario Theissen, reiterou que o anúncio da dupla de pilotos da equipe para 2009 será feito apenas no final da atual temporada. Apesar dos diversos rumores no paddock, o mistério seguirá na escuderia alemã.

Segundo especulações, o polonês Robert Kubica já renovou seu contrato com o time para o próximo ano. No entanto, o alemão Nick Heidfeld ainda continua em dúvida. Fernando Alonso poderia chegar para substitui-lo, mas o espanhol, hoje na Renault, ainda não decidiu seu futuro.

"No fim do ano, confirmaremos nossa dupla para o campeonato seguinte. Houve muitos boatos sobre este assunto nas recentes semanas e, em Monza, novos rumores circularam. Não entramos no mérito dessas especulações. Só queremos o nosso tempo para tomar a nossa decisão", explicou Theissen.

Nesta semana, a sucursal da BMW localizada na Espanha revelou que a fábrica tem negociações avançadas com Alonso.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Troféu do GP da Itália pode ter violado regras

Os troféus entregues no último final de semana aos três primeiros colocados no GP da Itália podem ter violado as regras da F-1. Isto porque, ao invés de suas formas tradicionais, as premiações em prata eram esculpidas com o logo do banco Santander, que patrocinou o evento.

De acordo com o regulamento esportivo da F-1, a FIA exige que os responsáveis pelas corridas providenciem troféus "na forma de taças", embora haja variações e até mesmo outras esculturas, como o vaso de cristal no GP de Montreal e o volante de prata do GP da Hungria.

Na corrida em Hockenheim, porém, o troféu entregue aos três primeiros também era no formato do logo do banco espanhol.

"Ah, vá, esculpir seus troféus com aquele logo? Acho que isto é violar o sagrado", criticou Sheiban Shakeri, colunista do site de esportes Bleacher Report. Não se sabe se haverá algum tipo de sanção, ou uma simples advertência por causa desta transgressão.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Raikkonen admite: "Preciso de um milagre"

Após mais uma corrida sem pontos em Monza, Kimi Raikkonen admite que só um milagre poderá mantê-lo com chances de defender seu título na F-1.

Quarto colocado no Mundial, o finlandês está a 21 pontos de distância do líder, Lewis Hamilton, faltando apenas quatro corridas até o final da temporada. Embora tenha sido campeão no ano passado descontando uma diferença de 17 pontos nas últimas duas corridas, Kimi reconhece que será difícil repetir a façanha em 2008.

"Já faz um bom tempo que não venço e até mesmo a lista de corridas sem pontos está crescendo", lamentou o piloto. "Cinco vezes sem pontuar é muito: não é preciso ser um Einstein para entender que esta não é a melhor maneira de brigar pelo título. Não acabou ainda, mas agora será preciso um milagre, daqueles que fazem um raio cair duas vezes no mesmo lugar", comparou.

Raikkonen garante que não lhe falta motivação, embora não conquiste uma vitória desde abril. Apesar de supostamente a Ferrari ter lhe exigido que ajude o companheiro, Felipe Massa, na briga pelo título, o finlandês ainda mira bons resultado na temporada.

"As coisas definitivamente não estão do meu lado. Algumas vezes acontece, mas isto não diminuirá meu espírito ou minha determinação. Quero tentar voltar a vencer nesta temporada", finalizou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica não vai treinar em Jerez por causa do dente

Uma infecção no dente impediu que o polonês Robert Kubica (BMW)-atualmente na terceira colocação no campeonato - pudesse participar dos testes coletivos que a F-1 está desenvolvendo no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

"Originalmente, Robert Kubica estava agendado para assumir os testes na quinta-feira. No entanto, em função de uma infecção no dente, ele teve que cancelar sua viagem para Jerez em cima da hora. Sendo assim, os testes marcados serão feitos por Nick Heidfeld nos próximos dois dias", diz o comunicado da equipe alemã.

Hoje o time alemão liderou a sessão que contou com a participação de oito equipes. O austríaco Christian Klien cravou o tempo de 1min19s537 terminando a frente do vencedor do GP da Itália Sebastien Vettel, que testou por sua nova equipe a Red Bull.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Promotor anuncia GP Brasil para as 15h

A largada do GP Brasil, no dia 2 de novembro, será às 15h locais, e não às 14h, como informado pela assessoria de imprensa do evento e noticiado pelo Tazio na tarde desta quarta-feira.

O horário foi definido na segunda, numa reunião em Londres envolvendo Bernie Ecclestone, chefe comercial da F-1, Tamas Rohonyi, promotor da prova, e três executivos da TV Globo.

A emissora queria a prova às 14h, como no ano passado, para evitar conflito com a rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h.

A FOM, no entanto, manteve-se intransigente e manteve a largada para as 15h, como divulgado na semana passada.

Ecclestone busca repetir a experiência de 2007, quando o GP começou às 18h européias e bateu recordes de audiência na TV.

As chaves do imbróglio estão no fuso e no horário de verão.

Em 21 de outubro de 2007, São Paulo e a maior parte da Europa estavam em horário de verão. Ou seja, as 18h européias correspondiam às 14h locais.

Em 2 de novembro de 2008, São Paulo estará em horário de verão, mas a Europa, não _voltará ao horário normal no fim de semana anterior. Ou seja, para que a experiência de 2007 seja repetida, a largada em Interlagos precisa acontecer uma hora mais tarde, às 15h.

"Ecclestone acredita que o Mundial será decidido de novo no Brasil e que a corrida pode bater o recorde do ano passado", disse Rohonyi.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Em Jerez, Vettel mantém bom momento e comanda 5ª-feira

Nesta quinta-feira, no terceiro dia de testes, no circuito de Jerez de la Frontera, o alemão Sebastian Vettel foi o mais rápido. Com o carro da equipe Red Bull, o piloto marcou sua melhor volta em 1min18s001 ainda pela manhã. Logo depois, a chuva caiu e os tempos não baixaram.

Vettel, ainda na escuderia Toro Rosso, mostra que está em ótima forma, após a vitória no último domingo no GP da Itália. Nesta semana, mais precisamente, nesta quarta, o jovem promissor começou seus trabalhos com a equipe Red Bull, onde correrá na próxima temporada.

Nick Heidfeld ficou na segunda posição com sua BMW, depois da escuderia germânica liderar a quarta-feira com o testador Christian Klien. O brasileiro Lucas Di Grassi segue na pista com a Renault e obteve o terceiro posto. O terceiro colocado na temporada 2008 da GP2 busca um lugar no próximo mundial de F-1.

Já a McLaren veio em quarto com o espanhol Pedro De La Rosa. Destaque também para o japonês Takuma Sato, de 31 anos. O veterano, desempregado desde o encerramento das atividades da Super Aguri em maio deste ano, treina com a Toro Rosso de olho na vaga aberta com a saída de Vettel.

Estima-se que as escuderias estão trabalhando no aperfeiçoamento do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), que será utilizado a partir de 2009. Além disso, as equipes tentam encontrar o melhor acerto para as quatro últimas etapas restantes no campeonato de 2008 - Cingapura, China, Japão e Brasil.

Os ensaios continuam nesta sexta. Confira os tempos extra-oficiais desta quinta-feira:

1. Sebastian Vettel, Red Bull - 1:18.001
2. Nick Heidfeld, BMW - 1:18.167
3. Lucas Di Grassi, Renault - 1:18.999
4. Pedro De La Rosa, McLaren - 1:19.281
5. Alexander Wurz, Honda - 1:19.499
6. Takuma Sato, Toro Rosso - 1:19.574
7. Kamui Kobayashi, Toyota - 1:19.863
8. Kazuki Nakajima, Williams - 1:21.892

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para Cingapura, pneus terão tinta refletiva

A Bridgestone confirmou que utilizará uma tinta refletiva especial nos pneus para o GP de Cingapura, o primeiro noturno da história da F-1, no próximo final de semana.

A fornecedora usará uma tinta fosforescente na ranhura dos compostos para pista seca, assim como para os de chuva extrema.

"Para espectadores e mídia, deve ficar um pouco mais fácil dizer qual dos pneus estão sendo usados", disse o diretor de desenvolvimento de pneus da Bridgestone, Hirohide Hamashima.

O dirigente também descartou que os pneus funcionem de maneira diferente com ambientes mais frios e escuros.

"A maneira de trabalho dos pneus à noite será a mesma de como trabalha durante o dia", afirmou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Heidfeld preocupado com prova noturna em Cingapura

A Fórmula 1 viajará na próxima semana a Cingapura para a primeira prova noturna da sua história. O circuito de rua estréia na categoria sob iluminação articial. Mas o piloto Nick Heidfeld, da BMW, ainda questiona as condições da corrida.

"Tudo é bastante incerto", destacou o alemão. "Talvez esteja tudo bem, talvez não. Não sabemos o que esperar, principalmente, se chover", comentou Heidfeld, preocupado com a segurança na nova pista.

A BMW, assim como todas as outras escuderias, não teve ainda a oportunidade de se familiarizar com o traçado e com a situação especial da corrida à noite. Então, a etapa será um verdadeiro desafio para Heidfeld e Robert Kubica.

"Mesmo se tudo acontecer de acordo com o programado, acho que seria possível ter testado, pelo menos, uma vez", ressaltou o piloto.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Vettel recebe homenagem na Alemanha

Definitivamente a vitória do novato Sebastian Vettel (Toro Rosso) no GP da Itália está rendendo várias homenagens. A escola onde o piloto cursou dois anos do ensino médio anunciou que vai prestar uma honraria ao alemão.

Localizada na cidade natal do piloto - Heppenheim - o colégio Starkenburg anunciou que provisoriamente será chamada de "Colégio Sebastian Vettel".

O diretor da instituição de ensino, Karl-Heinz Diedrich, falou que todos na cidade estavam muito felizes com a conquista do novato e por este motivo decidiram prestar a homenagem.

"Estamos muito orgulhosos dele, mesmo sabendo que contribuímos muito pouco para seu atual sucesso," comentou Diedrich.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Kimi Raikkonen: "Ainda quero vencer novamente em 2008"

a3568d20.jpeg
Em declarações à ITV, Kimi Raikkonen admitiu que "só um milagre lhe permitiria renovar o título de Campeão Mundial de Fórmula 1." Numa altura em que dista 21 pontos do líder do campeonato, Lewis Hamilton, o piloto da Ferrari admitiu que as suas hipóteses são muito remotas, mas deixou o aviso que "Ainda quero vencer novamente em 2008".

Apesar de não o ter referido explicitamente, tacitamente admitiu que irá ajudar o seu colega de equipa, Felipe Massa na tentativa de manter o ceptro na Scuderia: "Não pontuar em cinco corrida é demasiado", admitiu, resignado, o finlandês.

Para Raikkonen toda esta situação não passa de uma má fase, e nada tem a ver com falta de motivação: "Há altura em que damos tudo, mas pouca coisa corre bem. Isso acontece, por vezes, mas não diminui, de forma alguma a minha determinação."

A próxima corrida do Mundial é em Singapura, a primeira prova nocturna da história da F1, num circuito que irá ser estreado na disciplina, e Raikkonen mostra-se agradado com esta nova experiência: "Será muito interessante para todos, pois a atmosfera será excitante e o tempo quente e húmido poderá jogar a nosso favor. Contudo, é difícil prever o que poderá acontecer na corrida."

Massa não espera "ajudas"

O seu companheiro de equipa, Felipe Massa, revelou que só "conta" consigo para a conquista do título: "Ser ou não campeão só depende de mim! Eu é que tenho de vencer as corridas", referiu.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Luca Badoer desenvolve F2008 em Mugello

3a0a198c.jpeg
Luca Badoer deu início à sessão de testes da Ferrari no circuito internacional de Mugello, tendo procedido ao desenvolvimento de novos componentes aerodinâmicos para o F2008.

A Ferrari foi a única equipa que não escolheu Jerez, onde decorrem os testes dos outros oito conjuntos - a excepção é a Force Índia, que não irá testar esta semana.

Badoer completou 66 voltas ao traçado italiano, obtendo como melhor registo um tempo de 1m21.010s, naquela que foi a primeira vez que o F2008 rodou na pista toscana.

Os testes irão prosseguir hoje em duas frentes, em Mugello com Kimi Raikkonen, e em Fiorano com Felipe Massa, que deverá levar a cabo o "shakedown" dos monolugares que serão levados para Singapura.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Mini-câmera nos capacetes da caminho da F1

Os produtores televisivos dos Grandes Prémios de Fórmula 1 procuram constantemente formas de melhorar o espectáculo televisivo, e nesse contexto não anda longe a data da introdução de um novo sistema de câmera no capacete do piloto, que permitirá uma visão diferente de todas as que estamos habituados.

Na Bélgica, na corrida da Porsche Supercup, o piloto Jan Seyffart, viu ser colocado no seu capacete um mini câmera que "olha" para onde o piloto o faz, dando assim uma nova perspectiva das corridas: a do piloto. Uma boa ideia que esperamos chegue depressa à F1 e se possível, se estenda às outras disciplinas dos desportos motorizados.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Theissen nega problemas com Kubica

8ca128bd.jpeg
Mario Theissen, director da BMW Motorsport, já veio negar a existência de conflitos com Robert Kubica, que se queixou no passado GP de Itália de que a equipa não estaria empenhada em conquistar o título.

Logo após a corrida italiana, na qual o Kubica terminou em terceiro, o polaco referiu que, por vezes, sente que é o único a acreditar que ainda é possível chegar ao título, ideia rejeitada por Theissen.

Em declarações ao Autosport.com, o alemão referiu que o relacionamento entre a equipa e o polaco permanece inalterado e que esses comentários foram um sinal da sua competitividade, explicando que se encontraram duas vezes em Monza, tendo debatido os caminhos a seguir no desenvolvimento do monolugar.

Theissen garantiu que "as indicações de um conflito foram exageradas", referindo que, em Spa Kubica "teceu algumas declarações depois tornadas mais duras pela imprensa. Depois, fui confrontado com a situação em Monza e eu respondi, tendo essas declarações sido tornadas também mais duras".

"Existe um assunto que interessa debater, que é sobre a performance do monolugar. Não o desenvolvemos tão fortemente como gostaríamos. Discutimos isso várias vezes e tenho a certeza que continuaremos a tê-las com o Robert", acrescentou Theissen, enaltecendo que as declarações do polaco se deveram à sua "natureza competitiva". AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Renault reforça orçamento para 2009

cbb9276d.jpeg
A Renault parece não estar disposta a perder os serviços de Fernando Alonso, tendo já anunciado um grande reforço no seu orçamento para a próxima temporada.

A informação foi confirmada pelo próprio Flavio Briatore ao jornal espanhol Marca, referindo que o "nosso presidente deu apoio total à equipa".

Briatore revelou que apesar das dificuldades por que todas as companhias passam, a Renault não hesitou "em aumentar o orçamento em 30, 40% para a equipa".

De acordo com as últimas informações, este reforço no orçamento da equipa gaulesa surge no seguimento da informação de que Alonso estaria em avançadas negociações com a BMW, notícia confirmada por um representante da marca bávara em Espanha. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vettel no topo da tabela de tempos em Jerez

939a8fbe.jpeg
Sebastien Vettel continua em grande forma. Depois de vencer o seu primeiro grande prémio em Itália, o jovem alemão cotou-se como o piloto mais rápido nos testes de hoje em Jerez.

Vettel, de novo ao volante de um Red Bull Renault, conseguiu uma volta em 1m18.001s ao cabo das 37 que efectuou ao traçado andaluz. O dia não esteve, no entanto, isento de problemas para a Red Bull, já que a equipa foi obrigada a mudar o motor do monolugar do alemão.

Em segundo lugar ficou outro alemão, Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que ficou a pouco mais de um décimo na melhor das suas 70 voltas cumpridas.

Di Grassi deu boas indicações, ao conseguir o terceiro tempo com a Renault, ficando à frente de Pedro de la Rosa, piloto de testes da McLaren.

A Alex Wurz voltou a caber o trabalho de desenvolver o Honda, ficando à frente do japonês Takuma Sato, que voltou a pilotar um Fórmula 1, desta feita o da Toro Rosso.

Aliás, o final da tabela foi ocupado por três japoneses, já que atrás de Sato ficaram Kobayashi e Nakajima.

De referir, ainda, que a sessão de hoje foi marcada pela chuva, que apareceu em Jerez de la Frontera ao início da tarde e que obrigou à alteração dos programas das equipas.

1. Vettel Red Bull-Renault 1:18.001 37
2. Heidfeld BMW-Sauber 1:18.167 70
3. di Grassi Renault 1:18.999 36
4. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:19.281 39
5. Wurz Honda 1:19.499 79
6. Sato Toro Rosso-Ferrari 1:19.574 49
7. Kobayashi Toyota 1:19.863 47
8. Nakajima Williams-Toyota 1:21.892 60
AS
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso vai continuar na Renault

O espanhol Fernando Alonso vai continuar ao serviço da Renault em 2009 apesar da temporada 2008 decepcionante e que abriu porta à especulação sobre um hipotético abandono rumo à BMW. A garantia é dada esta manhã pelo diário espanhol AS.

Alonso "pensa continuar no próximo ano" ao serviço da escuderia francesa, com a qual tem contrato por dois anos, aguardando que o monolugar R-29 seja “mais competitivo”.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Aceitavam-se os lugares do fundo da tabela com naturalidade. Isso mudou!"

50b8bb10.jpeg
As surpresas do passado fim-de-semana de Monza não se esgotam no facto de Sebastian Vettel ter batido o recorde do mais jovem piloto de sempre a vencer um Grande Prémio de Fórmula 1, aos 21 anos e 2 meses, batendo assim o anterior recorde pertença de Fernando Alonso, que em 2003 venceu o GP da Hungria com 22 anos.

Já no sábado em Monza, Vettel passou igualmente a ser o mais jovem a obter uma pole-position, batendo também um anterior recorde de Fernando Alonso, que guardava para si esse "máximo", desde a Malásia, em 2003, tinha então 21 anos e 7 meses. O recorde "caiu" por cinco meses!

Mas não é só, já que Vettel tinha-se tornado no mais jovem piloto a marcar pontos num Grande Prémio, em Indianapolis o ano passado ao ser oitavo. Desta feita, com 19 anos e 11 meses, superando assim Jenson Button, que tinha feito o mesmo aos 20 anos e 2 meses, no Brasil 2001.

"Last but not least" a Scuderia Toro Rosso! Para os mais desatentos, esta equipa chamava-se Minardi até ao final de 2005. A simpática Minardi que a maioria dos adeptos gostava, pelo esforço e determinação, mas que não passava dos lugares do fundo da tabela.

Até que veio a super-poderosa Red Bull, que actualmente ajuda a STR em Faenza, com o seu know-how. Agora a pequena vila italiana já ajudou a escrever mais uma página de ouro no livro da competição, pois o feito será recordado por muitos anos. Até aparecer outra Minardi.

Contudo, o feito desta pequena equipa, com a vitória em Monza não pode deixar de ser atribuído, também a duas pessoas: Gerhard Berger, responsável máximo da Toro Rosso, e Giorgio Ascanelli, o director-técnico, que curiosamente já foi engenheiro de pista dos tri-campeões Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Curiosa, no mínimo, uma declaração de Ascanelli, depois de ter sido destacado por Vettel: "Ajudei a que todos em Faenza acreditassem que eram capazes de produzir muito mais, pois até ali havia uma mentalidade que permanecia do tempo da Minardi, que passava por aceitar os lugares do fundo da tabela com naturalidade." AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ferrari usou "joker" antes da corrida

5d2a94eb.jpeg
Ron Dennis: "Decisão da Ferrari é muito corajosa"

Entre tantos acontecimentos no passado fim-de-semana em Monza, pode ter passado despercebido a muitos a troca de o motor do F2008 de Felipe Massa no domingo de manhã, utilizando o "Joker" a que o brasileiro tinha direito para não incorrer em qualquer penalização.

Depois de Raikkonen ter trocado de motor entre os Grandes Prémios de França e Grã-Bretanha, desta vez o brasileiro foi o primeiro a utilizar esta novidade regulamentar a meio dum Grande Prémio, assegurando um motor "fresco" para a corrida.e que também terá poucos quilómetros em Singapura.

Para além disso, Massa terá um motor novo no Brasil, a última corrida da temporada, o que poderá ser uma vantagem apreciável no exigente circuito de Interlagos.

Curiosamente, Ron Dennis referiu-se a este assunto, dizendo que a Ferrari foi "corajosa" por ter trocado o motor do monolugar de Felipe Massa no GP da Itália: "Ficámos surpresos que Massa tenha feito sua troca pois daqui para a frente uma falha em qualquer treino livre, e serão penalizados na grelha de partida. Com somente quatro corridas para terminar o campeonato, esta é uma decisão muito corajosa.", referiu Ron Dennis.AS
 
Topo